CBBlogers

Dicas Especiais

Como escolher a melhor hospedagem de sites

por Kauany Santos em Dicas Especiais, Dicas Tech

julho 26, 2018 1

Se o seu objetivo é ter um site ou blog, então já deve ir pensando na escolha da hospedagem mais adequada para o seu projeto. E se você está criando um projeto em algum CMS específico, conheça as vantagens da hospedagem WordPress.

A hospedagem de sites corresponde ao seu serviço de armazenamento, possibilitando que ele possa ser acessado 24 horas por dia na Internet. Sem uma hospedagem, o desempenho do seu trabalho poderá não ser como você deseja. Hoje em dia é possível adotar diferentes tipos de hospedagem. Há a hospedagem compartilhada, a dedicada e a VPS. Cada uma delas possui características específicas que devem ser levadas em consideração na hora de criar o seu projeto.

Mas você sabe como escolher a melhor hospedagem para o seu projeto web?

 

Entendendo o seu projeto

Para você escolher a hospedagem mais adequada, você deve ter em mente qual é a categoria que o seu projeto se encaixa. O seu objetivo é ter um site institucional ou um blog? Será que o seu projeto é um e-commerce ou um portal? Ao responder com exatidão tais perguntas, você terá condições de escolher a hospedagem certa.

Além disso, é preciso também acompanhar o crescimento do seu site. A partir do momento que você obtém mais acessos, é essencial optar por uma hospedagem capaz de suportar o tráfego e picos de acesso. Vale lembrar também que a questão dos valores relacionados aos tipos de hospedagem é um fator decisivo. Nem sempre ser mais barato ou mais caro denota mais qualidade. Em suma, é necessário escolher pela hospedagem que mais se adéqua ao seu projeto e, dessa maneira, analisar a relação de custo e benefício.

As características de um bom serviço de hospedagem

Você já tem em mente qual é o seu projeto, já sabe para que serve e o que é uma hospedagem de sites. Agora chega o momento de analisar os elementos que constituem uma hospedagem de qualidade. Vamos ver quais são os pontos mais importantes?

Uptime

Um dos elementos mais graves quando o assunto é hospedagem é o uptime. É possível afirmar que o uptime corresponde ao tempo em que um servidor fica disponível, ou seja, ligado e funcionando de maneira correta. O uptime é medido em percentuais, sendo calculado o tempo em que o servidor fica disponível em um determinado intervalo de tempo, que geralmente consiste no período de um mês.

Um uptime considerado ruim pode comprometer o seu projeto web. Imagine se você tem uma loja virtual e está preparado para as vendas de dia dos pais, mas seu site ficar fora do ar dias antes de uma data tão esperada assim? Prejudica diretamente o seu negócio e o seu faturamento. Hoje em dia é direito de quem contrata um serviço de hospedagem ter a possibilidade de contar com um uptime de qualidade. Esse uptime está relacionado com os SLA (Acordo de Nível de Serviço). Por isso, se a empresa não cumprir com o SLA, deixando o uptime abaixo do que foi estipulado, o cliente tem condições de pedir um reembolso (vale a pena conferir essa informação no contrato do seu provedor de hospedagem).

Latência do Servidor

Esse termo corresponde ao tempo que o sinal leva para ir do computador até o seu destino final. No caso da hospedagem de sites, é ideal contar com um serviço que reduza esse tempo de latência. A questão da latência se torna evidente caso o seu site esteja hospedado em um servidor fora do país. Se o servidor for no exterior, a latência será maior. Além disso, quanto maior a latência, menor a capacidade dele ser bem colocado nas páginas iniciais de busca no Google. Por isso, ao contratar um serviço de hospedagem, pense nessa questão.

Suporte Técnico

Outra questão crucial na hora de solicitar uma hospedagem é poder contar com um suporte técnico de qualidade, de preferência 24 horas por dia.  Um exemplo de bom suporte técnico é aquele que atende os clientes por canais variados, seja via chat, telefone ou e-mail, sempre sanando as dúvidas e trazendo as soluções necessárias em tempo hábil.

Tipos de planos

É importante que a empresa de hospedagem ofereça alternativas de planos com preços variados, assim você poderá optar por aquele que é mais relevante para o seu projeto web. Poder contar com opções de planos que se encaixam em diferentes tipos de projetos traz mais possibilidades de negócios e crescimento em médio e longo prazo.

Espaço em disco

Esse é um dos pontos mais importantes em se tratando de hospedagem de sites. O espaço em disco é o espaço no servidor para o armazenamento do conteúdo que o seu site apresenta. A quantidade do espaço vai variar dependendo do tipo de hospedagem escolhida. O ideal é que grandes projetos web possuam espaço em disco satisfatório. Além disso, é preciso que você tenha condições de trocar por um serviço com espaço em disco maior ao reparar que o tráfego do seu site aumentou.

Painel de Controle

Ao escolher uma hospedagem de sites avalie o painel de controle. O mais conhecido é o cPanel. Por meio do painel você tem condições de executar vários procedimentos importantes, tais como gerenciar contas de e-mail, administrar domínios e também subdomínios.

Portanto, se você quer o melhor para o seu projeto web, analise bem todas as características citadas a respeito da escolha de uma boa hospedagem. Elas vão fazer toda a diferença para você obter resultados positivos com o seu site! 

Quer saber mais sobre hospedagem? Entre em contato com a Hostinger, conheça os seus planos e as vantagens que ela oferece para o seu negócio e fique online!


Quer receber as melhores dicas para blogs? Registre-se no CBBlogers e acompanhe as novidades! 

Comentários

  1. Estava com muitas dúvidas para escolher uma hospedagem para o meu blog, mas esse artigo me ajudou muito. Obrigado, Kauany.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


#CNB2018 - VÍDEO OFICIAL
  
Pular para a barra de ferramentas