CBBlogers

Dicas Especiais

3 erros cruciais que você faz no seu canal do Youtube e te impedem de crescer nas buscas!

por Colaborador-do-Dia em Dicas Especiais, Plataformas

novembro 13, 2017 2

Se você está lendo esse artigo, provavelmente você tem um canal no YouTube ou está pensando em criar o seu canal de vídeos do YouTube, e isso é ótimo! Sou Camilo Coutinho (não, não sou primo da Camila..rs) estrategista digital especialista em vídeos online e criador do canal Play de Prata no YouTube, onde ajudo criadores e marcas a se desenvolverem e se inspirarem para criar vídeos que atingem os objetivos de conversão, seja visualizações, comentários, likes ou vendas.

Meu canal é novo, mas trabalho com vídeos desde 2006, dando treinamentos, consultorias e hoje dou palestras nos maiores eventos do Brasil sobre marketing digital, e uma das perguntas que eu mais respondo está essa : “O que estou fazendo de errado no meu canal? meus vídeos não crescem?”

É uma pergunta delicada e que pode mudar de acordo com cada canal, mas que sempre parte de 3 erros comuns que você pode estar fazendo em seu canal. Digamos que esses são os 3 primeiros pontos que eu observo quando começo a analisar o “potencial” de um vídeo para ter um bom posicionamento de buscas e visualizações.

Se você estiver cometendo um desses erros nos seus vídeos ou no seu canal, a primeira coisa é ficar tranquila e começar a se planejar para mudar esses hábitos com o foco em ter um canal e conteúdo melhor. Então vamos começar a apresentar os 3 erros cruciais que você faz no seu canal do YouTube:

Erro 1 – NÃO SABER O OBJETIVO DO SEU VÍDEO

Sabe aquela história de que “se você não sabe onde quer chegar qualquer caminho serve”? É exatamente isso que acontece quando você não pensa no objetivo do seu vídeo, ou seja, para qual a busca das pessoas você criou esse seu vídeo.

Se você não se preocupa com qual o objetivo do seu vídeo para as pessoas que te assistem, então você tem dois caminhos:

  • a. criar vídeos é um hobby para você e você não deveria se importar com a conversão, já que é um hobby; ou
  • b. você não se importa para a conversão e o foco do canal é só subir um vídeo para dizer que tem um vídeo.

Caso você não se encaixe em nenhuma das duas alternativas, então você pode se encaixar no ponto de “eu simplesmente nunca pensei nisso ou não sabia disso”. E fica tranquila, não tem problema algum. O importante é que a partir de agora quando você começar a escrever os seus roteiros, você coloque no topo dele o campo OBJETIVO, e ali colocar a busca que as pessoas encontrarão seu vídeo e o qual o seu objetivo com esse vídeo.

Erro 2 – NÃO ESCREVER O DESCRITIVO DO SEU VÍDEO

Eu sei que pode parecer estranho eu te falar sobre o descritivo do seu vídeo se você acabou de subir um vídeo inteiro falando sobre o seu conteúdo. “É isso mesmo Camilo, não faz sentido para mim escrever um descritivo de algo que está tudo no vídeo. E quer saber, eu também acho uma perda de tempo.”

Em um primeiro momento pode parecer que é perda de tempo, mas até onde sabemos o youtube não tem um site tão poderoso que é capaz de ler as palavras e frases que você fala dentro dos seus vídeos. É por isso que é muito importante que você invista bem o seu tempo na criação do texto da descrição do seu vídeo no youtube e em outras plataformas de vídeo também.

São 5.000 caracteres disponíveis para que você possa escrever sobre o conteúdo do seu vídeo, explicar os tópicos, colocar o passo-a-passo, a receita com os ingredientes ou mesmo os links para as suas redes sociais ou publicações do blog – tudo isso desde que tenha uma relação com o conteúdo que você está publicando.

O texto do descritivo do seu vídeo é o que vai ajudar aos robôs do YouTube a identificarem o assunto para qual o seu conteúdo é relevante, e assim aumentar as chances do seu vídeo aparecer melhor posicionado nos resultados de buscas para as palavras relacionadas ao conteúdo.

Erro 3 – NÃO CUIDAR DA CAPA DO SEU VÍDEO (THUMBNAIL)

A capa do vídeo ou a vitrine do vídeo ou thumbnail dos vídeos – cada pessoa chama de um jeito diferente – é responsável por 60% da intenção de cliques no seu vídeo nos resultados de busca no YouTube, ou seja, se você não cuidar da capa do seu vídeo, você praticamente está deixando de lado a possibilidade de ter 60% mais visualizações no seu vídeo, única e simplesmente porque não se preocupou com a capa do canal.

A capa do seu vídeo (thumbnail) precisa ser chamativa, e para isso você deve usar alguns dos pontos básicos do design como cor, contraste e texto. A cor é o primeiro fator que vai chamar a atenção da sua audiência para o seu vídeo. Mas se a cor for muito básico ou mesmo muito pastel, pálida, é capaz que essa cor não produza o contraste necessário para chamar a atenção da sua audiência nas buscas seja no desktop ou no smartphone.

O texto é o terceiro fator, e que te ajuda a “contar a história” do seu vídeo pelo thumbnail, mas que não é fator fundamental. Muitas thumbnails não tem texto, e isso pode ser algo bom também, mas caso você pense em aplicar texto no seu thumbnail, não se sinta obrigada a colocar as mesmas palavras do título do seu vídeo.

Em geral, uma palavra que chame a atenção ou mesmo uma variação do seu título que seja pequena e possa ser lida nos tamanhos minúsculos das telas dos celulares (que é onde acontecem 60 a 70% das visualizações via youtube).

Claro que esses são alguns pontos para você ficar de olho, mas em geral para fazer um bom upload de um vídeo para as plataformas digitais, o ideal é que além desses 3 pilares, você pense em todos os pontos de conteúdo que o google/youtube vai estar de olho no seu vídeo.

E agora que você já aprendeu os 3 pontos essenciais para mudar, eu tenho um convite para você. O meu workshop presencial em São Paulo sobre estratégias de criação de vídeos online (bit.ly/ CursoPresencialCamilo2). Durante o sábado inteiro do dia 18 de novembro em São Paulo, eu vou te mostrar todas as minhas técnicas de conteúdo e otimização para você fazer o seu vídeo ter muito mais conversões do que antes.

Sabe o melhor? Vocês, leitores do CBB, tem um desconto especial de 30% para esse curso. É um desconto incrível para você aproveitar essa chance de melhorar ainda mais o seu conteúdo na internet. Não vão perder, né?

É só entrar por esse link http://mon.net.br/1eiu9 
ou usar CBBOFF para ter 30% de desconto

O caminho é sempre o do estudo, do planejamento e principalmente de quem coloca tudo isso em prática no seu canal de vídeos. Qual a sua desculpa para não otimizar seus vídeos agora? 😉 Até a próxima!

Camilo Coutinho


Quer receber as melhores dicas para blogs? Registre-se no CBBlogers e acompanhe as novidades!

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

Comentários

  1. Foto de perfil de Ana Rogéria

    Oi Camilo, adorei o seu artigo e já fui conhecer o seu canal. Super inscrita.
    Beijios

    Responder
  2. Foto de perfil de Silvia

    Olá Camilo!
    Gostei do seu trabalho.
    Parabéns.
    Blog da Biloka

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


CBB no PFW - ULTIMO DIA!
  
Pular para a barra de ferramentas