CBBlogers

Análise

Estudo de Tendências

Você sabe quais são os assuntos que estão em alta dentro do nicho que você aborda? E sabe quais estão em alta na internet, no geral? Inovar é sempre necessário e para isso você precisa estar atenta a tudo o que está rolando, o que pode viralizar, e o que pode te dar um bom resultado. Para isso, é indispensável você fazer um estudo de tendências.

O que é?

É analisar, de forma coerente e “crítica” os conteúdos que mais estão dando resultado em outros perfis que sejam semelhantes ao seu. Mas não se prenda 100% a isso, analise também perfis com público, números e de cidades e países diferentes, para que você possa ter uma noção total de tudo que pode ser aplicado no seu perfil. 

Como fazer?

Existem várias coisas para serem levadas em consideração quando você vai fazer esse estudo, minha dicas são:

  1. Entre nos perfis como público. O que você viu lá que gostou? O que você sentiu mais vontade de curtir, de comentar, de compartilhar, de marcar a sua amiga? Anote.
  2. Veja esse conteúdo como uma profissional da área: o que foi feito estrategicamente? O que as pessoas estão comentando? Quais as cores que foram usadas? Como o assunto foi abordado? Por que ele está tão bem feito? Anote tudo para que você possa adaptar depois.
  3. Analise o que tem em comum os perfis que você visitou. Que tipo de conteúdo tem igual ou parecido? Como cada perfil fez de um jeito diferente esse conteúdo? Como é abordado toda a questão?
  4. Qual a forma mais fácil do público consumir esse conteúdo? Uma legenda na foto? Um stories explicando? Um vídeo no YouTube ou IGTV? O link está com fácil acesso? 

Depois desses quatro passos anotados, provavelmente você vai ter achado uma “linha” em comum a ser analisada. Aliás, provavelmente você achou vários conteúdos que deram muito certo nos perfis analisados, sempre um diferente do outro, mas todos com alguma questão em comum.

Essas dicas de análise podem ser aplicadas tanto para influenciador quanto para marca. 

Se você for marca, dê uma olhada tanto nos perfis do mesmo ramo que o seu, quanto nos que têm algum ponto em comum (por exemplo, se for marca de produtos capilares, não deixe de dar uma olhada em perfis de make) e nos de criadores de conteúdo que falem sobre o assunto.

Tendência de consumo

Ao ter feito a análise como público, você entendeu um pouco como os seguidores reagem a cada tipo de publicação e também já sabe o porque. Por isso, é importante que você também leia os comentários, para que assim saiba o que outras pessoas estão achando. 

A análise não precisa ser feito somente em outras redes, mas também na sua. Ela não é feita somente sobre o conteúdo, mas sobre o comportamento do público para cada um desses conteúdos. Entender como as pessoas reagem a um vídeo, a um publi, a uma foto mais elaborada ou a uma mais natural, etc.

Adapte

Analisar as tendências não quer dizer que você precisa copiar o que viu. É importante você entender bem o seu público para conseguir adaptar cada coisa que pode dar certo no seu perfil. Por exemplo, na época que os vídeos de “do lixo ao luxo” ficaram em alta, começaram com vídeos de make e as meninas que faziam DIY adaptaram ao seus canais, lembram? É tipo isso. 

Se você é marca, uma maneira muito legal de adaptar esses conteúdos é investindo em marketing de influência ou em produção de vídeos para o seu perfil, assim você consegue criar um conteúdo relevante para o seu perfil, que se adapte às tendências de mercado. 

Esteja um passo à frente

Fazer todo esse processo de análise é o caminho para que você possa estar um passo à frente de tudo que está por vir. Se você analisar com olhos bem críticos, vai conseguir diferenciar o que “já deu” e o que você pode fazer para se diferenciar e começar uma nova tendência, sempre de um jeito diferente.

O estudo de comportamento do seu público também é necessário para que você nunca fique para trás, esteja sempre inovando e sempre saiba o que e de que maneira eles querem consumir tal conteúdo, assim você será referência no que produz.

Se você é marca, esse estudo é ainda mais importante para saber que tipo de produto seu consumidor está procurando. Analisando os comentários, você pode achar as dificuldades de uso ou de adaptação das pessoas com alguns produtos e assim conseguir melhorar os seus ou lançar novas linhas que solucionem esses problemas, como embalagens mais práticas, cheiro, etc. 

Lembre-se que a internet muda com muita rapidez, um meme que viralizou em uma semana, na seguinte pode não estar mais em alta, então é necessário:

  • Fazer o estudo com frequência, pelo menos a cada 6 meses, para saber o que está em alta e o que funciona ou não no seu perfil.
  • Aproveitar todos os conteúdos que estiverem em alta no momento, sem deixar para “quando der”, porque você pode perder uma chance de ganhar mais visibilidade.

Agora nós queremos saber: Qual foi a última vez que você fez essa análise? E quando colocou na agenda para fazer a próxima? Não esquece que ela é muito necessária para cada conteúdo que for criar. É necessário sempre ter uma estratégia por trás de tudo, só postar por postar não tem mais resultado algum.

Esperamos que vocês contem a experiência de vocês aqui nos comentários, até já!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


#CNB2018 - VÍDEO OFICIAL
  
Pular para a barra de ferramentas