CBBlogers

Colaboradores

As novas mudanças no algoritmo do Instagram e Facebook

por Kauany Santos em Colaboradores, News, Tech News

janeiro 19, 2018 20

Sempre falamos por aqui da importância de ter um blog por ele ser um espaço seu e você criar as regras dentro dele. Vocês estão cansados de saber, não é mesmo? E é por motivos como os de hoje que sempre repetimos isso. As redes sociais não são nossas, somente temos uma conta lá, o que nos deixa a deriva em momentos de mudança, principalmente se estas dificultam a nossa vida. Dessa vez, foram mudanças em quase todas as redes sociais que nós influenciadores usamos (você viu o post de ontem? Falamos sobre as do youtube!), e por isso não podemos deixar de informar vocês. É importante você saber o que está acontecendo, para assim, criar a melhor estratégia para divulgar o seu trabalho. Bora ver o que mudou?

INSTAGRAM

Como você sabe por experiências passadas, o Instagram muda frequentemente mas nunca te avisa disso, geralmente ficamos sabendo por trás das câmeras, né? Então todas essas atualizações não foram oficialmente divulgadas (e tenho certeza que nunca serão), mas já conseguimos ver quase todas acontecendo dentro da plataforma. Ok, o que vai mudar?

  • Quando fazer uma publicação, ela só vai ser entregue para 10% dos seus seguidores (o que já acontece faz um tempo, né?) Se dentro das primeiras 24 horas essa publicação tiver um bom engajamento com quem ela foi entregue, o instagram poderá entregar ela para os 90% restantes. Se não, provavelmente suas fotos deem uma flopada (o que é frustrante!)
  • Se você procura divulgar o seu negócio no instagram (que no nosso caso é nosso blog, e outras redes) a melhor coisa que você pode fazer é ter um perfil comercial. Dessa vez o Instagram vai dar algumas “facilidades” para esse tipo de conta (esperemos que ele não nos faça pagar por elas kkk), então pode apostar na conta comercial. Aliás, é muito importante você ter uma, para saber todos os dados que são apresentados nas estatísticas por lá!
  • Os comentários curtos ou somente com Emoji, ao que parece, não contam mais como engajamento na sua foto. Sabe quando o pessoal comenta ”linda”, ”amei”? Então, isso pode ser notado como spam! É claro que é muito difícil a gente controlar o que o pessoal vai comentar na nossa foto, por isso temos que criar estratégias nas legendas, para conseguir comentários maiores. Para você ter uma noção, um comentário bom tem que ter umas 4 palavras.
  • Agora é muito importante você responder os comentários da sua foto nos primeiros 60 minutos. Isso vai ajudar no seu alcance, e afetar ele se você não interagir com o seu publico. Então bora responder na hora que os comentários chegam!
  • Os stories estão ganhando cada vez mais importância dentro da rede. Quanto mais você posta, mais você aparece. E quanto mais seus stories aparecem, mais o pessoal interage com você. Quanto mais interagem, mais as suas publicações aparecem. Tem lógica, né? Precisamos postar muitos stories, agora mais que nunca! Já postou algum hoje?
  • Vocês sabem que o número máximo de hashtags que podem ser usadas em uma foto são 30, né? E eu sei que muitos de vocês usam elas para ter mais alcance (assim como eu), mas agora o recomendável é usar no máximo 5 em cada publicação. Mais do que isso pode ser considerado spam também. Ah, e não use sempre as mesmas, porque se não, spam de novo! Se suas postagens forem consideradas como spam, sua conta pode tomar um shadowban, que nada mais é que: seu insta oculta suas postagens em qualquer hashtag.
  • Ao que tudo indica, sua foto só aparecerá em uma hashtag se esta estiver na legenda da foto, e não nos comentários, então, nada de hashtags em comentários!
  • Ah, e agora você precisa tomar muito cuidado em tirar print dos stories também! Ao que parece, o instagram vai começar a notificar… Para quem trabalha com isso é bom, um jeito de saber quantas pessoas se interessaram, por exemplo, pelo código de desconto que indicou, ou qualquer coisa que você indicou 🙂

FACEBOOK

Tio Mark também lançou novidades no facebook, e dessa vez prejudicando nós, criadores de conteúdo, que temos páginas ”comerciais” dentro da plataforma. Ao que tudo indica, tudo vai ser mais difícil para nossas queridas páginas. Vem entender:

  • Agora vão ser mostradas, em primeiro lugar no seu feed de noticias, as publicações que eles chamaram de ”noticias de qualidade”. E o que serão essas noticias de qualidade? Postagens dos seus amigos e sua família.
  • Com isso, as publicações de páginas, no geral, terão um alcance menor, pois elas não são um conteúdo ”de qualidade”, ao ser gerado por um ”negócio”
  • Como isso será medido? Com os seus likes, comentários, tempo que você parou para ler a publicação. Onde você mais interage, mais publicações apareceram. E vai funcionar assim para todo mundo. Ou seja: seus seguidores precisam interagir nas publicações para que elas sejam vistas.

Essa é a principal mudança anunciada pelo Mark Zuckerberg, o que sim, nos deixa tristes porque dificulta (ainda mais) o nosso alcance. Por isso, é importante estar sempre cientes de que as redes não são nossas.. E eu sei, é desanimador ver que quanto mais a gente se esforça, mais eles complicam no algoritmo, mas não vamos deixar isso nos derrubar, certo?

