CBBlogers

Colaboradores

Menos gastos e mais Investimentos

por Kauany Santos em Colaboradores, Dicas Especiais

Janeiro 10, 2018 0

Para quem possui uma empresa deve saber que para se lucrar e possuir rentabilidade do seu negócio é preciso obter um controle financeiro que esteja focado em redução de custos e despesas. Essa redução de gastos deve obter muita dedicação dos empreendedores, já que o sucesso de sua empresa irá depender dessa redução, ou então a decadência dela devido a alguma ação errada. Veja algumas dicas que poderão te ajudar nessa redução de gastos:

 

Evite impactos ao cliente

Quando o assunto é reduzir gastos na empresa, essas decisões não podem afetar de maneira alguma o seu cliente.

Já que a redução da qualidade do produto ou de um serviço poderá acarretar em clientes comprando na concorrência. Você precisa sim reduzir gastos, mas também precisa zelar pelos seus clientes, já que eles devem ser sua prioridade.

Incentive a participação da equipe

Para que a redução de gastos seja efetiva, é preciso a colaboração de toda a sua equipe de trabalho. Não tome todas as decisões sozinho, peça ajuda, consiga opiniões de como a empresa pode diminuir despesas.

Pelo fato de sua equipe ter mais contato com seus clientes, eles podem ter uma solução mais eficaz de realizar essa redução, sem atingir o seu público alvo.

Uma boa sugestão é criar metas de economia, ou seja, coloque um desafio para sua equipe como um incentivo, para que eles consigam reduzir os gastos.

Analise os gastos com demissões

Algumas empresas, quando decidem reduzir gastos, optam por reduzir o quadro de funcionários, acreditando que a redução da folha de pagamento irá ajudar nessa redução. Porém para que essa decisão seja eficaz é necessário que haja um planejamento desse ciclo de demissões.

Demissões não planejadas podem acarretar na quebra do fluxo de caixa. Você deve planejar o pagamento do 13º salário, indenizações, quando há, ou multas referente à quebra de contratos.

Então antes de tomar essa decisão certifique-se se é viável.

Controle a jornada de trabalho

É importante controlar os intervalos de seus colaboradores, evitando que eles percam tempo durante o expediente, e depois acabam precisando compensar com horas extras.

Com as horas extras você irá perder pagando para cumprir a legislação trabalhista e para manter a empresa aberta. Conscientize os seus colaboradores deixe claro que vocês são um time e que todos sairão ganhando com isso.

 

Gerencie o estoque

O controle de estoque e a redução de gastos caminham juntos. O prejuízo para o fluxo de caixa de uma empresa com a má armazenagem de um estoque pode ser devastadora.

Ao investir em determinada mercadoria, é necessário saber se essas mercadorias possuem boa saída.

Se você investir errado em uma determinada categoria de produtos que não possuem muita saída, você irá perder capital de giro, e não irá obter nenhum retorno, além do risco de perder mercadorias devido a data de validade.

Tenha cuidado com juros bancários

A maioria das empresas possuem as suas atividades financiadas por bancos, porém é necessário analisar todas as propostas oferecidas pelo gerente do seu banco.

É preciso ter cuidado com os percentuais de juros dos financiamentos e antes de solicitar é importante analisar se o fluxo de caixa te permite fazer esse investimento.

Reduza o consumo

O primeiro passo para se começar a redução de gastos é a diminuição das tarifas de energia, água e telefonia. Com a redução dos gastos nesses recursos sua economia irá crescer de modo rápido.

Comece pela telefonia, revise o seu plano e defina se realemente ele é rentável para a sua empresa, nesse setor a internet é capaz de facilitar a comunicação com seus clientes.

Para economizar energia, tente incorporar espaços com luz natural em sua empresa, e evite a permanência de luzes acessas durante o dia, utilize o velho ditado popular como seu guia “luz que se apaga, é luz que não se paga”!

Invista em marketing digital

O marketing utilizado na forma tradicional demanda uma grande quantidade de gastos e não há grande garantia de retorno. Uma ótima alternativa para isso é o marketing digital.

O ideal seria uma página contendo um blog otimizado de acordo com as regras dos principais motores de busca, uma fanpage, campanha de e-mails, que são alternativas baratas, e que sempre dão muito certo.

Tenha um software de gestão empresarial

Um software de gestão empresarial, irá facilitar e muito o controle de todos os setores da sua empresa. Com ele será possível diminuir os gastos, assim como o quadro de funcionários, já que nele é possível controlar todo o fluxo de caixa, checar estoque entre outras tarefas bases fundamentais.

Um bom exemplo dessa ferramenta está disponível no site da GestãoClick, a empresa oferece um ótimo sistema ERP, que sem dúvidas irá ajudar na gestão financeira da sua empresa. Após conhecer o site, não se esqueça de nos contar o que achou!


Quer receber as melhores dicas para blogs? Registre-se no CBBlogers e acompanhe as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


#CBBVIAJA DISNEY - Comprinhas, Bagunça e Diversão
  
Pular para a barra de ferramentas