CBBlogers

CBB Digital

A importância da Identidade Visual

por Kauany Santos em CBB Digital, Dicas Tech, SEO

maio 15, 2019 2

Nós não temos dúvidas que a Identidade Visual é fundamental para o sucesso de uma marca, mas você sabe por que? Hoje vamos explicar um pouco mais sobre ela para que você entenda o que é e como ela pode transformar seu negócio!

A identidade visual da sua empresa é a imagem visual que as pessoas têm sobre o seu negócio. Essa identidade inclui elementos gráficos (logotipo, cores, folhetos, banners nas redes sociais, etc), e todos eles têm o mesmo estilo. Ela serve para a identificação e diferenciação de uma organização, pessoa ou serviço no mercado e até no mundo.

Muitas vezes, ela que impacta o cliente pela primeira vez, antes mesmo do nome! Isso acontece porque a vista é o sentido que mais capta informações sobre o mundo, então a probabilidade das pessoas verem primeiro toda a sua identidade visual antes mesmo que o nome da marca é bem maior. Por exemplo, ao olhar o perfil do Instagram, é mais provável que a pessoa vá primeiro ver as fotos e o feed, e só depois leia as informações da bio.

Qual é a importância disso?

Como falei antes, a sua marca vai ser reconhecida várias vezes pela identificação visual e isso sempre começa com um logo. Entretanto, é a identidade visual que vai fortalecer a aparência e percepção da marca, além de sustentar suas aparições no mercado.

Falando em termos emocionais, a repetição da identidade visual ajuda a fixar a marca na mente do consumidor, assim como todas as associações que vem com ela: qualidade, preço, sensação do consumo, etc. Além disso, uma comunicação visual bem formulada transmite segurança e credibilidade, deixando a sua marca mais profissional, e principalmente aumentando o reconhecimento do seu nome no mercado.

A identidade visual é um dos aspectos que ajudam o cliente a fazer escolhas e a depositar sua confiança em determinada marca. Por exemplo, quantas vezes você já comprou um produto porque viu stands da marca em vários shoppings ou as caixas dos produtos em várias lojas? É isso que a identidade visual consegue.

Onde expressar a Identidade Visual?

Em tudo! Ela pode, e deve, ser aplicada em todos os meios nos quais existam uma conexão visual. Para que a identidade visual funcione da forma correta, todos esses pontos precisam ser pensados e precisam estar alinhados para que tudo converse entre si. Por exemplo, se você tem uma loja online, é necessário pensar até na maneira em que o atendente do chat terá uma conversa com o cliente. A forma de se expressar precisa estar alinhada também com toda a identidade visual da marca.

Atualmente, o Instagram funciona como uma vitrine, tanto para influenciadores como para marcas. Nesta plataforma a identidade visual precisar estar sempre muito clara: nas fotos, bio, stories, legendas, respostas a comentários. Tudo precisa se conectar com a sua marca, seu logo e toda a identidade visual programada para ela.

Como criar a sua?

O ideal é você criar uma Identidade Visual que seja a cara da sua marca. Você precisa pensar em seus objetivos no mercado, sua história, o que quer transmitir com os produtos, qual é a sua missão, qual é o seu legado, qual é o seu público alvo, onde sua marca será vendida… Tudo isso precisa ser levado em consideração na hora de elaborar uma estratégia. É necessário você ter tudo isso muito claro na hora de criar, ou recriar, a sua identidade, porque a partir disso serão selecionados as cores, formatos, linguagem, e tudo o que envolve essa criação.

Além disso, não podemos esquecer das tendências de mercado, alinhando sua marca ao que está sendo vendido e falado, para conseguir encaixá-la de maneira estratégica no mundo dos negócios.

Se você é influenciador digital, nós já falamos por aqui como é importante se enxergar como uma empresa, então a identidade visual no seu caso também é muito importante. As cores que você adota para sua capa do canal, para os banners do Instagram, a sua logo… Assim como claro, a sua imagem pessoal. Sabe aquela pessoa que você reconhece o estilo dela só de ver uma foto? É isso que você pode adotar como sua identidade visual: o seu estilo de vida, sua forma de vestir, de falar, e de agir. Tudo isso vai ser traduzido dentro das suas redes sociais a traves das suas fotos e vídeos. E, como já dissemos por aqui: é muito importante que essa identidade tenha a ver com a sua personalidade, que ela transmita quem você é e o que pensa, para que seu estilo te defina, e não ao contrário.

Criar a sua identidade visual é o primeiro passo para ter uma marca de sucesso, e isso pode parecer, a princípio, um bicho de sete cabeças. Mas você sabia que a CBB oferece esse serviço? Nós podemos te ajudar a repaginar ou começar do zero a sua marca, criando uma estratégia perfeita para você!

Precisando criar ou aperfeiçoar sua marca? Entre em contato:

[email protected]

Comentários

  1. Adorei o post, entrarei em contato com certeza fururamente.

    Responder
  2. Adorei o post, entrarei em contato com certeza futuramente.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


#CNB2018 - VÍDEO OFICIAL
  
Pular para a barra de ferramentas