CBBlogers

Colaboradores

Como melhorar o ranking do seu blog nas pesquisas

Ter um blog não é nada fácil e ter uma boa audiência nele é mais complicado ainda. Na era digital poucas pessoas querem gastar um tempo lendo textos online, prova disso é o sucesso do Instagram e do YouTube, redes sociais totalmente baseadas em imagens. Começar um blog e publicar conteúdo não é mais o suficiente para atrair audiência. Por isso, você precisa encontrar maneiras de manter o seu blog na primeira páginas de buscas do Google.

Sabemos que você se dedica muito para criar postagens interessantes e engajadas para o seu público, mas imagine quantos posts são publicado por dia em todo o mundo… Não desista! Essa sigla, quase mágica, pode te ajudar e muito: SEO.

SEO nada mais é do que um conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de busca como o Google, gerando engajamento para o mesmo. Se você ainda não entende muito sobre este método, hoje trouxemos algumas dicas para você colocar em prática, que vão te ajudar a conquistar os internautas e se destacar em meio aos demais. Vamos lá?

Decifre os algoritmos

Os principais mecanismos de busca utilizam uma série de algoritmos para filtrar e enxurrada de conteúdo publicado todos os dias. Quanto mais você entender sobre esses algoritmos e aplicá-los no seu blog, mais fácil e próximo você ficará de uma boa posição nos resultados de pesquisa de cada um deles. O que acontece é que cada uma dessas plataformas possui o seu próprio algoritmo, mas vamos as dicas a seguir são super úteis para melhorar sua posição no ranking de todas elas.

Encontre o seu nicho

Essa notícia pode até ser meio chata, mas acho que a maioria de vocês já sabem que o primeiro passo para o sucesso é encontrar um nicho. Por mais que você goste de coisas e atividades diversas, você precisará escolher uma delas, ou pelo menos as mais parecidas, para investir seu tempo. Escolha o assunto que você tenha mais afinidade, dedique-se a ele e divulgue o seu conteúdo em comunidades e plataformas sociais deste mesmo nicho. Além de produzir, você precisa convidar pessoas para acessarem o seu trabalho.

Use palavras-chave

Essa dica além de ser infalível é uma das mais fáceis de ser colocada em prática. Use palavras chave em seu texto que represente bem o assunto sobre o qual você está escrevendo. Se você está criando um post sobre maquiagem por exemplo, use palavras chave do tipo “batom”, “makeup”, “tutorial”, “resenha”, dessa forma o seu texto aparecerá nos resultados das buscas de quem procura algo parecido nas plataformas.

Dica: Pesquisa quais palavras chaves estão em alta sobre o assunto que você vai abordar. Não adianta se concentrar em uma palavra chave que ninguém pesquisa, não é mesmo?

Escolha qual mensagem será exibida sobre o seu site nos resultados de buscas

Você sabe o que é um snippet? Snippet é a caixinha de texto exibida na tela de resultados de busca. Quando você pesquisa “CBBlogers” no Google por exemplo, o snippet que aparece é esse aqui:

Seu snippet é composto basicamente de um título, uma descrição e uma URL. Esses três elementos devem ser extremamente diretos e sua descrição concisa e coerente. Escreva apenas o necessário, usando as palavras chaves citadas anteriormente, dirigidas para o seu público alvo.

Capriche no conteúdo

Seja original! Criar conteúdo exclusivo e principalmente relevante faz com que os mecanismos de busca “gostem” do seu site. Sabe aquela história que sempre falamos que você deve estudar bastante, estimular sua imaginação e buscar novos conteúdos? Então, é exatamente aqui que esses exercícios devem ser colocados em prática.

Dica: Além dos textos, adicione imagens, vídeos, infográficos, GIF’s e podcasts sempre que possível. Blogs com conteúdo multimídia são valorizados pelo algoritmo dos mecanismos de busca.

Tenha cuidado com a programação

Ao programar cada página do seu site tome alguns cuidados. Diminua o tempo de carregamento da página e de suas abas, compactando o tamanho de imagens e vídeos por exemplo; Repita algumas vezes a palavra chave e deixe algumas em negrito; crie links externos para sites relevantes que trate do assunto que você está abordando. Sabemos que a parte da programação do site é um pouco mais complicada, por isso se você não entende nada de HTML investir em um programador que te auxilie pode ser uma boa alternativa.

Gostaram das dicas? Comece a colocá-las em prática e veja como os mecanismos de busca irão reagir positivamente em relação ao seu Blog. Conhece algum outro segredo dos algoritmos e quer compartilhar com a gente? Escreve aqui nos comentários!

Comentários

  1. Foto de perfil de Gaby Castro

    Amei o post! Hoje mesmo estou otimizando todas minhas imagens para melhorar o tempo de carregamento do site, para melhor a posição nas pesquisas!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


#CNB2018 - VÍDEO OFICIAL
  
Pular para a barra de ferramentas