CBBlogers

Colaboradores

Resumo da VidCon #1

por Ana Jacobs em Colaboradores, Plataformas

junho 27, 2018 2

Oi pessoal, tudo bom? Hoje vamos falar um pouquinho sobre o que rolou na VidCon 2018, na Califórnia.

Mas primeiro vou explicar pra quem não sabe o que é VidCon. A VidCon é a MAIOR conferência voltada à quem trabalha com vídeos online. Ela é feita especialmente para Criadores de Conteúdo, mas lá eu percebi que a indústria como um todo está participando e interagindo, isso porque o mundo online só cresce e a quantidade de conteúdo digital também. E não são apenas os criadores que fazem esse conteúdo online, mas as próprias empresas também estão investindo e se aprimorando em “como esse tipo de conteúdo” pode ajudar (e muito) a crescer a sua empresa.

Eu, Ana Jacobs, sempre tive uma grande vontade de participar, mas sempre as datas coincidiam com a nossa CNB. Por isso decidi que em 2018 a CNB seria no início de Junho. Foi uma mudança arriscada, mas valeu a pena e eu tive a oportunidade e abertura de participar da VidCon.

Meu ponto de vista: Eu amei a experiência de participar. Vou te confessar que me senti um pouco “dinossauro” lá, mas não por causa da idade, e sim porque muitos assuntos mudaram, mesmo conversando frequentemente com pessoas do ramo.

Então aqui vai a primeira dia: participe de uma Conferência ou Workshop pelo menos uma vez por ano.

Eu sempre participo de Conferências, mas ultimamente com a vida louca de ida e vinda dos EUA ao Brasil, eu participei mais de Conferências no Brasil, e existe uma uma diferença muito grande na comunicação tecnológica dos países.

Bom, depois que passou essa “sensação”, a minha visão foi que tem MUITA informação excelente, e outras já um pouco repetitivas. Mas isso é bem normal, tá, ainda mais para uma Conferência desse porte.

Na VidCon existem 3 tipos de “tickets”:

  • Indústria: é a entrada mais cara, mas a que tem palestras voltadas à indústria e tecnologia. Achei os tópicos muito bons, mas como eram muitos ao mesmo tempo, infelizmente não consegui ver todos.
  • Creators: nosso time ficou mais nessa área. Teve muito conteúdo de qualidade, mas muitos assuntos a galera já sabia, e isso é muito normal pra quem trabalha na área.
  • Comunidade: esse dava acesso à algumas palestras e à área de exposição das empresas. Esse era mais voltado para a galera jovem que queria estar lá e criar conteúdo.

O interessante é que todos esses espaços eram bem separados e não interferia em nada nas palestras. Quem se concentrou e chegou logo de manhã com uma agenda pronta, conseguiu ter acesso à várias informações legais.

Primeiro dia:

Foi uma chuva de informações, mas vou fazer aqui um resumo do que aprendi por lá! Lembrando que fica impossível uma pessoa estar presente em todas as palestras, então isso foi o que eu – Ana – assisti, combinado?! 🙂

Trends: Vídeos da moda (que são mais chamados assim no Brasil) e como eles podem te ajudar a crescer um canal, entender o trend que está em alta e como usá-los a seu favor.

Existem diferentes tipos de vídeo trends:

  • Keyword trends: palavras populares que ajudam na hora da busca do vídeo. Exemplo: o maior copo do mundo, desafios.
  • Classic trends: trends que não são tão populares, mas tem uma vida mais longa. Exemplos: lego, nerf.
  • Power trend: que tem vida bem curta. Exemplos; Pokemon Go, Fidget spinners.

O ideal é conhecer o seu público e adaptar esses trends para a sua comunidade. É interessante sempre estar à frente com as trends, porque muitas delas são passageiras. Entender também o seu analitics e seu publico é essencial para que o trend dê certo dentro do seu canal.

Comunidade – como é importante crescer a sua comunidade (sim, essa palavra foi muito usada ao invés de fãs), como crescer a sua base de fãs hoje e criar a sua comunidade nas suas redes sociais.

E como fazer isso? Bom, começando com responder comentários em todas as redes e ter diferentes linguagens nelas, entender seus analíticos e usar a própria tag de comunidade do YT para conversar com a sua comunidade e se aproximar ainda mais dos seus seguidores. Pelos analítica mostrados: utilizando os recursos dados pelas redes e pelo YT você consegue crescer em até 30% a sua comunidade. É importante também “premeditar” o que a sua comunidade quer assistir.

Entender de onde vem o seu tráfego: por exemplo, no Brasil a maioria das pessoas acessa pelo celular ou tablet, então o seu conteúdo pode ser em torno de como a pessoa assiste ao vídeo, ou seja, se assiste pelo celular, vídeo mais curtos; se assiste pelo tablet, vídeos mais longos.

Thumbnail: a importância da capa de vídeo e como ela vai otimizar e determinar se a pessoa clica ou não para assisti-lo. Eu até falei sobre isso lá no meu insta @anainstyle, e como cada vez mais a capa está se tornando tão importante: cores, fotos e o que você quer representar com essa capa e chamar a atenção do seu leitor.

Dica: Quando o vídeo completar 28 dias, faça o Teste A/B.

Realmente são muitas informações, não é mesmo? Então vamos fazer o seguinte: Vou dividir o post em vários dias, combinado? Amanhã tem mais dicas! Beijos!


Quer receber as melhores dicas para blogs? Registre-se no CBBlogers e acompanhe as novidades!

SalvarSalvar

SalvarSalvar

Comentários

  1. Foto de perfil de Jenifer Cruz

    Vi vários stories com dicas ótimas! Essa dos 28 dias já havia feito e realmente funciona! Trocar título, thumb e até acrescentar umas tags/frases funciona muito!
    Beijos!

    Responder
  2. Foto de perfil de Sammya Freire

    Oi Ana! Que conteúdo maravilhoso! Obrigada por compartilhar!
    Mas o que seria esse teste A/B?
    BeijO

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


#CNB2018 - VÍDEO OFICIAL
  
Pular para a barra de ferramentas