CBBlogers

Colaboradores

Câmera, luz e AÇÃO!

por Mariana em Colaboradores

Fevereiro 26, 2018 23

Oi, oi, tudo bem? Segunda-feira é dia de começar, recomeçar, ou colocar em prática aquela nossa vontade que está lá no caderninho de metas. Então, que tal finalmente dar aquele check e começar a colocar seus planos em prática?

Se um dos seus planos for começar um canal no youtube, senta aqui e vamos dar os passos práticos para concluir essa tarefa com sucesso!

Não arranje mais desculpas

Quando queremos fazer algo, precisamos colocar as ideias no papel – claro. Porém, muitas vezes damos importância aos pontos que podem nos impedir de realizar esse sonho comparado ao que fazer para concluir e realizar o que tanto queremos. Pensamos que não temos equipamentos adequados, um editor bom, ou vergonha, insegurança… Não sei qual a desculpa que tem na sua mente, mas, é preciso deixar essas desculpas de lado, arregaçar as mangas e AGIR!

Seja você mesmo

Atualmente, existem muitos canais no youtube, muitas personalidades conhecidas, jeitos de falar, tipos de vídeos, porém, independente de quantas pessoas estão na plataforma, você é único, não existe ninguém igual! Mesmo que existam vídeos com o mesmo tema, canais com os mesmos assuntos, cada pessoa pode explorar de maneira diferente e única.

No momento que você decide fazer algo que ama e com o seu jeitinho, com certeza será o suficiente para superar as críticas, persistir diante dos desafios e claro, paciência para ser conhecido.

Determine seu nicho/conteúdo

Sobre essa dica já falamos muito por aqui, nesse post você pode encontrar tudo para definir o assunto do seu canal!

CONTEÚDO é tudo! Fale sobre assuntos que você gosta e principalmente que você ENTENDE! Não se esqueça que começar um canal é passar informação, sendo esse o motivo pelo qual seus inscritos vão assistir seus vídeos e voltar para consumir mais sobre o assunto.

Equipamentos para gravar

Esse é o ponto que mais usamos como desculpa – não tenho câmera, não tenho iluminação, não tenho microfone, etc. Vou contar pra você como comecei no youtube: Comecei a gravar com a Webcam do meu computador, que não era a melhor qualidade, mas foi o suficiente para eu colocar as minhas ideias em prática e finalmente começar o que eu tanto queria. Porém, você pode usar a câmera do seu celular, que por sinal hoje é o que eu sempre uso para gravar os meus vlogs. Depois de um tempo comprei uma câmera, a cânon T5, que foi uma câmera que me serviu muito durante 2 anos, depois, com vontade de investir ainda mais no canal comprei a câmera cânon T7i , eu super recomendo, mas é claro que atualmente existem outras câmeras que também podem ser ótimas se você quer investir nesse quesito.

Vamos sugerir que você decidiu usar o seu celular, a imagem está ok, porém o som e a iluminação estão deixando a desejar – já sei, vou precisar comprar um microfone e uma softbox? – se você tem condições e pode fazer isso, é uma das opções, mas, nada que uma janela e a iluminação do dia e também o fone do próprio celular – viu? Não precisa mais arranjar desculpas, tudo tem um jeitinho – particularmente eu uso a iluminação natural sendo essa a que mais gosto. Iluminação e áudio são 2 coisas bem importantes para você manter audiência em seus vídeos, até porque ele precisa escutar e também ver nitidamente não é mesmo?

Agora que você já está com o celular a postos, ou uma câmera, um microfone, e já decidiu sobre a iluminação que vai usar, a dica agora é para deixar o seu vídeo mais atraente: o CENÁRIO. Se você vai fazer vídeos em um local estático – digo isso, porque é diferente de quem grava vlogs e está por aí o tempo todo –  quando você organiza um cantinho para gravar, pode explorar jeitos de deixar esse local com a sua cara, relacionado ao seu nicho, isso é uma maneira de manter o seu vídeo mais atrativo, de chamar atenção de quem assiste e acompanha o seu trabalho e também de demonstrar um cuidado e profissionalismo do seu canal.

Editor de vídeos

Agora que você já gravou o seu vídeo, antes de postar ele para o mundo, vai a dica: EDIÇÃO! Esse recurso é o modo de transformar seu vídeo em algo dinâmico e divertido! Seja para acrescentar efeitos, ou apenas para fazer cortes nos momentos “de silêncio”, sabe quando estamos falando e esquecemos algo, ou quando não percebemos e repetimos o que já falamos? Costumo dizer que existe a “mágica da edição”, e você deve usar e abusar dessa mágica!

