CBBlogers

Colaboradores

A importância dos comentários no Instagram

por Kauany Santos em Colaboradores, Dicas Tech

agosto 9, 2018 1

Na semana passada falamos sobre o feed do Instagram, mas todos sabemos que cuidar do feed não é suficiente para crescer no instagram e fidelizar nossos seguidores, certo? Por isso hoje o assunto são os comentários dessa rede social. Eu sei que vocês podem estar pensando que os comentários não dependem exclusivamente de nós, criadores de conteúdo, mas tem algumas coisas que podemos fazer, e também outras que devemos fazer, em relação a eles.

Incentive!

Sabemos que nem todo mundo que curte a sua foto vai comentar, mas incentivar os seus seguidores a comentar é sempre uma boa estratégia. Faça perguntas no final da sua legenda, que claro, tenham a ver com o assunto que você falou. Mas faça perguntas que possam te aproximar ou possam agregar, de alguma maneira, o seu conteúdo. Nada vai adiantar vocês perguntarem o dia do aniversário dos seus seguidores, por exemplo… Façam com que eles queiram interagir, e assim, vocês consigam um contato mais próximo.

Responda!

Quantas vezes vocês comentaram em alguma foto de alguém que gostam de acompanhar, e não tiveram resposta? E depois disso, comentaram muitas outras vezes? Pois é, falar sozinho nunca é legal, por isso a importância de não fazerem isso com os seguidores de vocês. Além disso, responder os comentários na sua foto, principalmente na primeira hora depois que postou, pode te ajudar no algoritmo. Quando uma pessoa comenta na sua foto ela já passou uns segundos interagindo nela, o que o Instagram vai entender como que essa pessoa tem interesse no conteúdo, certo? Se você responder, ela vai voltar na foto para ler a resposta, e novamente o Instagram entende que ela quer ver esse conteúdo. Quando mais uma pessoa ”consome” o seu conteúdo, mais vai aparecer no feed principal dela. Ou seja: não tem desculpa para culpar o Instagram dele não entregar suas fotos para algumas pessoas se você também não ajudar, certo?

Retribua

Quando for pensar em alguma estratégia para as suas redes, analisem como vocês se comportam como seguidores também. Vocês gostariam que, a pessoa que você adora e segue, retribuísse de alguma maneira o carinho que vocês dão a ela? Como? Por que? E quanto tiver essas respostas, aplique elas com as suas redes! Pode ser, por exemplo, entrar no perfil daquela pessoa que está sempre presente nos comentários, e curtir, comentar as fotos, seguir.. Isso já é um começo né? Uma ideia legal que estamos vendo muito é dar prêmios para seguidores ativos e que interagem mais… E pode ser divulgar no seu stories… Isso também pode ser um incentivo para a pessoa estar sempre comentando e curtindo!

Entenda!

Não é todo mundo que vai comentar só coisas boas. Todo mundo que se expõe de certa forma, está sujeito a receber críticas, comentários negativos e até comentários que machucam, e saber lidar com isso é necessário. Os haters estão em todo canto, e sabemos que nem sempre é fácil conter a raiva do momento para responder,

mas vocês podem seguir essas dicas:

  1. Respire fundo, antes de qualquer coisa. Porque no momento da raiva é difícil conter a mão para responder!
  2. Analise: o comentário tem justificativa? O que a pessoa criticou, realmente pode ser um problema? Da para arrumar? As vezes o que falta é sensibilidade na hora de falar, mas o conteúdo em si da critica pode ser real… Temos que ter cabeça para entender isso.
  3. O comentário é realmente desnecessário, e se você não responder vai se arrepender de deixar passar? Responda com toda a educação do mundo, e se achar preciso, até pede para essa pessoa parar de te seguir. Se você conseguir, simplesmente ignora, porque responder pessoas que tentaram te machucar as vezes pode ser ainda pior.
  4. Você acha que a pessoa, no fundo, tem algo de razão, mas não teve sensibilidade na hora de falar? Responde com educação, e agradece pela dica. Geralmente haters assim até pedem desculpas por ter magoado… E converter um hater em um seguidor é uma ótima conquista!

Na maioria das vezes as pessoas comentam realmente sem pensar, e acabam nos machucando, mas deixar que isso tome conta das nossas emoções é perigoso. É necessário sempre tirar a parte boa de tudo, e o que for desnecessário, simplesmente respire fundo e ignore!! Mas responder com educação é sempre a melhor resposta!!

Parecem dicas básicas, mas acreditem: não é todo mundo que faz isso! E se estamos falando sobre isso aqui, acreditem, é porque tem relevância. É claro que quantos mais comentários você responde, o números de comentários aumenta e isso fica visualmente bonito no seu engajamento, mas tem muito mais a ver com a relação que você cria com os seus seguidores do que com números. Aliás: nós sempre falamos da importância disso, números não são tudo!


Quer receber as melhores dicas para blogs? Registre-se no CBBlogers e acompanhe as novidades! 

Comentários

  1. É importante mesmo. Eu fico chateado quando comento em um perfil e ele não me responde. Poderia ter mais consideração.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


#CNB2018 - VÍDEO OFICIAL
  
Pular para a barra de ferramentas