CBBlogers

Colaboradores

DICA: EQUIPAMENTOS DE ÁUDIO PARA GRAVAR VÍDEOS

por Flavia Martines em Colaboradores, Dicas Tech

dezembro 11, 2018 1

Olá!!! Vocês pediram no ultimo post e nós ouvimos!! Hoje vamos dar dicas de equipamentos de áudio que fazem total diferença no resultado final do seu vídeo. É importante salientar que por melhor que seja a sua câmera ou o seu celular, a função do microfone que vem acoplado ao equipamento não foi desenvolvido para captar áudio e reproduzir de forma profissional. Calma!! Deixa eu me explicar melhor: Muitas vezes por conta da distância que posicionamos a câmera e/ou celular, por mais que não percebamos há interferências que deixam o áudio abafado, distante. Dependendo do editor de vídeo que você costuma usar para edição, muitos desses problemas de ruido e etc, conseguem ser melhorados, porém a qualidade do áudio pode, em alguns casos, ficar comprometida.

Pensando nisso e porque você pediram no ultimo post de dicas, resolvi listar algumas opções que você utilizar, seja de acordo com sua necessidade ou de acordo com o seu bolso.

#1 MIC DO FONE DE OUVIDO

Essa opção serve para dois momentos: quando estiver gravando com a câmera e não possui um microfone para acoplar na mesma ou quando estiver gravando com o celular e estiver dando eco ou que tenha algum ruido atrapalhando. No primeiro caso você irá colocar a sua câmera para começar a gravar e utilizara algum aplicativo de gravações do seu celular para captar o seu áudio. Com o microfone posicionado estrategicamente como um lapela (já vamos falar dessa opção) você conseguirá mante-lo escondido e ao mesmo tempo perto da sua boca. Essa opção pode dar um pouco de trabalho, pois ao editar o vídeo você terá que aparelhar o seu áudio gravado no celular com a filmagem gravada na câmera. Já no segundo momento você deverá se policiar e ter de preferência um fone que tenha o fio grande, assim você conseguirá ter uma distância boa do vídeo e conseguirá posiciona-lo confortavelmente sem ficar esbarrando e gerando ruídos.

#2 MIC DE LAPELA

Você encontrará no mercado várias opções de lapela como por exemplo com fio e sem fio. Desde versões baratinhas à versões mais caras, por isso é importante pesquisar e saber da sua real necessidade. Independente de ser com fio ou não o lapela tem uma limitação, ele precisa estar no “raio de alcance”, seja por conta do comprimento do fio ou pelo alcance que o bluetooth. O bom é que o custo beneficio é ótimo comparado à outras opções profissionais que encontramos por ai.

#3 MIC DIRECIONAL

O microfone direcional é o mais utilizado ou pelo menos o mais desejado. Com ele você consegue gravar com mais pessoas e captar o som ambiente, porém por ter essa função de ser direcional o áudio tem mais nitidez na pessoa que esta posicionada principalmente na frente da câmera.

Todos as opções que mencionamos acima deixaram o seu vídeo sem ruido e com a qualidade mais limpa, mas é importante também adequar à um bom editor de vídeo de forma a trabalhar o áudio caso precise. Se quiserem posso fazer um post falando de alguns programas de edição de vídeo. O que vocês acham? Beijinhos


Quer receber as melhores dicas para blogs? Registre-se no CBBlogers e acompanhe as novidades! 

Comentários

  1. Muito boa a dica de usar o microfone do fone de ouvido. Vou fazer um teste nos meus vídeos.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


#CNB2018 - VÍDEO OFICIAL
  
Pular para a barra de ferramentas