CBBlogers

CBB Digital

Você sabe escolher o Influenciador certo para a sua ação?

Criadores de conteúdo são a segunda maior fonte de tomada de decisão na hora da compra de um produto, perdendo somente para amigos e familiares, por isso trabalhar com influenciadores digitais se tornou uma das estratégias mais assertivas para as marcas. É certo que todo mundo pode, e deve, apostar nesse tipo de divulgação, mas da maneira correta. Você sabe como escolher o influenciador certo para a sua ação? Nós vamos dar algumas dicas para você não errar na escolha.

Saiba qual é o seu propósito

O que você quer atingir com a divulgação? Vender uma linha específica? Falar de uma promoção? Inserção da sua marca no mercado digital? Divulgação em massa? Dependendo de qual o propósito final, a escolha do influenciador será uma ou outra.

Entender que para cada ocasião precisamos de um tipo de divulgação e um tipo de criador específico é o primeiro passo para que tudo dê certo, então é necessário definir desde o começo qual é o resultado que se quer atingir. E claro: nada de mudar na metade do caminho, afinal, se a estratégia foi criada para uma divulgação específica, ela terá um resultado muito melhor se for seguida até o final.

Tenha presença digital

Não vai adiantar nada a divulgação da marca ser incrível se a sua empresa não tiver um bom posicionamento digital. Para que as pessoas queiram seguir o perfil, suas redes sociais precisam ser atrativas e claro, ativas! Quais são os seus produtos ou serviços? Como eles podem beneficiar quem os compra? Quais dicas de uso você pode dar? Inclua tudo isso nas postagens do perfil.

Ter um site que além de ser atrativo, seja fácil de ser explorado também é super importante. É fácil achar as linhas e produtos no seu site? Ele possui as informações necessárias para quem quer saber mais sobre os produtos? Ele tem informações sobre a marca? Tem uma identidade visual clara, que conduz com o propósito da marca? Tem e-commerce? Tudo isso influencia, e muito, na hora do resultado final da divulgação.

Conexão é tudo

Tão importante quanto saber o propósito final da divulgação é entender o estilo de vida do influenciador: a marca precisa estar totalmente ligada no estilo de quem vai divulgar ela. Por exemplo: você não pode divulgar uma marca de fast food com uma influenciadora que é fitness, certo? A mesma coisa se aplica em todas as áreas. Se sua marca lançou uma linha vegana, que tal mapear influenciadores que tenham esse estilo de vida? Eles vão saber falar com mais propriedade, vão ter mais público interessado no assunto, e vão saber responder as possíveis perguntas que possam surgir.

Esse feeling precisa existir para que a campanha tenha sentido. Se sua marca é descolada, precisa procurar por influenciadores que tenham esse estilo. Se é mais clássica, meninas que se encaixem no perfil… E até quando o propósito é atingir um público novo esses detalhes precisam ser pensados. Sem esse estudo de mercado, a conclusão da campanha geralmente sempre é a mesma: público que não entende a divulgação (ou não se interessa), a divulgação não é feita com tantos detalhes, e o resultado final não é atingido.

Entenda os números

Saber entender os números do perfil do influenciador também é necessário. E não estou falando em comparar quem tem mais seguidores ou menos, mas quem tem mais engajamento, e principalmente, que assunto gera mais interesse no perfil de cada criador de conteúdo: o tão famoso nicho.

Escolher, por exemplo, um influenciador para falar sobre sua marca de maquiagem, mas que claramente o nicho da pessoa é cabelos, pode gerar uma falta de interesse no seu produto ou marca, fazendo com que a divulgaçñao seja quase perdida. Já escolher uma criadora de conteúdo que tenha foco em maquiagem é mais adequado para a sua divulgação. Focar no nicho é uma estratégia mais assertiva, no primeiro momento, do que focar somente em números (não que eles não sejam importantes, mas isso deve ser levado em consideração na hora de saber o tipo de divulgação que você vai querer para a ação).

Entenda o trabalho

É necessário entender que o trabalho precisa ser feito por ambas partes. Influenciadores trabalham melhor com um briefing claro: o que precisa ser dito? Quais os pontos a serem destacados? O que não pode ser dito? Quais as preferências? Se tudo isso for definido com antecedência, a entrega para aprovação será mais rápida e efetiva e com certeza evitará muitos pedidos para refazer.

A comunicação precisa ser direta, com abertura para perguntas, dúvidas e claro opiniões. A entrega sempre é melhor quando marca e o criador de conteúdo entram em acordo e entendem o que é melhor para ambos os lados.

O certo é que quando bem feita, a divulgação vai beneficiar ambos os lados e não existe nenhum motivo para que sua marca não comece a ter a presença digital necessária para alcançar o próximo nível no mercado.

Todo esse processo deve ser feito com cuidado e com muito planejamento. Por isso, contar com uma empresa que cuide desse passo a passo facilita muito sua estratégia, principalmente se for uma agência que trabalha a anos com influenciadores. O CBB Digital conta com vários dos serviços citados acima para facilitar a sua vida.

Entre em contato para mais detalhes:

[email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


#CNB2018 - VÍDEO OFICIAL
  
Pular para a barra de ferramentas