CBBlogers

Dicas Especiais

14 apps para escrever melhor e criar conteúdo para redes sociais

por Colaborador-do-Dia em Dicas Especiais, Dicas Tech

junho 28, 2018 0

Apesar de, em maioria, o conteúdo feito para mídias sociais seja menor que um post de blog, isso não significa que esse conteúdo possa ser negligenciado. Mesmo que seja uma mensagem com emojis e outros tipos de “firulas”, ainda é necessário escrever corretamente, ou corre o risco de perder confiabilidade.

Felizmente, existe uma série de apps para escrever melhor e criar conteúdo para rede sociais. Esses aplicativos possuem propostas diferentes, mas permitem aumentar o nível de seus posts em mídias como Facebook, Twitter ou Instagram. Se está procurando uma maneira de tornar suas publicações ainda melhor, confira abaixo 15 apps selecionados pela equipe do AppTuts!

Leia também: 28 estratégias para ganhar mais seguidores no Instagram!

1. Postcron

Essa ferramenta para agendamento de posts em redes sociais conta com uma funcionalidade interessante também para quem deseja criar conteúdo propriamente dito. O Postcron é um aplicativo web que traz uma ferramenta para realizar curadoria de conteúdo, ou seja, uma maneira de encontrar conteúdo relevante e interessante para seus seguidores.

Isso significa que pode usar essa funcionalidade para arranjar mais conteúdo para trabalhar em suas páginas. Ao encontrar um conteúdo, pode agendar a publicação em suas páginas diretamente da janela do aplicativo, facilitando o trabalho de compartilhar esse conteúdo. Acesse a página do Postcron <nofollow> para saber mais sobre o app.

2. Ulysses

Um editor de texto exclusivo para Mac, iPhone e iPad, o Ulysses foi criado para fazer com que foque em sua escrita. Ou seja, ele traz ferramentas para gerenciar e separar seus textos de acordo com seus projetos – por exemplo, se cria posts para diversas páginas de Facebook, pode organizar seus textos de acordo com os clientes com quem trabalha.

Além disso, o aplicativo é sincronizado com a iCloud, permitindo prosseguir com seu artigo em qualquer aparelho que estiver usando no momento. Também é um excelente aplicativo apenas para praticar suas habilidades de escrita, permitindo criar metas para criação de textos. Clique no link <nofollow> para conhecer mais sobre o Ulysses.

 

3. Evernote

Outro dos aplicativos mais usados no gerenciamento de tarefas e equipes, o Evernote também pode ser usado para encontrar e escrever seu conteúdo para redes sociais. Através de uma extensão para o navegador Google Chrome, pode salvar qualquer conteúdo interessante que deseje compartilhar em uma página em suas mídias sociais.

O app também conta com um editor de texto próprio com corretor ortográfico, possibilitando que o use para criar textos e avaliar sua escrita antes de publicá-lo no Facebook ou qualquer outra mídia social.  Vale lembrar que ele funciona em nuvem podendo criar um texto no computador e pegá-lo no celular, colando-no em um post de uma rede social como o Instagram ou Snapchat, que só permitem posts através do smartphone. Baixe o Evernote através do link. <nofollow>

4. Feedly

Enquanto a principal função do Postcron é o agendamento de posts e o Evernote é um aplicativo considerado “generalista”, ou seja, com diversas funções que ajudam tanto a escrever melhor quanto organizar suas tarefas, o Feedly foi desenvolvido especialmente para acompanhar seus conteúdos favoritos. Através do aplicativo, você pode incluir seus sites favoritos e conferir todos os conteúdos que postarem ao longo do dia.

Isso significa que o app é um dos melhores para encontrar conteúdo relevante para os públicos que trabalha no gerenciamento de mídias sociais, evitando que fique sem ideias para posts. O Feedly conta com uma aplicativo web, mobile e permite compartilhar conteúdo nas mídias sociais diretamente do app. Clique no link <nofollow> para conhecer o Feedly.

5. Social Message Optimizer

Um avaliador online de textos para mídias sociais, o Social Message Optimizer permite que insira o texto que pensou para um post e irá analisá-lo de acordo com critérios como potencial de compartilhamento, tipo de rede social para onde está criando conteúdo, uso correto de emojis e positividade, entre outros.

 

O aplicativo é gratuito e pode ser usado diretamente do navegador, bastando acessar o link <nofollow>. O único revés é que a ferramenta está em inglês, exigindo que crie o post em inglês, receba a avaliação, corrija o post e então traduza-o para o português antes de publicar.