É importante criar estratégias, testar métodos diferentes, para assim nadar contra maré e conseguir chegar onde queremos. Se vocês quiserem, podemos abordar esse tipo de assunto por aqui, e posso dar dicas de como ter uma interação legal mesmo que seja bem difícil. Me deixem aqui nos comentários se gostariam de posts assim, e claro: me diga sua opinião sobre esse assunto meio ~polémico~! Quero saber o que você acha.. Então até já <3


Quer receber as melhores dicas para blogs? Registre-se no CBBlogers e acompanhe as novidades!

Comentários

  1. Eu amei esse post, entendi melhor as mudanças. MUITO OBRIGADA!! Quero sim ver dicas de como ter uma interação legal! Beijos.

    Responder
  2. Foto de perfil de Blog da Ana

    Que tanto de mudança!!! Gostei! Tentativa de moralizar e prestigiar quem trabalha direitinho é bem-vinda sempre!
    O Instagram podia também era liberar o link no stories pra quem ainda não tem 10k… Tenho tanta coisa legal pra divulgar mas não posso ainda!!!😔😔
    Muito obrigada pelo post!! 👏👏👏
    Beijos!!

    https://blogdaana.com.br

    Responder
  3. Dicas maravilhosas! Muito bom saber sobre as alterações. Tenho um insta e uma fanpage com meus produtos criativos e vejo que no insta o engajamento funciona muuuuuito melhor que no Facebook. Nem se compara. Agora com todas essas mudanças vou ter que inovar cada vez mais pra fazer a coisa andar rsrs. Mas é isso aí, adaptar -se, fazer e acreditar. Ação!❤
    Instagram: marcolucius
    Face: @marcolucius.designer

    Responder
  4. Adorei, mto relevantes as informações para todos nós que somos empreendedores. Obrigada! Se puder falar mais, será ótimo sim.

    Responder
  5. Quem está na luta para ter alcance que é o mais prejudicado, sacanagem isso.

    http://www.thefashionfit.com

    Responder
  6. Excelente conteúdo!!! Ajudou muito!

    Responder
  7. Esse comentário sobre as Hashtags nas legendas está dando o que falar, pelo que testei ainda não está valendo, vamos ver nos próximos capítulos.
    Amei o post.

    Beijoks
    http://www.atesemsalto.com

    Responder
  8. Foto de perfil de Jake Badulake

    A gente vai chegando a conclusão que as coisas só pioram!
    Algo lógico é que se a pessoa te segue, ela quer ver seu conteúdo.
    Como a gente que não trabalha exclusivamente com o blog pode “competir” com quem é blogueira 24 horas por dia ou que tem tempo de ficar o tempo todo na internet e em rede social?
    Agora a coisa mais frustrante é o Instagram continuar permitindo a compra de venda/likes… porque o que mais a gente vê é esse tipo de perfil e gente participando (infelizmente) disso.
    Pra mim, o Instagram ficou terrível mesmo quando decidiu criar isso de perfil comercial e perfil pessoal. Parece que quando a gente muda pra perfil comercial ou investe (R$) ou só perde. 🙁

    Responder
  9. Oi! Gostei muito do post sim, Parabéns!
    Realmente é uma luta conseguir interagir e assim ganhar mais engajamento. Seria ótimo se pudesse compartilhar dicas práticas de como melhorar o engajamento nas redes. Obrigada!

    Responder
  10. Adorei. Obrigada por compartilhar. Estava fazendo tudo errado e não tinha a menor noção disso.

    Responder
  11. Maria da Graça de Jesus Mendes janeiro 23, 2018 06:04

    Informaçoes valiosas, atuais são elas que nos fortalecem, gerando aprendizado……

    Responder
  12. Oie! Quais as fontes de pesquisas dessas informações?

    Responder
  13. Niedja cristina Costa Rodrigues janeiro 24, 2018 09:43

    Gostei muito das dicas. Obrigada!

    Responder
  14. As redes sociais não são nossas é o melhor resumo para esta situação e outras que virão.
    É um problema porque muitos anunciantes fazem métricas apenas em cima das redes sociais, ignorando conteúdo e etc.
    Lamentável porque todos ficam à mercê das redes sociais.

    Responder
  15. Aguardando também saber a fonte. O último item não ficou claro: no stories, fazer screenshot dele pq vai notificar. Alguém sabe explicar o que ela quis dizer!? Obrigada!!!

    Responder
  16. Perdi mais de 300 seguidores no Insta em menos de 10 dias e não estou conseguindo ter o mesmo número de curtidas. E agora?

    Responder
  17. Obrigada por compartilhar essa informação! Eu estava bem confusa com isso, vc ajudou bastante! Eu quero ver dicas de como ter uma interação legal sim, afinal a gente já luta bastante pra conseguir um alcance legal e agora pelo jeito vamos ter q lutar muito mais!

    Responder
  18. Foto de perfil de Isabel Gomes de Carvalho

    Eu não consigo mais postar o link do meu blog no facebook e nem no instagram, por que isso acontece ? Acho que pensam que é spam…

    Responder
  19. Muito legal esse post. É importante saber disso. Estou muito descontente com o alcance das redes sociais, parece que suas publicações não chegam em lugar nenhum.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


#CNB2018 - VÍDEO OFICIAL
  
Pular para a barra de ferramentas