CBBlogers

Começando

A importância do blog para a sua marca

O que é um blog? você sabe o que é isso e qual a sua importância?

Blogs são páginas da internet onde são publicados diversos conteúdos como textos, imagens, músicas e vídeos com um assunto específico, ou com assuntos bem diversificados. Eles podem ser mantidos por uma ou mais pessoas, tendo espaço para a interação com os leitores por meio dos comentários.

Se você é influenciador digital, precisa entender que o blog é o único lugar no qual você tem controle real sobre as suas publicações, sem depender de algoritmos, de likes, de views, de Mark Zuckerberg, de nada.

Se você é uma marca, o blog é o segredo para que seu site esteja bem rankeado no google, para que quando alguém pesquise sobre o seu produto, ou produtos similares, você apareça como a primeira opção para essa pessoa, podendo assim conquistar clientes.

Por onde começar

Criar um blog demanda um pouco mais de tempo do que criar uma rede social, mas não é nada difícil atualmente. A primeira coisa na qual você precisa pensar é no dominio (www.nomedoseublog.com). Pesquise se o nome que você quer está disponível, tanto no .com quanto no .com.br e pesquise sites de compras de domínio e hospedagem. Existem milhões no mercado atualmente, com todas as faixas de preço e para todas as necessidades.

Existem algumas plataformas nas quais você pode criar o seu blog, mas nós sempre recomendamos o WordPress, principalmente o que é .org. Você vai precisar baixar a ferramenta e instalar dentro da sua hospedagem (recomendamos que você contrate um programador para isso!).

Se você é uma marca e já tem o seu site, nossa dica é que você adicione a ferramenta do blog dentro dele. Um espaço separado dos produtos e e-commerce, para que seja só um cantinho onde você vai publicar os posts sobre a marca e produtos.

A identidade Visual

O layout do seu blog precisa estar em sintonia com toda a sua identidade visual. Nós falamos sobre a importância de você ter uma aqui nesse post. Na hora de escolher o layout, tenha em mente que ele precisa ser clean, com uma estética que facilite a leitura e que esteja de acordo com o seu estilo.

Não esqueça que ele precisa ser responsivo (que dê pra ler tanto no computador quanto no celular), porque a grande maioria das pessoas fazem buscas pelo smartphone atualmente.

Dica extra: Se você não consegue investir em um programador que faça o seu layout totalmente personalizado, você pode comprar um pronto (no Creative Market tem vários lindos!) e personalizar com as suas cores, logos e fotos.

Os posts

Você pode estar pensando agora: Nossa, mais um cantinho que eu vou ter que cuidar, criar conteúdo exclusivo, pensar em mais assuntos para abordar. E sim, de alguma maneira será assim, mas pode ser mais fácil também.

Se você é influenciador, você pode usar o blog como uma extensão do seu conteúdo, e mais do que isso, pode usá-lo como um aliado para rankear todos os conteúdos que você posta nas outras redes. Por exemplo, se você postou um vídeo no YouTube sobre decoração ou DIY, o blog é um ótimo lugar para você colocar os links dos produtos, dicas de lojas, passo a passo em fotos. Quando alguém vai comprar qualquer coisa, antes mesmo de entrar na loja especifica para ver preço, ela pesquisa no google sobre o produto. Se você linkar o produto no blog, terá mais chances de alguém cair lá para ler, além de ter mais chances de alguém ir pro seu vídeo e assim em diante.

Se você é marca o blog dentro do site vai ajudar os seus clientes ou futuros clientes, a entender mais sobre o produto e sobre o funcionamento dele. Uma resenha completa de cada linha ou de cada produto seria o ideal para começar, intercalando com dicas sobre o nicho de mercado no qual trabalha. Por exemplo, se sua marca for de produtos capilares, você pode apostar em dicas de penteados, cuidados com o cabelo no frio, como usar a chapinha da forma correta, etc.

Dica extra: contar com influenciadores para essa tarefa pode deixar o seu blog mais descontraído e informal e o melhor, pode conseguir um público maior (com a divulgação da influenciadora) além de mais credibilidade, por ser uma resenha sincera de alguém que já tem credibilidade no mercado.

