CBBlogers

CBB Digital

A sua marca tem presença digital?

Nós já falamos por aqui várias vezes sobre a importância de ser visto, afinal, quem não é visto, não é lembrado. Estamos em uma era digital, isso é inegável: quem está nas redes sociais existe, quem não, cai no esquecimento. Por isso é tão importante que sua marca tenha presença no mundo digital. Entretanto, você sabe como fazer isso da forma correta? Apenas ter um perfil nas redes não basta, é necessário realmente ter um cuidado especial e criar uma estratégia para as redes sociais da sua empresa.

Por onde começar?

Crie o seu perfil. A escolha do nome é muito importante: Ele precisa ser simples, fácil de lembrar e de ser pesquisado. Se possível, usa somente o nome, para ser mais fácil de fixar na cabeça dos seguidores e facilitar na hora da pesquisa.

Se você é influenciador: Pense que você precisar fazer um networking em eventos e nos lugares que vá, então o nome precisa ser fácil de pesquisar e de lembrar, caso a pessoa não te siga na hora. Evita letras repetidas, números e palavras que dificultem alguém a te achar. Além disso, nomes mais simples soam mais profissionais.

Se você é marca: Se estiver disponível, o ideal seria usar somente o nome da empresa/marca. Se não, escolha opções que sejam mais fáceis de serem lembradas também. Oficial, Brasil, cosméticos, make up… São ótimas opções.

Crie uma Identidade Visual

A Identidade Visual das suas redes é muito importante. Na maioria das vezes, ela impacta as pessoas antes mesmo que o nome, principalmente nas redes sociais, que vemos primeiro a foto e em seguida quem postou. Por isso, é super importante que sua identidade seja identificada com facilidade, que quando seu seguidor ver, saiba que esse conteúdo é seu antes mesmo de ver o seu nome nele.

Se você é marca: Quais são as cores que a identificam? O que ela transmite? Com que público ela fala? Como ela vai se comunicar nas redes? Que público ela quer atingir? Todas essas perguntas precisam ser feitas na hora de criar uma identidade. Ter isso bem claro nas suas redes vai deixar muito mais fácil a identificação do perfil quando por exemplo, alguém compra o produto e vai pesquisar o perfil no Instagram: se for usado as mesmas cores, o logo correto e tudo mais, será muito mais fácil de identificar.

Se você é influenciador: não se esqueça que você é a sua marca. A sua identidade visual precisa expressar a sua personalidade, assim como tudo o que você produz. Saber como se comportar nas suas redes, dependendo do nicho e público que você quer atingir também é essencial e precisa ser levado em consideração na hora de criar a sua logo, sua capa do canal, a cor do seu feed, etc.

Nós já falamos como você pode fazer isso da forma correta aqui no CBBlogers, no post sobre A importância da Identidade Visual.

Escolha uma linguagem

Quando você sabe o público que quer atingir, você precisa fazer o estudo de qual é a melhor linguagem para se comunicar com ele. Dependendo do gênero, da idade, da localização, classe social, a linguagem será uma ou outra.

Se você é marca: Criar uma persona na hora de publicar, responder e conversar com os clientes pelas redes é uma ótima opção. No geral, o ideal é que essa persona coincida com o público alvo da sua empresa, para que gere uma identificação na conversa. Essa linguagem precisa ser expressada em tudo o que for postado nas redes: legendas, stories, respostas nos comentários e também directs, para que tudo esteja conectado. É muito importante que isso se mantenha sempre.

Se você é influenciador: Precisa levar em consideração tudo o que foi dito acima, mas tendo em consideração que essa linguagem precisa ser a sua. Como você conversa no stories precisa ser a mesma maneira como cria as legendas e como responde os comentários, para que a sua personalidade fique bem marcada e as pessoas te sigam pelo que você é.

Crie uma estratégia

Quando souber o público que quer atingir, e como vai ‘’conversar’’ com ele, é hora de criar uma estratégia: como você vai fazer esse público chegar até o seu perfil? O que será publicado para que essas pessoas te enxerguem? Tudo isso precisa ser pensado e colocado em prática.

