CBBlogers

Comportamento

Etiqueta do Influenciador – Parte 1

Ser influenciador digital é trabalhar diretamente com a sua imagem, por isso é importante você pensar nela com a prioridade necessária. Quando digo imagem eu não me refiro somente a aparência, vai muito além disso. Como você se comporta socialmente? Você mantém a postura nos eventos? Mostra a realidade, ou finge uma vida que não tem? Vamos falar sobre isso…

Já foi comprovado que criadores de conteúdo estão no segundo lugar no ranking de influência na hora de comprar, só perdendo para amigos e familiares. Sabendo disso, nós criamos ainda mais consciência do quão importante é falar a verdade nas nossas redes sociais. E mais do que isso, quão importante é nosso meio de trabalho. Fingir que tudo isso é feito por diversão não é mais desculpa para não se preocupar com a imagem que você passa na internet, independente da rede social. Você precisa se comportar como um profissional para que o mercado te reconheça como tal.

E claro, não existe uma fórmula mágica para você se tornar do dia para noite um bom profissional, isso precisa ser construído dia a dia, por isso vou te dar algumas dicas do que você pode fazer para passar sempre uma boa impressão, tanto para os seus seguidores quanto para marcas, agências e empresas.

A sua imagem é importante

Você vai fazer um publi que envolve o universo da beleza? Você precisa estar bem arrumada. Como você vai falar bem de um batom, por exemplo, sem estar usando ele? Ou falar como uma máscara recuperou seu cabelo, mas aparecer com ele sujo e sem pentear? A realidade está aí para ser mostrada, mas você precisa encontrar o momento certo para cada uma das coisas.

Estar bem arrumada em eventos, workshops e palestra também é muito importante. Esse tipo de eventos sempre estão cheios de pessoas que trabalham no seu meio e causar uma boa impressão é importante. Seja sempre fiel ao seu estilo, mas entenda que, no fim, isso é um trabalho e como em todos, você precisa se vestir de acordo.

Tudo tem duas maneiras de serem ditas

Dizer a verdade na internet é MUITO importante, mas a maneira como você diz também é. Imagina que você foi testar uma base nova do mercado, de uma marca que você gosta e essa base em específico você odiou. Você pode pensar ‘’vou falar que não deu certo, afinal, as meninas precisam saber a verdade’’, e isso não é errado. Mas, antes de ligar a câmera pense: por que não deu certo? É o seu tipo de pele ou o produto? Como você aplicou? O que você fez que pode ter dado errado? E explique todos esses pontos. É necessário entender que a maioria dos produtos age diferente em pessoas diferentes e explicar isso sempre. Você não vai mentir e vai agir da forma certa.

Qual poderia ser a forma errada? Já pensou em detonar o produto, sendo irracional, falando que é uma porcaria, que gastou dinheiro atoa, sendo que para outra pessoa ele é ótimo? Você pode perder duas coisas: credibilidade, porque nem tudo é tão ruim que não tenha seus pontos positivos e o contato com a marca, porque sim pode chegar nela e sim, ela pode achar que o seu jeito de abordar uma crítica não é nada correto.

Estratégia é importante

Para ‘’chegar lá’’, você precisa saber primeiro qual é o destino, certo? E quando souber aonde quer chegar, você precisa criar uma estratégia. Qual é o público que você quer atingir? Do que esse público tem que gostar para querer te seguir? O que eles vão procurar para te achar? Faz assim: imagine uma pessoa que consome seu conteúdo, imagine que você está falando diretamente com ela. Você precisa saber a idade, classe social, região onde mora.. vários detalhes para entender sobre o seu público. A partir disso, você vai criar a estratégia de como agir nas suas redes.

Esses seguidores gostam de te ver sem make, ou preferem ter sempre uma referência de maquiagem para fazer no dia a dia? Eles querem ver seu almoço ou querem saber só suas dicas sobre relacionamento? Entender o seu público vai te ajudar a saber a postura que você precisa ter nas suas redes sociais!

