CBBlogers

Colaboradores

Diga não a Pedofilia #YoutubeWakeUP

por Kauany Santos em Colaboradores, Dicas Especiais, News

abril 9, 2019 0

O assunto de hoje, infelizmente, é algo sério e muito triste. Como o CBBlogers é um dos maiores portais digitais do Brasil, achamos necessário abordar esse assunto, porque passou da hora de algo ser feito, e medidas mais sérias serem tomadas.

Já faz um tempo que o assunto Pedofilia relacionado ao Youtube está sendo comentada. Acontece que pedófilos do mundo todo usam a plataforma para encontrar conteúdos desse tipo, e o pior: eles acham. Além disso, de alguma forma o Youtube está ciente desse fato mas não toma nenhuma providência. Se você quer saber mais sobre como tudo isso funciona, o Felipe Neto fez um vídeo expondo como esse conteúdo é encontrado, e fala mais sobre o perigo disso tudo.

O intuito desse post, além de informar a quem não sabe sobre o assunto, é sem dúvidas alertar aos pais que geram conteúdo infantil, ou pais de crianças que geram esse conteúdo, a protegerem seus filhos. Vamos proteger as crianças! Sabemos que muitos conteúdos que acabam caindo nas mãos dessas pessoas são vídeos criados de crianças para crianças, e infelizmente acabam tendo outro público.

Por isso, você que é mãe, pai, avó, tia, primo,sobrinha, amigo: cuida do conteúdo que sua criança assiste, mas cuide também do conteúdo que ela publica, e quem tem acesso a ele.

Kids Fun Children Playful Happiness Retro Togetherness Concept

Como essas situações podem ser evitadas?

  • Limite o acesso dos seus filhos nas redes sociais. Dependendo da idade, ter uma conta nos perfis não é nem um pouco necessário.
  • Se ele/a já tem conta: já pensou em estipular um horário para que ele possa ter acesso?
  • Tenha acesso a tudo. Antes de liberar as redes para o seus filhos, tenha acesso ao perfil, leia as mensagens, comentários… Criança não precisa de ‘’privacidade’’ em suas contas, precisa de supervisão.
  • Veja o histórico do Youtube. Nunca é demais acompanhar o conteúdo que seu filho consome.
  • Se você ou seu filho cria conteúdo para o youtube: tome cuidado com os pequenos detalhes. Qualquer momento que para nós seja inocente, nas mãos de quem não tem essa visão pode se tornar um conteúdo impróprio. Além disso, fica sempre de olho nos comentários, monitorando tudo o que é comentado e dito nesse vídeo, para ter controle de que tudo está certo.
  • No Instagram: monitore as fotos que serão postadas, assim como eventuais stories. E deixa um aviso na bio ‘’Este perfil é monitorado pela mãe/pai’’, isso pode evitar algumas mensagens desnecessárias. E mesmo assim, acesse sempre o Direct para saber o que tem por lá, e evitar também que seu filho veja alguma mensagem que não deveria estar lá.

Esteja ciente que qualquer exposição precisa ser feita com cuidado. Infelizmente não podemos controlar nas mãos de quem vai parar o que é publicado, então todo cuidado é pouco. E vamos aproveitar o momento para subir a hashtag #YoutubeWakeUp, que está usada como cobrança para o youtube tomar alguma providência sobre o assunto, e nós achamos que é uma luta muito válida. Toda tentativa é pouca para acabar com essa rede!

Queremos saber de você, o que acha sobre, se já passou por algum desses vídeos mesmo sem querer, ou viu algum tipo de comentário indecente em um vídeo totalmente inocente. Vamos falar mais sobre o assunto para que cada vez mais o cuidado com as crianças aumente? Te esperamos daqui a pouco nos comentários então!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


#CNB2018 - VÍDEO OFICIAL
  
Pular para a barra de ferramentas