CBBlogers

Colaboradores

A importância de NICHAR o seu canal

por Mariana em Colaboradores, Mundo do Blog

janeiro 29, 2018 5

Conhece aquela expressão “atira pra todos os lados, mas não acerta nenhum passarinho?”, então, é sobre isso que vamos conversar hoje, a importância de ter um canal nichado.

Mas Mari, pra começo de conversa, o que significa isso?

Possuir um nicho, significa determinar um foco para seu canal, um assunto

PRINCIPAL que você vai abordar. Ao determinar o nicho do seu canal, você vai ter um público alvo, e assim caminhar para se tornar referência em determinado assunto.

Por que não devo falar sobre todos os assuntos possíveis?

Essa foi a pergunta que mais fiz no ano passado. Quando comecei meu canal, eu queria compartilhar um pouco de tudo. Queria falar de ideias de decoração, vida de casada, maquiagem, cabelo, moda, receitas, resenhas de livros, entrar para o mundo fitness, mostrar minhas viagens, vlogs, enfim, eu queria falar sobre tudo, e no fim, não sabia dizer o que de fato era o FOCO do meu canal.

Percebi que muitas vezes as pessoas queriam receitas, outras só pediam ideias de faça você mesma. Então comecei a ficar confusa e sem saber quem era de fato meu público alvo.

Não conseguia determinar o que mais “bombava” no meu canal, e tudo era muito lento, afinal de contas, muitas pessoas que se inscreviam no meu canal por causa dos vídeos de culinária, por exemplo, acabavam se desinteressando quando depois de 1 mês eu não postava nenhuma receita. Já outras interessadas em dicas de moda ficavam frustadas ao receber a notificação de um vídeo novo e ser uma ideia de “faça vocês mesma”. Analisando esses fatores, decidi sentar, analisar meu público, meu canal e determinar o FOCO.

Como nichar meu canal?

Se você ainda não começou o seu canal e está na fase de construção é preciso pensar que ao nichar o seu canal, você vai delimitar o ASSUNTO PRINCIPAL e vertentes desse assunto para criar conteúdos diversos. Se você já possui um canal e agora no meio de tudo quer nichar, NÃO SE DESESPERE, aos poucos você vai analisando, qual conteúdo a maioria do seu público curte, vai descobrindo as preferências, desse modo não é necessário começar do zero, ou excluir tudo, eu optei por deixar em playlists organizadinhas, porém, agora os vídeos novos aos pouco estão cada vez mais focados.

Apenas um assunto? É isso?

Se você acha que abordar um assunto é pouco para criar um conteúdo bem abrangente, só me resta pensar que esse assunto não é pra você… Digo isso porque quando gostamos muito de falar sobre algo, existem diversas maneiras de explorar ele em diversas categorias, claro que, você pode ter outros assuntos no seu canal, mas que de alguma maneira estejam relacionados ao principal.

Vou exemplificar: Se você tem um canal de moda, mas também ama compartilhar seu dia-a-dia com vlogs, você pode interligar esses assuntos mostrando em seus vlogs o que você está usando, porque escolheu tal look, e ao mesmo tempo, falar sobre outras coisas, como o que está comendo, eventos que vai, enfim, é uma maneira de “interligar” o assunto principal. Claro que muitas vezes, quando se fala em temas mais abrangentes, como “universo feminino” você pode falar sobre muitos “subtemas”, porém, é preciso sempre lembrar que as pessoas que estão escritas, estão procurando saber mais sobre o ASSUNTO PRINCIPAL, e desejam consumir uma frequência desse conteúdo, caso não encontrem isso, provavelmente vão procurar em outros canais.

O mesmo é válido para empresas sabia? Hoje em dia, é mais importante anunciar em um canal com um nicho determinado do que um canal que fale sobre tudo. Pensa aqui comigo, se um canal fala apenas sobre cabelo, todas as pessoas inscritas nele estão ali por causa desse assunto, logo, uma empresa que quer anunciar produtos para cabelo sabe que aquele número é específico, e que todas as pessoas inscritas tem interesse. Diferente de um canal sem nicho, pois se cabelo for um assunto que aparece somente “às vezes”, provavelmente as pessoas que estão inscritas não são possíveis compradores. Sacou?

Dentro do seu foco, você pode abordar de maneiras diferentes no seu canal, uma dica extra aqui é para deixar tudo organizado nas playlists, demonstrando assim um cuidado, profissionalismo e também organização!

Um exemplo, se seu canal é sobre Culinária, separe entre receitas doces, receitas salgadas, quadro disputa dos chefes, experimentando comidas ao redor do mundo, enfim, cada um dos nichos tem uma maneira única. Assim você tem grande chance de tornar seu canal super interessante e bem visado para empresas que procuram anunciar! Me conta aqui em que fase está o seu canal, e se você reconhece a importância de inchar!
Beijos e até o próximo post!


Quer receber as melhores dicas para blogs? Registre-se no CBBlogers e acompanhe as novidades!

SalvarSalvar

Comentários

  1. Nossa eu amei o poste, criei meu canal porque gosto de falar sobre cabelo mais tenho vergonha de falar em frente a câmera aí meu Deus kkkkkk

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


#CNB2018 - VÍDEO OFICIAL
  
Pular para a barra de ferramentas