Networking

Ter amizades é muito importante, independente do meio em que você trabalhe. Minha mãe sempre dizia ‘’você não precisa saber fazer tudo, precisa conhecer pessoas que saibam’’. Mas a amizade vai muito além de somente conhecer pessoas para que elas te ajudem. É conseguir trocar experiências, falar sobre técnicas, algoritmo, ideias… É para se conhecerem além das redes sociais. Ter alguém que saia com você para almoçar e entenda que a comida as vezes até esfrie porque vocês querem tirar foto, rs.

Faça pelos outros…

O que gostaria que fizessem por você. Sim, como disse, amizade vai além de redes sociais, mas ser amiga nelas também é importante. ‘’ah mas as pessoas não curtem nem comentam as minhas fotos’’, e você faz isso com outras pessoas? Você divulga, comenta, compartilha, curte e fala do conteúdo da sua amiga também? Essa rede de apoio, para divulgar conteúdos bem feitos, é muito importante! É assim, de grãozinho em grãozinho, que você constrói o seu castelinho de areia, sua comunidade.

Se preocupe com você!

‘’Ah, mas o instagram da vizinha ta bém mais verde que o meu, mas claro, ela compra seguidores.. Ai, você viu a roupa que ela postou?’’ Leia a frase e pense em qualquer outra que se pareça com ela. Agora EVITE ao máximo dizer elas. O mundo digital cresceu muito e sempre vai ter alguém fazendo algo diferente, algo melhor, algo pior.. Sempre vai ter gente acertando e gente errando e focar no que essas pessoas estão fazendo é perder um tempo que você poderia estar criando conteúdo, interagindo, estudando estratégias, lendo sobre o mercado atual. Falar mal de pessoas acaba sendo um caminho sem volta, então que tal evitar?

E é claro que tem várias outras dicas que você pode seguir para chegar no resultado final de ser uma boa profissional da área, principalmente como se comportar com empresas! Vou deixar isso para outro post, porque quero saber também as dúvidas de vocês referente a alguns assuntos como: publicidade, recebidos, resposta de e-mail, abordagem… Deixem aqui nos comentários que eu respondo para vocês no próximo post sobre o assunto!

Comentários

  1. Oi equipe CBB, gostaria de saber porque muitas blogueiras, youtuber fazem mídias kit deles, para apresentar a marcas?! Como faz isso, para que serve?

    Obrigada

    Responder
  2. Uma das coisas que eu aprendi é FAÇA O SEU. Porque cada pessoa é única e cada público e forma de comunicação é única. Não importa se a pessoa tem 10mil seguidores ou 1milhão tem perfils que fecham parceirias com as mesmas empresas com diferenças de números mas o profissionalismo é o igual. A responsabilidade e o respeito é igual.

    Responder
  3. Nossa, esse foi um dos melhores posts que eu já li aqui! Anotei várias dicas pra mim.
    Uma dúvida: o influenciador deve ou não incluir deslocamento para ações e eventos realizados em locais distantes?
    Se sim, isso já deve estar no mídia kit ou apenas deve ser mencionado em negociações pontuais?

    Responder
  4. Graziele Mota de Sousa abril 30, 2019 11:55

    Eu tenho uma dúvida, uma marca entrou em contato comigo para azerboarceria, me enviou o contrato e tudo para assinar, encaminhei para eles novamente e nunca mais me responderam, nem no direct do Instagram, o que posso fazer?

    Responder
  5. Foto de perfil de Kauany Santos

    Oi Dayanne, tudo bem?
    O Midia Kit é um documento essencial para quem trabalha com mídias digitais. A través dele as marcas conseguem conhecer melhor o seu trabalho, já que nele consta todas as informações das suas redes sociais! Posso fazer um post falando sobre o assunto <3

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


#CNB2018 - VÍDEO OFICIAL
  
Pular para a barra de ferramentas