CBBlogers

Colaboradores

10 passos para criar seu blog – Calendário de Postagens

por Mariana em Colaboradores, Mundo do Blog

outubro 9, 2017 2

Oi, oi! Tudo bem? Mais um post da série “10 passos para criar seu blog”! Durante essa série já conversamos sobre:

  1. Dicas para criar seu blog – ressaltamos a importância de ter um blog atualmente;
  2. Como escolher um nome para seu blog – indicamos ferramentas que vão ajudar você a escolher o nome ideal;
  3. Quais opções de plataforma e hospedagem – listamos plataformas e hospedagens para o seu blog;
  4. Layout do blog – dicas para deixar o seu blog com a sua cara, mesmo usando temas gratuitos.
Hoje vamos conversar sobre “CALENDÁRIO DE POSTAGENS”.
 
Se você deseja ter um blog de sucesso, já sabe que a criação de conteúdo é algo fundamental! Frequência é outra palavra chave que vai manter seu leitor sempre atualizado, além de visitar sempre o seu blog afim de receber novidades em primeira mão.
No início do blog é comum estarmos cheios de ideias, até porque todos os passos para direcionar o seu blog (assuntos que vimos nos outros posts) estão organizados, listados, então agora é sentar e escrever. Porém, não são todos os dias que podemos parar para escrever, assim como nem todos os dias acordamos criativos e inspirados. Por isso, organizar as postagens, é essencial. Vou citar aqui alguns motivos pelos quais você deve criar um calendário de postagens:

1. Organiza suas ideias

Quando vamos falar sobre um determinado assunto, temos várias ideias para explorar esse conteúdo. Para que esses assuntos sejam abordados de maneira criativa e diferente, você precisa ORGANIZAR.
Vou usar um blog de moda como exemplo. O assunto “moda” pode e deve ser abordado de maneiras diferentes, podemos criar categorias, por exemplo:
• Look do dia
• Achados baratinhos
• Customizando roupas
• Dicas de como usar melhor uma peça X
• 1 peça, vários looks
• Acessórios essenciais para seus looks
Definido as categorias para seu blog, você precisa organizar quais dias serão postadas, com que frequência, e também a sequência desses conteúdos.

 

2. Otimiza seu tempo

Se você já determinou que no seu blog terão 3 posts semanais, pode se organizar para produzir os conteúdos de acordo com as categorias. Novamente vamos usar de exemplo o blog de moda:
Você possui 6 categorias, e vai fazer 3 posts semanais, ou seja, cada semana serão exploradas 3 categorias, então você pode agrupar os assuntos que sejam mais “fáceis” de se produzir juntos. Ex: Look do dia + 1 Peça vários looks + Dicas de como usar uma peça X. Nessa semana você foca em fotos para esses posts, e se organiza para escrever e postar esses assuntos. Otimizar o tempo é pensar nos temas e assuntos que possam ser produzidos juntos, além de que, com esses temas definidos você também vai poder seguir uma linha de pensamento mais precisa, mesmo para aqueles dias que você se sente “bloqueado” de ideias.

3. Apresenta profissionalismo 

Quando um blog tem uma frequência de conteúdo e organização na exposição destes assuntos, apresenta um autor que está comprometido com seu público, afim de oferecer um conteúdo de qualidade e planejado.
Quanto a frequência de posts, o mais importante é você cumprir com o que você se propõe a oferecer. Claro que se sua proposta for de um post no mês, seu público corre o risco de esquecer de acessar o seu blog, porém, também não é válido avisar que terão cinco posts semanais, e não cumprir com o combinado. Quantidade não significa maior engajamento, porém regularidade fideliza seu público.

4. Auxilia na sua rotina 

Existem dias que estamos cheios de ideias para apenas um assunto e isso não é ruim não viu? Com o calendário de postagens você pode passar um dia inteirinho falando sobre a mesma coisa, porém, se organizar para postar em dias diferentes, e seguir a organização do seu blog.
Vou continuar usando o blog de moda como exemplo. Vamos supor que você se programou para fazer uma sessão de fotos, com vários looks. Não precisa postar todos os looks em 1 mesma semana, pode fotografar, organizar e assim ter a categoria “look do dia” pronta para um mês inteiro. Assim, além de você otimizar seu tempo, você organiza suas ideias com base nas atividades que você conseguir executar na sua rotina.
Não existe uma “regra” para usar e criar um calendário de conteúdo, afinal de contas, cada blog aborda um tema diferente, e também explora esses conteúdos de maneira diferente.  Por isso, vou listar algumas ferramentas para você montar o seu calendário de postagens, teste e descubra qual é a melhor para você.
  • Editor Calendar: Esse plugging do WordPress possibilita que você escreva as postagens no próprio calendário, possa editar, assim como remanejar as postagens.
  • Stresslimit: Um plugging do WordPress que funciona como um calendário virtual de postagens 
  • Google Calendar: Uso esse aplicativo como calendário da vida, além dos compromissos, também coloco minhas postagens. Esse aplicativo tem várias opções de cores, local, horários, ou seja, você pode organizar todo conteúdo do seu blog por uma única categoria, e também alinhar isso a sua agenda pessoal. 
  • Caderninho pessoal: Para quem não dispensa o caderno, caneta e  a sensação de dar aquele OK em verde, montar seu calendário no papel é uma das opções. 

Agora que tudo está organizadinho, é hora de produzir o seu conteúdo! Tenho certeza que com as ideias no lugar tudo vai fluir com mais facilidade!!  Estamos no 5º passo dessa série, me conta aqui nos comentários quais assuntos que você quer ver por aqui? Beijo beijo beijo, tchau tchau tchau tchau! 

Quer receber as melhores dicas para blogs? Registre-se no CBBlogers e acompanhe as novidades!

SalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvar

Comentários

  1. Muito bom! Ótimo conteúdo!

    Responder
  2. Foto de perfil de joaobarretoneto

    Chegando e acompanhando a série, formidável, parabéns!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


CBB no PFW - ULTIMO DIA!
  
Pular para a barra de ferramentas