CBBlogers

Colaboradores

O que devo colocar no Mídia Kit?

por Flavia Martines em Colaboradores, Mundo do Blog, Uncategorized

janeiro 9, 2018 7

Olááá!!! Que tal começar o ano com um Mídia Kit? Excelente né?! Mas Flávia o que necessariamente é o MK? Nada mais é que um documento de apresentação do seu trabalho. Quando somos iniciantes temos muitas dúvidas e principalmente do que colocar ou não nesse documento. Hoje vou falar sobre o que devemos colocar e dar dicas de como fazer isso.

Antes de começar a dar as dicas acho importante salientar que nesse primeiro momento para fazer o MK vai requerer um certo esforço, porém após ele feito e estruturado só precisaremos atualiza-lo. Então não se assuste com a quantidade de informações que deveremos colher e mãos à obra!!

NO GERAL O QUE O MÍDIA KIT DEVE CONTER?

  • Sua apresentação;
  • História do Blog/Canal e uma pincelada dos assuntos abordados;
  • As mídias que você trabalha (incluindo o alcance, número de leitores/seguidores/inscritos);
  • Perfil do seu público (faixa etária, localização, gênero);
  • Marcas as quais trabalhou;
  • Prêmios recebidos;
  • Valores****;

O QUE FALAR NA MINHA APRESENTAÇÃO?

Resumidamente você vai falar um pouco da sua história, o que você faz da vida além do trabalho com as redes, sua idade… Vou dar um exemplo: “Olá pessoal!! Sou Flávia Martines, tenho 28 anos (sim não sou tão novinha rsrs), casada e formada em Engenharia. Amo tudo o que evolve o mundo digital e amo mais ainda lidar com pessoas. Resolvi criar o Blog (ou canal) com  intuito de ter um espaço para compartilhar o que amo e o que sei que fará a diferença na vida das pessoas”. Conseguiram ter uma noção?

 

O QUE E FALAR SOBRE O BLOG/CANAL?

Quando você falar do seu Blog/Canal você dever falar da natureza dele, ou seja, os assuntos que você aborda. Exemplo: vou escrever como se fosse continuação do exemplo acima, “Nesse espaço eu compartilho dicas de beleza, tutoriais de Faça Você Mesmo, Resenhas, ou seja, tudo o que acredito acrescentar e somar na vida das pessoas”. Cuidado para não se empolgar nesse momento e “poluir” essa introdução e falar demais (risos).

QUAIS MÍDIAS DEVO COLOCAR?

TODAS as quais você trabalhe. Lembrando que todas essas mídias devem conter: conteúdo bom e de qualidade, FREQUÊNCIA e profissionalismo. Por que?

  • Conteúdo bom e de boa qualidade: É muito importante todo o conteúdo postado ser de qualidade, seja as fotos no Instagram e no Blog, os vídeos postados no Youtube, os posts do Blog. A empresa vai vasculhar as suas redes para ver realmente como você trabalha, logo é de extrema importância tudo estar impecável.
  • FREQUÊNCIA: E por que esta em letras garrafais? Por que assim como o conteúdo de qualidade a frequência de suas postagens é vital. Esse ponto mostrará para a empresa que você é comprometido com sua audiência e esta focado a manter seu público sempre atualizado.
  • Profissionalismo: Quando me refiro a profissionalismo me refiro principalmente à postura. As redes que você mencionar no seu MK devem ser um espelho de você, claro, porém o seu lado que você quer mostrar para as marcas. As marcas vão te add, vão te monitorar, então pense sempre antes de postar: “Se eu fosse uma marca eu gostaria de ver isso em uma potencial influenciadora da marca?”. Se tiver dúvidas, não poste! Me refiro a palavrões, situação de baixo calão e etc…. Vocês entenderam né!?

QUE INFORMAÇÃO SOBRE AS MÍDIAS DEVO COLOCAR?

Aqui vou dar o pulo do gato e se vocês falarem que fui eu, negarei até a morte (risos). Nessa hora eu entendo que para quem é iniciante bate aquele desanimo. Porém existe uma estratégia e uma forma de mostrar os seus números de forma que eles fiquem mais convidativos.

