CBBlogers

Colaboradores

Como otimizar o seu tempo e ser produtivo!

por Mariana em Colaboradores

abril 9, 2018 2

“Hoje o tempo voa, amor, escorre pelas mãos”!

A música é boa, mas já parou pra pensar quantas vezes nos deparamos com aquele dia que simplesmente passa e não fazemos NADA? Não estou falando daquele domingo gostoso, que passamos horas mudando de canal, ou mesmo maratonando aquele seriado, não! Estou falando dos dias, das semanas, meses, da vida.

Tempo é valioso, tempo é dinheiro, por isso é preciso APROVEITAR cada segundinho! Não existe uma regra universal para aproveitar melhor o tempo, mas existem dicas que você pode aplicar referente aos seus afazeres, compromissos e também lazer! Então, vamos lá! Vamos aproveitar nossas 24 horas da melhor maneira, pois aqui e na China nos resta seguir o relógio e o sol!

1. Anotar e gerenciar seu tempo

A primeira coisa que você precisa fazer é delimitar quanto tempo para cada atividade. Você pode ter uma rotina diária, semanal, ou mensal, independente disso, você vai precisar saber bem quais são suas prioridades e anotar é uma excelente ação para visualizar e organizar sua agenda!

CUIDADO! É preciso levar em consideração coisas como: deslocamento, trânsito, refeições, enfim, não seja como eu, que costumava marcar um compromisso seguido do outro sem levar em consideração essas questões, e só mesmo com teletransporte para dar conta dos compromissos um atrás do outro que eu colocava em minha agenda!

Vamos dar um exemplo prático: se você tem uma agenda (no celular, ou no papel mesmo) você pode fazer isso todos os dias pela manhã, ou no dia anterior, exemplo:
Segunda-feira
6h40 – Acordar (levantar da cama, colocar a roupa da academia, tomar café)
7h30 – Academia (50 min de aula, chegar em casa, tomar banho, comer)
9h – Trabalho (gerenciar as tarefas do dia)
12h – Almoço (esquentar a comida, lavar a louça, escovar os dentes)
13h30 – Trabalho
18h – Lazer (assistir vídeos no youtube)
20h – Janta ( preparar, comer, escovar os dentes)
21h – Lazer (ler livros)
22h – Dormir

Você pode colocar as prioridades do seu trabalho, e também dividir seu tempo de lazer, tudo vai depender de como é sua agenda!

2. Descansar

Confesso, se eu pudesse substituir minhas horas de sono para produzir eu faria isso, mas tudo que é demais não faz bem. Se você é meio viciado em trabalho leve em consideração que descansar faz parte de um bom gerenciamento de tempo, vai influenciar muito no seu rendimento, assim como no seu humor. Dormir pouco e produzir muito não significa otimização de tempo, afinal de contas, você pode ficar doente, e depois vai precisar produzir muito menos.

Agora, se o seu caso é contrário, não consegue largar a cama, a preguiça é descontrolada e você simplesmente não dá conta porque “dormiu demais”, também não está certo! Você precisa aprender que determinar o momento de acordar e produzir é muito importante.

3. Obrigações

Nem sempre as obrigações são as mais prazeirosas, mas como o nome mesmo o diz, são obrigações e você PRECISA FAZER! Sabe aquele conta no início do mês? Você precisa pagar! Aquela louça na pia? Alguém vai ter que lavar! A fome que cola a parede do estômago? Alguém precisa fazer – ou comprar – comida!

Tudo que está relacionado as nossas necessidades precisam ser encaradas como prioridades! Talvez você vai precisar crucificar aquele filminho para estudar para uma prova, mas saiba que vai valer a pena quando você passar de ano! Pense em suas necessidades, coloque no modo ativar e faça! Vai valer a pena!

4. Lazer

Ser feliz é muito importante; nosso momento de fazer o que queremos também é necessário! Mas, muitas vezes queremos começar sem ter hora pra parar, é aí que mora o problema! Costumo levar pra vida uma regra “PRIMEIRO A OBRIGAÇÃO, DEPOIS O LAZER”, pode soar meio general, mas muitas vezes é o que me motiva a realizar as minhas obrigações!

Um exemplo, se você fizer a tarefa de matemática vai ter direito a assistir um episódio do seu seriado favorito! Lembre-se, primeiro a tarefa, depois um – UM – episódio! Quando trabalhamos em casa o risco de colocar o lazer antes da obrigação é grande! É preciso manter o foco, e essa é a próxima dica!

5. FOCO

Foco, foco e foco! Quando penso nisso estou falando para mim mesma – Mariana, mantenha o foco! Muitas vezes sou daquela que sabe que tem o vídeo para editar, porém, alguém chama no whatsapp, ou bateu aquela fome, e logo o vídeo ficou para o outro dia…

Não estou dizendo que você não vai comer, ou responder suas redes, porém, muitas vezes perdemos mais tempo tentando fazer milhares de coisas ao mesmo tempo do que se focarmos em apenas uma. Quando você coloca sua atenção e energia em apenas uma coisa, com certeza você vai realizar e finalizar com sucesso! Fazendo isso, você pode passar para outra atividade, e dessa maneira conseguir aproveitar ao máximo o seu tempo! Não passe seu momento de lazer trabalhando, ou dividindo seu trabalho com descanso. Esteja 100% em cada atividade e momento da sua vida!

Sei que 24 horas parece pouco para tudo que queremos fazer, nossa vida realmente é agitada e os compromissos só aumentam! Mas, quando você sentar para gerenciar sua vida, você precisa de EQUILÍBRIO! Isso é a palavra chave para você conseguir gerenciar o seu tempo, produzir o necessário e também ser feliz e descansado!

Como anda seu tempo? Me conta aqui se você está aproveitando muito bem, ou se ainda está tudo bagunçado e não sabe nem por onde começar! Espero ajudar você com esse post – acredite, eu também estou aprendendo! Beijo beijo beijo, tchau tchau tchau tchau!


Quer receber as melhores dicas para blogs? Registre-se no CBBlogers e acompanhe as novidades! 

SalvarSalvar

SalvarSalvar

Comentários

  1. Excelente, Mariana! Adorei.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


#CNB2018 - VÍDEO OFICIAL
  
Pular para a barra de ferramentas