Pesquise

Assim como em todos os conteúdos que você cria dentro das redes, pesquisar sobre a veracidade de um assunto é essencial. Aliás, quanto mais detalhes você tiver sobre esse assunto mais o seu post poderá ser rankeado e aparecer na primeira página do google, porque você estará usando palavras chave.

Os posts precisam ser sempre bem completos, com o máximo de informações que puder e tiver, para que quando alguém queira saber sobre o assunto, encontre todos os detalhes no seu site.

As imagens

Ter cuidado com as imagens que completam o post também é muito importante. Elas precisam estar em sintonia com todo o layout e claro, precisam ser bem escolhidas. As imagens são as partes visuais do post, o que chama a atenção no primeiro momento e são elas que vão fazer a pessoa começar a ler, ou ler até o final. Acredite em mim: O post pode estar perfeito, mas as imagens não estiverem boas você vai perder pelo menos a metade do público que entrou pra ler.

A dica é: Use imagens claras, que seja fácil de identificar o assunto do post dentro delas. Se possível, use imagens autorais, porque sempre dá um toque mais pessoal dentro do post.

Como em tudo que você faz nas redes sociais, você precisa saber que dentro da blogosfera você também terá ‘’concorrentes’’. Existem milhões de blogs no mundo, cada um mais elaborado que o outro, então você precisa se destacar.

Palavras chave e SEO

As palavras chave são as palavras que definem o conteúdo que você está criando. Pensa assim: Quando alguém for pesquisar sobre tal assunto, o que ela vai colocar na aba de pesquisa? São essas palavras que precisam estar no seu texto. Para entender um pouco mais sobre isso, pesquise artigos sobre SEO, aqui no site tem vários que com certeza vão te ajudar, mas aqui vão algumas dicas:

  • Use a palavra chave no começo do título, se possível que ela seja a primeira.
  • Use ela também no primeiro parágrafo do texto, fazendo um pequeno resumo sobre tudo o que você vai falar na extensão dele.
  • Repita essa palavra chave algumas vezes dentro do texto.
  • Use ela nas tags do post.
  • Antes de subir as imagens, mude o nome delas pro título do post.

Essas são algumas das dicas que vão te ajudar a ter um bom rankeamento dentro do Google!

Diversidade

O seu blog é o lugar certo para testar novos conteúdos e assuntos. Você pode tanto usar ele para complementar os conteúdos de outras redes, quanto para se aventurar em novos assuntos e ver a aceitação do seu público com isso.

Lembre-se que usando o SEO da forma correta mais pessoas podem achar seu conteúdo e assim gostar do que você publica em outras redes também. Se você é marca essa é uma ótima maneira de ganhar mais clientes online, pois todas as informações estarão disponíveis no site, assim como será uma ótima maneira de chamar pessoas para alavancar as suas redes.

Ter um blog traz uma série de vantagens para que seu conteúdo seja visto e principalmente seja entregue para o seu público, pois por lá você não depende de algoritmos.

Não se esqueça que aqui no CBBlogers tem uma série completa com os 10 passos para criar o seu blog, que com certeza vai te ajudar a começar o seu do zero, ou mudar o que você perceber que não está funcionando no seu!

Nós já falamos várias vezes por aqui, nos nossos workshops, nas CNB’s e em todos os lugares que podemos o quanto é importante você ter presença digital. Estar presente nas redes sociais da forma correta, como falamos nesse post, é necessário para que a sua marca cresça ainda mais. Mas mais importante do que isso é: Ter um blog!

Conta pra gente aqui nos comentários, se você já tem um, com que frequência publica por lá, e se não, já estipula uma data limite para criar e começar a usar o seu. Queremos saber <3

Comentários

  1. que bacana! diversas vezes já me questionei se devo continuar com o meu blog, pois o preço da hospedagem não é tão barato. Cada vez que leio posts assim me animo! Gostei das dicas de SEO, valeu!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


#CNB2018 - VÍDEO OFICIAL
  
Pular para a barra de ferramentas