  • Canal do Youtube:
    • Número de inscritos;
    • Média de Likes;
    • Média de visualizações;
    • Público (faixa etária, gênero, localização);
    • Pulo do gato: Caso você seja muito iniciante e seus números não sejam tão expressivos, ao invés de colocar média de likes e visualizações coloque o total de visualizações do seu canal. Os números pareceram maiores e você não estará mentindo sobre o seu engajamento, apenas estará mostrando de outra forma.
  • Instagram:
    • Número de seguidores;
    • Média de curtidas;
    • Média de comentários;
    • Média de impressões;
    • Público;
    • Pulo do gato: Se o seu engajamento estiver no inicio e você tiver uma boa qualidade e frequência, você poderá colocar o número de seguidores e a média de suas impressões. As impressões do Instagram são um compilado das impressões de todas as fotos, vídeos e stories postados naquela semana, dessa forma os números ficaram mais expressivos.
  • Blog:
    • Número de leitores inscritos;
    • Média de acessos;
    • Pulo do gato: Caso você não tenha muitos inscritos ou sua média de acessos diários não sejam expressivos. Neste momento coloque apenas a informação de total de acessos no ultimo mês.

QUAIS MARCAS DEVO MENCIONAR?

Essa parte do MK você pode reservar para colocar as logos das marcas as quais trabalhou. Caso você não tenha feito parceria ou publi com nenhuma marca, nem coloque esse campo no seu documento. É importante salientar que resenhas de produtos que você comprou ou amostras que ganhou em eventos não conta, ok?!

COMO CONSIGO MOSTRAR DE FORMA ILUSTRATIVA MEU TRABALHO NO MK?

Aqui você poderá mostrar o seu poder com alguns exemplos. Você escolhera alguns dos seus trabalhos (no Instagram e no Youtube) que bombaram no seu canal, ou seja, aquele que te trouxe o maior número de views e curtidas. Com esses dados você consegue mostrar para as marcas que seu alcance pode chegar muito além do seu número de seguidores ou inscritos.

DEVO OU NÃO COLOCAR VALORES?

Essa é uma pergunta complicada de responder. Conversando com muitas meninas do ramo cheguei a conclusão que todas possuem duas vias dos seus MKs, uma que contém os valores e outra sem os valores. Você usará cada um de forma estratégica, por exemplo: Se você esta buscando parcerias não é interessante você enviar o seu documento com valores certo? Isso te dá a chance de negociar com o parceiro em potencial e ver o que fica melhor para os dois. Agora, se você for procurado por uma marca ou estabelecimento querendo saber do seu trabalho e tal, você poderá enviar o MK com os valores de cada serviço ( quanto você cobra por post, por vídeo e etc). Uma dica muito legal é você criar pacotes de serviços, esses pacotes se tornam mais atrativos pois você conseguirá diluir os valores das ações.

E ai?! Restou alguma dúvida?? Se vocês quiserem dicas de layouts ou como estruturar toda essa informação, deixe nos comentários que semana que vem eu trago para vocês. Beijinhos


Quer receber as melhores dicas para blogs? Registre-se no CBBlogers e acompanhe as novidades!

SalvarSalvar

Comentários

  1. Adorei o post e os pulos do gato rsrs,obrigada,espero um dia fazer parte dessa equipe maravilhosa,beijinhos via Wi-Fi 😘😘

    Responder
  2. Foto de perfil de Josi Maia

    Amei seu post.
    Eu estava pesquisando justamente sobre mídia kit. Acredita ?
    E aí chegou no meu e-mail esse post maravilhoso.
    Tenho uma dúvida. Em média.. . Qual valor cobrado para deixar um bAnner em seu Blog? E pra fazer um post sobre uma determinada marca?
    Muito obrigada desde já.

    Responder
  3. Foto de perfil de jhennifervasconcellos

    Favoritei o link. Rsrsrs.
    Amei o post, Flavia. Ainda está cedo para eu montar o meu MK, mas cooooom certeza quando eu for montar, virei aqui. Rsrs

    Responder
  4. Foto de perfil de Silvaneide

    Olá CBB muito precisas as informações contidas no post, concerteza vai me ajudar muito, à dar aquele UP no meu mídia kit…. Beijos Blog da Sil

    Responder
  5. Foto de perfil de Alice M Bogado

    Parece que foi pra mim…Estava super atras disso 🙂

    Como sempre voces arrasam.
    Beijoks
    http://www.atesemsalto.com

    Responder
  6. Olá. Amei os pulos do gato. Haha Obrigada! Quero uma informação… Para quem está começando, se tratando de valores, vóce pode me passar uma média para ter noção do que posso colocar.

    Responder
  7. Foto de perfil de Camila

    Muito bom o texto, quando e como descobrimos que podemos criar um mídia kit?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


#CNB2018 - VÍDEO OFICIAL
  
Pular para a barra de ferramentas