Comecei a editar usando o Movie Maker, é simples, e você pode aprender em tutoriais no youtube – existem canais só sobre isso – com o tempo me aventurei a baixar outros editores e hoje uso o Final Cut. Mas é uma questão de se acostumar e escolher o que você encontrar mais facilidade para usar! Vou deixar aqui alguns editores como sugestão:

  • Windows Movie Maker
  • Lightworks
  • Shotcut
  • Filmora
  • VSDC Free Video Editor
  • Adobe Premiere Pro
  • AVS Video Editor
  • Sony Vegas Movies Studio
  • Imovie

Divulgação de vídeos

Vídeo pronto! E agora? Como fazer para que as pessoas assistam meu vídeos? Agora é o momento de DIVULGAR! Use todas as suas redes sociais: facebook, Instagram, Whatsapp, twitter, enfim, use todos os recursos para que esse vídeo chegue até as pessoas. Confesso que para mim essa é a parte mais “chatinha”, mas faz parte, por isso, é preciso persistir, enviar para as pessoas até que seus inscritos comecem a ir por espontânea vontade assistir e acompanhar o seu canal!

Outra dica também é conhecer canais, acompanhar e também comentar. Não aquele tipo de comentário “se inscreve no meu canal?” – por favor, não faça isso – assista o vídeo, comente algo interessante e que tenha a ver com o vídeo, e por fim faça um link ao seu canal, para que assim a pessoa se identifique também e assim vocês possam se conhecer. Falando em outros canais, uma ideia é gravar as famosas “collabs”. É uma maneira de agregar conteúdos parecidos e trocar inscritos. #ficadica!

Amor, persistência e dedicação

O último ponto, porém, o mais importante é AMOR, PERSISTÊNCIA E DEDICAÇÃO, porque sem isso seu canal não vai durar muito. Na internet existem pessoas muito bacanas, pessoas que estão para somar, assim como existem pessoas que aproveitam esse espaço para xingar, desanimar e essas coisas. Mas, não desista, se seu sonho é ter um canal continue focado nos seus sonhos!

Você já tem um canal? Vai criar? Me conta aqui nos comentários! Beijo beijo beijo tchau tchau tchau tchau


 

Quer receber as melhores dicas para blogs? Registre-se no CBBlogers e acompanhe as novidades!

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar

Comentários

  1. Amigaaa, que post mais maravilhosoooo! Amei, um passo a passo completo! ❤️❤️

    Responder
  2. Amei as dicas.. Não sou YouTuber mas tenho que gravar o vídeo da segunda fase da seletiva para Cbb e advinha?!? Vou provvar todas as suas dicas!!! 🍒

    Responder
  3. Muito bom! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    Responder
  4. Foto de perfil de D.SOUZA

    Amei demais esse post, pois estou adiando não é de hoje. Como eu faço para achar esses cenários para me inspirar? Eu entrei no shutterstock e não consegui.
    bjs

    Responder
  5. Amei o post,sempre leio todos que me enviam,eu tenho um canal tenho 5 mil inscritos,tenho um cenário lindo,fiz um studio 😊,investi em equipamentos porém não sei oque acontece que não tenho foco e acabo deixando de gravar,tem alguma dica para esse caso 😬😬,bjs bjs

    Responder
  6. Mari sempre com ótimas dicasss!!
    Beijosss lindaaa!!

    Responder
  7. Foto de perfil de Lulu on the sky

    Adorei as dicas Mari. Sugiro um post com dicas sobre como fazer o roteiro para os vídeos.
    big beijos

    Responder
  8. Eu já tenho um canal, mas essas dicas me ajudaram muito mais… AMEI

    Responder
  9. Muito show as dicas! Estou pensando seriamente em ingressar nesse universo do youtube!

    Responder
  10. Foto de perfil de Alice M Bogado

    A sua parte mais chatinha eh a mesma minha. a divulgacao eh complicada ne? rs
    Eu desde que me mudei encontrava dificuldades com iluminacao (londres eh escura ne? rs)
    Eu ate tenho softbox, mas o espaco que tenho para gravar ficava comprometido. ENcomendei na amazon um painel de led com 160 luzes e ele encaixa na parte de cima da camera ou ate mesmo em um tripe comum de camera (vem com adaptador) me custou £30 com o carregador. Com certeza da pra encontrar no mercado livre ou e-bay com facilidade 🙂

    Beijoks

    Responder
  11. Sim, quero muito abrir este ano ainda.

    Responder
  12. Foto de perfil de Vanessa Pérola
    Vanessa Pérola Março 6, 2018 07:37

    Amei a dica… confesso que ainda peco na questão do cenário e na divulgação!! Tenho vergonha dos meus amigos, mas sei que não posso pensar assim! Esse post me ajudou e deu uma luz para que eu comece a fazer isso. Agora você poderia me ajudar? Comecei no Instagram falando sobre cachos, isso há cinco anos, mas no Youtube quero falar sobre comportamento, ajudar mulheres com autoestima, algo que já faço fora das redes sociais, isso é recomendável?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


#CBBVIAJA DISNEY - ÚLTIMO DIA + MÊSVERSÁRIO DA ELIZA
  
Pular para a barra de ferramentas