CBBlogers

Colaboradores

Tudo que não te contaram sobre ser influenciador digital: A inveja tem sono leve

por Juliana Piazzarollo em Colaboradores, Comportamento, Dicas Tech, Profissão Blogueiro

novembro 30, 2017 4

“Não grite alto a sua felicidade, pois a inveja tem sono leve”. Provavelmente você já viu essa frase em algum lugar, seja em legendas de fotos nas redes sociais, camisas, gifs animados ou até num outdoor! O que que quero dizer é que realmente virou um ditado popular e se popularizou ainda mais com a chegada das redes sociais, desde os primórdios do falecido Orkut (quem é das antigas ai levanta a mão. rsrs)

O assunto de hoje é digamos um tanto polêmico e controverso, pois tem pessoas que tratam o tema como mimimi (termo de internet designado para dizer que algo é frescura) e muitas outras irão se identificar e dizer que realmente sofrem com esse sentimento tão ruim. Mas o que ninguém pode negar é que ele de fato existe e pode estar presente na vida de qualquer pessoa. As pessoas podem ter inveja das mais diversas coisas: seja sua casa, suas viagens, seu emprego e até mesmo a alegria com que você leva a vida e passa pelos problemas. Tá vendo? Há sempre a possibilidade da “grama do vizinho ser mais verde que a sua”. Porém hoje iremos focar no nosso mundo de influenciadores digitais e o quanto ela pode ser prejudicial para seu trabalho, seja você o invejo ou o invejado. Vamos então definir esse adjetivo tão ruim?

Inveja: substantivo feminino. 1. desgosto provocado pela felicidade ou prosperidade alheia. 2. desejo irrefreável de possuir ou gozar o que é de outrem.

Podemos concluir então que inveja não é algo legal, já que você está desejando o que não é seu por direito não é mesmo? Confesso que nesse mundo de hoje em que os números são exorbitantes, seja de seguidores ou até mesmo na questão financeira, torna-se cada vez mais fácil da inveja ser um sentimento presente na nossa vida. Afinal quem tem 100 mil quer ter 1 milhão, quem tem 1 milhão quer ter 10 milhões e assim por diante, e ninguém nunca está plenamente satisfeito com o que possui, sabendo que há sempre alguém superior. Creio que essa já seja uma questão que mistura o ego próprio com a inveja, o que agrava ainda mais a situação de quem está sentindo e a problemática fica ainda mais complexa de discutir e solucionar.

Mas vamos partir do pressuposto que é somente vontade de ter o que você tem, então assim surgem os famosos haters (pessoas que odeiam e dissipam ódio gratuito na internet) e seu desejo de ser notado a qualquer custo. Pense pelo positivo: o Hater é nada mais do que um fã enrustido! Se ele tem inveja de você, quer ter a vida que você tem, usar suas roupas e participar de eventos , fazer trabalhos e viajar como você, é um bom sinal de que ele te admira, afinal ninguém que as coisas ruins do próximo, somente o lado bom. Como trabalhar com isso? Tente mostrar que aquilo que ele tanto inveja não é tudo na vida de uma pessoa, seja humilde, mostre a realidade por trás daquilo e o quanto você batalhou para conquistar. Muitas vezes as pessoas não tem conhecimento dos ônus e veem apenas a fase do bônus.

Palavra da Juh

Se tem uma palavrinha que eu não suporto é essa tal de inveja. Tento não usá-la ao máximo no meu vocabulário do dia a dia, mesmo ela mais atenuada, que é a tal da “inveja branca” que significa que você também quer ter aquilo que a pessoa tem, porém não deseja o mal à ela, apenas quer ter as mesmas oportunidades. Até concordo que exista esse tipo de sentimento de querer bem, mas querer ter também, mas acho que é mais uma forma de mascarar o nosso sentimento e confessar para nós mesmos que estamos sentindo inveja. Tudo bem que é um pecado capital, mas que atire a primeira pedra quem nunca sentiu? É mais comum do que se imagina e tudo bem você já ter sentido, porém não deixe te consumir.

Dica: A minha dica então é se você estiver sentindo inveja de alguma coisa, pare, pense e faça uma lista mental (ou escrita) do porquê você não ter conquistado aquilo e estabeleça metas para alcançar. Assim você para de se preocupar com o que o outro tem e passa a focar em como você pode mudar sua vida para um rumo que deseja tanto. Já se o seu caso é o de invejado então tente se colocar o lugar daquela pessoa e mostrar a ela o quão a vida dela também te coisas especiais e legais.