6. Corretor FLIP

Outra ferramenta web, mas dedicada exclusivamente a corrigir sua ortografia ou gramática, independente do objetivo de sua escrita. O Corretor FLIP permite incluir textos de até 3000 caracteres em sua versão gratuita, que deve ser o suficiente para a maioria dos posts para mídias sociais. Para usá-lo, basta acessar seu site <nofollow>, escolher se a ortografia será no português do Brasil ou de Portugal e colar o texto, clicando no botão Verificar texto para receber as correções.

7. Writefull

Um aplicativo essencial para conferir se os textos que você ou sua equipe escreveram não estão sendo copiados de algum outro lugar. Para usá-lo, basta clicar no link <nofollow> para acessar o site, colar seu texto na ferramenta e aguardar a análise.

O Writefull irá reportar se encontrou alguma sentença, frase ou parágrafo que seja semelhante ao de outro site, evitando que seja acusado de plágio ou seja penalizado pelos algoritmos do Google, Facebook ou qualquer outra mídia social.

8. LanguageTool

 

Esse corretor ortográfico gratuito e disponível em navegadores, o LanguageTool permite corrigir texto em mais de 20 idiomas, incluindo o português – seja do Brasil ou de Portugal. Você pode verificar até 20000 caracteres de texto no plano grátis do app, que também possui extensão para o Chrome.

Ao colar um texto para suas mídias sociais, o software analisa todas as palavras e sentenças, identificando erros ortográficos ou gramáticos, sugerindo substituições. Indo um pouco além, ele também explica o motivo do erro, de maneira que possa evitá-lo no futuro. Clique no link <nofollow> para baixar o LanguageTool.

9. Byword

Uma alternativa ao Ulysses, o principal objetivo do Byword não é focado na correção de texto, mas em auxiliar o profissional a se manter focado nos posts que precisa escrever nas mídias sociais. Esse aplicativo para Mac ou iPhone e iPad, ele limpa sua tela de distrações, além disso, pode sincronizar os textos entre dispositivos, permitindo escrever e prosseguir com um trabalho independente do aparelho. Clique no link <nofollow> para conhecer o Byword.

 

10. Easy Word Count

O Easy Word Count é um contador de palavras online que permite analisar se seu post possui palavras repetidas em demasia, permitindo polir sua escrita e tornar seu post menos redundante. Bastando que acesse a página <nofollow> e cole o artigo, ele irá revelar quantos caracteres ele possui – ideal para não ultrapassar o limite de 280 caracteres do Twitter, por exemplo -, o número de palavras e até o de espaços em branco em demasia.

11. Dicionário Priberam

Um dicionário online, o Priberam é ideal quando usado em conjunto com o Easy Word Count citado acima. Por exemplo, se o app anterior identificar uma palavra repetida com frequência, pode usar o dicionário Priberam para consultar por sinônimos, substituindo-os e tornando seu texto mais rico. Assim como o app que recomendamos, basta clicar no link <nofollow> para usar o dicionário online.

12. Sinonimos.com.br

Funcionando como uma alternativa ao dicionário da Priberam, pode usar também o do site sinonimos.com.br <nofollow>. Assim como mostramos no item anterior, basta colocar uma palavra ou termo no site e ele oferecerá alternativas semelhantes para utilizar no seu artigo.

13. Português no Bolso

Esse aplicativo para Android <nofollow> é um compilado das principais regras do idioma e é ideal para solucionar aquelas dúvidas que sempre retornam à mente de qualquer um que trabalhe com escrita, por mais experiente que seja. Questões entre “como utilizar a crase?” ou quando usar o “por que, porque, porquê ou por quê” podem ser solucionadas de pronto com esse app.

14. Jotterpad

Ideal para profissionais de conteúdo que não utilizam os dispositivos da Apple e, com isso, não podem usar o Ulysses ou o Byword. O Jotterpad é um app Android que possui funcionalidades semelhantes. Ou seja, ele libera a tela do seu smartphone ou tablet de distrações, permitindo que foque exclusivamente no texto.

Ele permite pesquisar as frases de um artigo, fazer marcações, contar palavras e traz um dicionário embutido para que possa consultar sinônimos ou faça a correção ortográfica do seu texto. Clique no link <nofollow> para usar o Jotterpad no seu Android.

 

Continue criando conteúdo incrível para mídias sociais

Texto não é a única parte de um conteúdo para mídias sociais, mas é importante para direcionar seus seguidores para uma venda ou conversão, por exemplo. Através desses aplicativos, poderá melhorar sua ortografia ou a criar conteúdo otimizado para as redes sociais onde atua. Mas não pare por aí e conheça outras 40 ferramentas para criar imagens e vídeos para Facebook, Instagram, YouTube e qualquer plataforma na qual esteja presente!


Quer receber as melhores dicas para blogs? Registre-se no CBBlogers e acompanhe as novidades!

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


#CNB2018 - VÍDEO OFICIAL
  
Pular para a barra de ferramentas