CBBlogers

Colaboradores

Você está passando vergonha na Internet

por Kauany Santos em Colaboradores

março 12, 2019 1

Na semana passada falamos por aqui sobre pedir parcerias, lembram? Com isso, surgiram algumas dúvidas de vocês: quando pedir? como pedir? é certo pedir? Por isso hoje eu vim aqui para responder essas dúvidas e te dizer que há uma possibilidade de você estar passando vergonha na internet. Sim, isso mesmo.

Não é raro a gente ver a gente ver em alguns perfis comentários como ”me patrocina” ou ”fazem parceria?”. Sim, nos comentários das redes sociais de marcas. Nem preciso dizer o quão isso é uma falta de profissionalismo, né? Mas existe também quem manda mensagem elaborada, contando numero de seguidores e como começou com o blog, bem no estilo ”copiar e colar”, para todas as empresas e marcas que acha no Instagram. O que claro, também é errado. Minha dica é: se você faz alguma dessas coisas, pare. Provavelmente você está passando vergonha na internet.

Mas é claro que eu não vim aqui só para listar exemplos errados e não ajudar vocês, né? Primeiro, quando você pode pedir parceria para uma marca? Para saber se você está preparado para isso, responda a estas perguntas:

  • Você se identifica com a marca? Já usa os produtos?
  • Você tem um projeto/quadro onde a marca se enquadre?
  • Você tem algo a aportar para a marca? O que?
  • O que você tem a oferecer, pode ser relevante para ela?
  • Você consegue elaborar um trabalho incrível?
  • Como você vai elaborar esse conteúdo?

Se as respostas a essas perguntas forem positivas e souber responder com clareza a cada uma delas, você está preparado para pedir parceria. Mas calma, não acaba por aí. Você sabe fazer isso do jeito certo? Vem cá que eu te explico como.

Crie projetos

É mais fácil pedir parcerias se você tiver um projeto elaborado. Por exemplo: você vai reformar a sua casa, vai criar um quadro de reformar no seu canal, e quer parcerias com marcas que você se identifica. Você vai criar um projeto explicando todos os detalhes: qual o propósito? que menções seriam feitas? quantos posts seriam? o que eles precisam aportar para a parceria, e por aí vai. O projeto precisa estar bem elaborado, com datas, entregas, explicações, tudo.

É muito mais fácil uma marca se identificar com um projeto e querer fazer parte disso, do que fechar algo ”a cegas” (no caso de quando é você que está pedindo essa parceria).

Elabore uma boa apresentação

Não adianta só você mostrar seus números, é importante conhecer suas métricas: interação, tipo de público, idade, lugares, classes… Mostre que você conhece bem para quem fala, e se esses seguidores se interessam pelo assunto que você vai abordar na parceria. Tem posts que bombaram falando sobre? Mostre como exemplo. Passe detalhes relevantes que façam a marca enxergar uma oportunidade em divulgar com você para atingir o publico que te acompanha.

Seja uma empresa

Nós sempre falamos isso, e não vamos cansar de dizer: você precisa se enxergar como uma empresa. Criar projetos, elaborar e-mails, negociar, fechar acordos é parte do seu negócio. Você precisa ser sempre profissional e se enxergar como tal. Seja responsável com respostas, datas de entrega, relatórios, etc. Escolha com responsabilidade para quem você envia esses pedidos, porque basta enviar uma mensagem errada e sem profissionalismo para queimar sua cara, você não vai correr esse risco, vai?

Nós sabemos que o mundo digital nem sempre é fácil, e que conseguir parcerias está ainda mais difícil, mas não é por isso que você tem que ser menos profissional, ao contrario, precisa mostrar ainda mais o quanto é. Por isso, na hora de pedir parceria, fale o quanto o seu trabalho é relevante, e depois mostre os resultados!

Me conta aqui se você gostou desse post, se ele foi útil para você, e se você quer mais posts falando sobre esse assunto por aqui. Pode até sugerir algumas pautas, vou adorar! <3 Te espero daqui a pouco nos comentários então, até já! <3

Comentários

  1. Olá, boa noite!
    Amei o post e irei guardar essas dicas para colocar em prática.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


#CNB2018 - VÍDEO OFICIAL
  
Pular para a barra de ferramentas