Se você é marca: Pense em divulgações que possam te colocar na mídia, participações em eventos, parcerias com criadores de conteúdo, patrocínio de campanhas que tenham a ver com o seu público. Tudo que possa ser feito para que suas redes tenham o primeiro contato com um número maior de pessoas. Usar hashtags e conteúdos que se encaixem com o que seu público alvo consome é sempre o primeiro passo!

Se você é influenciador: Depois de definir o seu nicho, você precisa pensar como ser conhecido dentro dele. Que fotos você pode produzir para chamar a atenção? E que vídeos você pode fazer diferentes? Escolha bem também assuntos que estejam em alta, assim como hashtags relevantes do assunto que você vai abordar.

Conteúdo relevante

O seu conteúdo vai ser o que vai fazer uma pessoa te seguir ou não e até deixar de te seguir ou não. As redes sociais estão repletas de informações atualmente e você precisa se destacar para ganhar relevância. Pense em fotos, vídeos, dicas, ensinamentos, etc, que te tornam único e que se alguém não te seguir não vai achar em outro lugar.

Se você é marca: As pessoas vão entrar no perfil a procura de dicas diferentes, de passo a passo do uso, de resenhas, opiniões sinceras sobre a marca, então nada melhor do que ter esse conteúdo dentro das suas redes. A tendência digital do momento é pessoas seguirem pessoas, então quanta mais ‘’realidade’’ tiver o seu perfil, melhor. Alterne esse tipo de conteúdo com banners sobre os produtos, com dicas, e etc.

Se você é influenciador: Coloque a sua personalidade em todos os conteúdos que você criar, para que você consiga uma identificação com seus seguidores. Adapte o que estiver em alta nas redes e elabore de um jeito diferente para ser único e original.

Interagir faz toda a diferença

Para que as suas redes tenham interação é imprescindível você interagir em outros perfis também! Você precisa lembrar que ninguém cresce sozinho e todo mundo precisa de engajamento para ter relevância.

Se você é marca: Não se esqueça de responder todos os directs e comentários, assim como de curtir as fotos de quem marca o seu perfil usando algum produto. Entre nessas fotos e veja se tem comentários com dúvidas sobre o uso, onde comprar e etc e responda. É uma ótima maneira de atrair pessoas novas!

Se você é influenciador: Interaja nas contas de pessoas com o seu mesmo nicho! A possibilidade de você fazer amizades novas só vai aumentar, e também a probabilidade das seguidoras da pessoa gostarem do seu perfil e te seguirem. Mas hein, cuidado com spam, porque é super chato e ninguém gosta!

Tem um post aqui no CBBlogers sobre O poder da Interação para o crescimento do seu perfil, cheio de dicas de como fazer isso da forma certa. Já viu?

Marketing de Influência

Você já fez todos os passos acima mas ainda não chegou na sua meta de alcance nas redes? Se você é marca, uma ótima opção é investir em marketing de influência. Ligar a sua marca com criadores de conteúdo que tenham o nicho dos seus produtos e façam resenhas e posts sinceros sobre eles dá um ótimo resultado para a marca, além de fazer com que ela seja mais vista dentro da rede social. Atrair pessoas que gostem da marca, por meio de quem entende sobre o assunto é uma estratégia certeira.

Tem um post completo aqui no CBBlogers falando sobre a importância de saber escolher o influenciador certo para a sua ação, porque isso também é muito importante!

Se você é influenciador: Não perca a oportunidade de fazer amizades e collabs com pessoas que tenham o mesmo tipo de conteúdo que você. É uma ótima maneira de ‘’trocar’’ seguidores, atingir mais pessoas e também de criar conteúdos mais criativos, divertidos e diversificados!

Para criar todo esse relacionamento entre a marca e os seguidores é muito importante você agir da forma correta dentro das redes. Nós sabemos que seguir esses passos não é fácil quando se está sozinho, por isso nós oferecemos esses serviços para te ajudar. Tem interesse?
Entre em contato pelo email: [email protected]


Comentários

  1. Bruna Assunção Nunes junho 4, 2019 10:55

    Super quero participar

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


#CNB2018 - VÍDEO OFICIAL
  
Pular para a barra de ferramentas