CBBlogers

Colaboradores

Como criar um plano de negócios para o seu Blog

por Flavia Martines em Colaboradores, Mundo do Blog

janeiro 2, 2018 2

Oláá!!!! E nada melhor que começar o ano falando de que? De que? METAS!! Se você deseja mais do que nunca colocar o Blog como prioridade, e com ele trabalhar em tempo integral, salve esse post porque hoje vamos falar de como criar um plano de negócios rumo ao sucesso!!

Fazer um planejamento requer um pouco de trabalho, mas eu te garanto uma coisa: Quando você terminar vai sentir um sentimento tão bom de dever cumprido que vai valer a pena. Então vamos parar de Blá Blá Blá  e vamos às dicas:

COMO CRIAR UM PLANO DE NEGÓCIOS

O primeiro passo é escrever um resumo, um Sumário Executivo. Ele servirá como um paragrafo de introdução para o seu plano, que deverá conter todas as suas experiências com o Blog, os assuntos abordados, seus objetivos e etc. Caso você esteja pensando em criar um Blog, ao invés de você falar sobre suas experiências relacionadas a ele, fale sobre suas experiências de vida, as quais você desejar abordar e compartilhar.

Agora que temos um sumário vamos escrever como se fosse uma Proposta de Negócios/Serviços para o seu Blog. Nesse momento você deverá responder as seguintes questões: Qual seu diferencial comparado a outros Blogs do mesmo nicho? Qual a sua área demográfica que deseja atingir? (sua cidade? seu estado?). Você deve conhecer muito bem o seu público ou o público que quer atingir e se questionar: O que o meu público gostaria de encontrar aqui? Quem seria o público para X assunto? Todas essas respostas devem estar nessa descrição comercial do Blog.

Depois de responder todas essas perguntas e conhecer nosso público, a próxima etapa será Avaliar a nossa Concorrência.Como fazer essa avaliação Flávia?” Você vai pesquisar Blogs que tenham uma proposta similar a sua e tentar aprender com eles (lembrando que se inspirar é bem diferente de copiar hein?!) e coletar o máximo de informações que poderão ser uteis para você começar a criar o seu conteúdo. Uma coisa importante que queria falar e que “tá tudo bem” se ocorrer, é que a sua área de interesse pode mudar em alguns meses até um ano de Blog, e isso não deve ser levado em consideração nesse momento. Perguntas como: E se eu resolver falar de tão coisa? Não devem ser levantadas nesse momento. Sabem o por que? Devemos começar de algum lugar e atirar para todos os lados não é a estratégia mais coerente. Lembre-se DEVEMOS TER UM NICHO.

E agora? Agora é a parte mais desafiadora, Como fazer dos seus leitores uma família. Do que adianta escrevermos se não tem ninguém ali para ler né?! Nessa hora as redes sociais ajudam e MUITOOOO. Além da opção de e-mail do Blog (aquela que todos que são cadastrados são notificados das atualização, igual as que vocês recebem do Portal do CBB) uma ideia muito bacana é você vincular o seu Blog com uma conta no Instagram e uma conta no FaceBook. A ideia é sempre que ocorrer uma atualização no Blog você divulgar em todas essas redes. Dá trabalho? Dá trabalho! Mas pense que é uma forma muito produtiva de criar conteúdo para todas as redes. Nessa etapa é muito importante você anotar todas essas redes e a forma que você pretende divulgar e linkar o conteúdo do Blog, de forma que mais pessoas fiquem por dentro das atualizações.

Não podemos falar e montar um Plano de Negócios sem falar de Monetização, não é mesmo? Independente do tamanho do seu Blog é importante fazer essa parte do plano, pois vai que acontecesse uma oportunidade nesse meio tempo e você não sabe o que fazer. Nessa parte do plano vamos escrever as formas que possivelmente monetizaremos nosso conteúdo. Seja com publis de resenhas, fotos patrocinadas, anúncios no Blog, lojinhas e outras ideias que podem surgir. Se possível crie uma tabelinha de valores, assim quando você receber uma proposta você já tenha tudo anotadinho.

Como eu falei anteriormente muito coisa pode e DEVE mudar no decorrer do tempo no seu Blog. É super normal as grandes empresas fazerem isso… Então não se preocupe se você precisar alterar alguns desses pontos ou todos. O importante é partir de algum lugar e escrever todos esses pontos que mencionamos aqui.

Ficou alguma dúvida sobre algum ponto? Gostaria que falássemos mais detalhadamente de algum? Deixe ai nos comentários para eu saber e trazer no próximo post. Beijinhos


Quer receber as melhores dicas para blogs? Registre-se no CBBlogers e acompanhe as novidades!

SalvarSalvar

Comentários

  1. Olá Flávia tudo bem?
    Amei o post, gostaria de pedir ajuda, pois este ano eu gostaria de apresentar o meu blog para a minha cidade, eu sei que santo de casa não faz milagre! Mas… sempre tive vontade de fazer uns panfletos e sair divulgando na cidade, o que você me aconselharia a fazer?
    Bjs e obrigada

    Responder
  2. Foto de perfil de Alice M Bogado

    Que post incr[vel Flavia!!
    Abre tanto a mente. Eu tenho blog ha anos mas nunca foquei mesmo nele, estou me dedicando agora e esse post ja me ajudou muito.

    Beijoks
    http://www.atesemsalto.com

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


#CNB2018 - VÍDEO OFICIAL
  
Pular para a barra de ferramentas