CBBlogers

Colaboradores

Como conseguir parcerias através de um Mídia Kit de qualidade

por Mariana em Colaboradores, Mundo do Blog

dezembro 18, 2017 16

“Como ganhar dinheiro com meu blog?” Acredito que você em algum momento já se fez essa pergunta. Quando entramos para esse mundo da internet e descobrimos que de fato é um trabalho, queremos todas as informações possíveis para fazer render.

Sei que muitas pessoas começam como sendo um hobby e hoje estão lucrando e tendo os benefícios de poder trabalhar com aquilo que gostam, porém, já aviso! Não acontece sem esforço, dedicação e muito trabalho. Vou falar nesse post uma das coisas que auxiliam muito na conquista de novos parceiros para seu blog: O MÍDIA KIT.

O que é o Mídia Kit?

O Mídia Kit é um arquivo que vai te auxiliar muito no processo de conquistar parcerias para seu blog, por isso, é preciso saber como montar o seu. Assim como um currículo, esse arquivo vai evidenciar aos anunciantes os benefícios de utilizar o seu blog como ferramenta de divulgação. Ele deve estar dentro do seu blog, em algum local específico tendo a possibilidade para o download, e principalmente com seus contatos em destaque.

Quais informações deve conter?

Esse é o momento que você deve se colocar no lugar do anunciante, o que ele precisa saber?

  1. NICHO: Primeiro, apresente o nicho do seu blog e os diferenciais que possui ao falar sobre determinado assunto.
  2. AUTOR: Fale um pouco sobre quem você é. Uma sugestão para tornar esse contato mais pessoal é colocar uma foto sua – da onde você é, formações e cursos também são informações que passam credibilidade.
  3. REDES SOCIAIS: Informe suas redes sociais (facebook, Instagram, site, Pinterest, Twitter, todas que possuir). Inclua a quantidade de seguidores das redes, também o engajamento (visualizações e permanência no seu site).
  4. PÚBLICO: Apresente o seu público: sexo, idade, escolaridade e região.
  5. PUBLICIDADE: No seu blog você pode ter algumas formas de patrocínio, tais como: Banner, resenha patrocinada, publieditorial, mídias sociais patrocinadas
  6. ANUNCIANTES ANTERIORES: Mostre outras marcas que já anunciaram no seu blog, se possível coloque o link desses patrocínios, para que outras marcas possam visualizar a postagem e já ter uma ideia da maneira como você faz suas parcerias.
  7. CONTATO: É muito importante você colocar como essa empresa entrará em contato com você, minha sugestão é colocar seu e-mail, afinal de contas, essas informações estarão disponíveis em seu blog, mediante a um contato posterior você provavelmente passará outros dados, como endereço, conta bancária e o que for necessário para realizar a ação.

”Possuir o Mídia Kit já é um sinal de profissionalismo.”

Assim que você iniciar um relacionamento com a marca eles podem solicitar seu Mídia Kit, assim como também você pode sugerir e enviar para que eles se interessem no seu perfil. Lembre-se que honestidade é fundamental nesse documento! Jamais coloque dados irreais para conseguir mais parcerias, isso pode prejudicar seu blog e sujar seu nome.

Sei que quando começamos o blog a vontade é enviar o Mídia Kit para todas as empresas possíveis, porém, primeira é preciso criar conteúdo. Afinal de contas, a empresa vai entrar para conhecer o que você já produziu (por isso é importante manter seu blog recheado de conteúdo e também sempre atualizado), e também analisar se a empresa tem o mesmo nicho que o seu (não adianta fechar parcerias que não combinem com conteúdo e seu público).

Como monto meu Mídia Kit?

Montei um exemplo de Mídia Kit, mas quero ressaltar que – assim como no seu blog – copiar não é uma opção. Elabore seu Mídia Kit na mesma identidade do seu blog. Mantenha uma única linguagem visual para que suas redes estejam “ligadas”, isso vai ajudar na identificação.

Para criar esse modelo eu usei o Adobe Illustrator, mas você pode montar no Adobe Photoshop, Power Point, também pesquisei programas online, Canva, Prezi, você pode escolher e montar o seu personalizado!

Agora mão na massa! Monte seu Mídia Kit com a sua identidade e mantenha ele (assim como suas redes) sempre atualizados!

Caso você entrar em contato com empresas sugerindo parcerias e não obter sucesso, NÃO DESISTA! É normal entrar em contato com empresas que já estão com o grupo de influenciadores fechados; outras que podem não se identificar com o seu perfil, porém, esse não deve ser o seu principal foco. Priorize a criação de conteúdo de qualidade (mesmo que isso signifique investir) e tenha certeza que no momento certo você vai conseguir parcerias incríveis!

Me conta, você já possui um Mídia Kit? Se não, ansioso para começar a montar o seu? Espero muito poder ajudar, então, se você conhece alguém que precisa saber mais sobre isso compartilhe com essa pessoa!


Quer receber as melhores dicas para blogs? Registre-se no CBBlogers e acompanhe as novidades!

SalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar

Comentários

  1. Foto de perfil de Érika

    Vou guardar esse post pra vidaaaaa!!!! Bem explicado e já dá varias ideias legais. Parabéns!!

    Responder
  2. Foto de perfil de Camila Lach

    Teu post me ajudou suuuuper hoje! 💕 obrigada pelas dicas valiosas!

    Responder
  3. Faz alguns dias que estou tentando fazer o meu, porém eu não consigo obter algumas informações como por exemplo o publico alvo, eu tenho o google Analytics mas ainda não sei direito onde achar.

    Responder
    • Foto de perfil de Mariana

      Oi Clara, no youtube é só entrar em Estúdio de Criação que você vai obter essas informações, assim como no blog o Analytics, outra maneira também é no Instagram, quando sua conta for comercial ele geram até os gráficos!
      Na área de comunidade, eles descrevem seu público por lá!
      Espero ter ajudado, beijos

      Responder
  4. Gostei muito da informação obrigada

    Responder
  5. Foto de perfil de Kakau Barbosa

    Já tenho um um mídia kit, mas esse post também me ajudou pois não tinha colocado algumas informações nele que seriam necessárias, obrigada por esse post tão explicativo.
    Poderia fazer um post explicando mais sobre as publicidades? Como funciona cada tipo de publicidade? Quais as melhores? Como fazer ?
    Podeti

    Responder
  6. Foto de perfil de Aparecida Nascimento Cesar

    Amei o seu post! Comecei o blog vai fazer um ano e sempre procurei posts assim! Eu tenho um mídia kit que eu mesmo fiz e sei o quanto é importante!

    Bjs

    Responder
  7. Boa tarde, mariana. Tenho uma dúvida. Já tenho meu midia-kit pronto. Porém não sei para quem enviar. Existe algum site que disponibilize uma lista ou ranking, com endereços eletrônicos para os quais posso estar enviando-o?

    Responder
  8. Mto obrigado pela dica. É certamente uma uma boa forma para divulgação do nosso trabalho

    Responder
  9. Olá você faz kit mídia também para as pessoas

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


#CNB2018 - VÍDEO OFICIAL
  
Pular para a barra de ferramentas