Palavra da Flavia

O palavrinha essa né?! Inveja! Hoje em dia vivemos num mundo ostentação que fica difícil não se pegar pensando: “Poxa queria tanto fazer essa viagem”. Não é verdade? Vivemos rodeados nas redes sociais com estilos e vidas bem diferentes do que vivemos e eu desenvolvi um mecanismo para bloquear esse sentimento… Acredite, da certo!

Dica: Toda vez que se deparar com algum pensamento desse tipo olhe além. Tente vez o caminho árduo que aquela pessoa trilhou, veja as noites mal dormidas, a dedicação,  o suor. Fazendo isso você não verá mais aquele momento como “privilégio” e sim como um merecimento. Dessa forma você se anima de focar ainda mais no seu trabalho para que um dia você mereça também.

Palavra da Mari

Inveja. Realmente, a palavra já é pesada, mas também concordo com as meninas, quem nunca sentiu que atire a primeira pedra. Acho que esse sentimento começa a surgir com a falta de gratidão, quando paramos de olhar nossas conquistas para olhar somente a dos outros. Muitas vezes é mais fácil reclamar da nossa vida, invejar a dos outros, porém, esquecemos da parte que correr atrás daquilo que queremos depende de nós.

Olhar para o outro como motivação e alegria não significa sentir inveja, mas um incentivo a também correr atrás dos nossos objetivos e sonhos. Por isso, costumo pensar que a diferença entre inveja e ambição é que a inveja você apenas olha para o outro, ambição é quando você olha pra si e caminha motivado.

Dica: Agradecer, eu sei que parece clichê, maaas, é o que sempre dá certo. Quando penso “nossa, queria muito ter 100k de seguidores do Instagram como fulana de tal” na mesma hora já me corrijo pensando “poxa, eu tinha 100 e hoje já conquistei tantas outras pessoas que gostam do meu trabalho e me acompanham”, agradecer e se comparar consigo mesmo para mim é o melhor caminho!

Então pessoal quero saber aqui nos comentários de hoje quem já sentiu uma inveja, invejinha ou invejona de alguém ou de alguma coisa? Como foi? e como lidou com a situação? Conte sua história pra gente. Bjocas Juh.

Quer receber as melhores dicas para blogs? Registre-se no CBBlogers e acompanhe as novidades!

SalvarSalvarSalvarSalvar

Comentários

  1. Foto de perfil de Érika

    Adorei o post, parabéns!!

    Responder
  2. Foto de perfil de jhennifervasconcellos
    Jhennifer Vasconcellos dezembro 1, 2017 06:04

    Infelizmente é um sentimento, hoje em dia, inevitável. Com essa era da internet, que você mostra TUDO da sua vida (principalmente as conquistas) as pessoas tendem a olhar aquilo e querer igual, afinal de contas é como se fosse uma “venda da felicidade”. É inevitável. Quantas e quantas vezes já me peguei invejando algo (sem desejar o mal para aquela pessoa, lógico). Não tenho vergonha de dizer. A questão é como lidar com ela. E graças a Deus encontrei a minha solução. É nisso que temos que focar.
    A minha solução foi anotar tudo o que eu também queria para me dar ânimo de seguir em frente.
    Ah! E tbm não sigo algumas pessoas que despertam facilmente em mim. Mesmo sendo a tal da “inveja branca” além de fazer mal pra mim, acredito que faça mal a pessoa também. #Eita #FaleiABeça #Sorry kkk

    Responder
  3. Tatiane Shermann dezembro 1, 2017 13:49

    Adorei o post. Expressou muito bem o que eu acho da famosa “inveja branca”. Parabéns Juh.

    Responder
  4. Foto de perfil de Viviane Carvalho
    Viviane Carvalho dezembro 4, 2017 07:55

    Gente inveja branca não existe, a pessoa querer viajar tbm como a outra ou querer ter algo tbm como a outra não é inveja. Inveja é cobiçar o que do outro, seja marido/mulher, carro, seguidores e qualquer outra coisa que é do outro, viver a vida do outro,isso é inveja, querer ser bem sucedido como outra pessoa e trabalhar pra isso não é inveja.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


CBB no PFW - ULTIMO DIA!
  
Pular para a barra de ferramentas