CBBlogers

Colaboradores

ME NOTA: O desespero bate a porta

Eu sei que quando começamos nesse mundo da internet, uma das coisas que mais chamam a atenção são as parcerias. Claro, porque é uma coisa maravilhosa! Imagina só: a marca entrar em contato com você, querendo que teste o seus produtos, que fale deles, e inclusive que te dê esses produtos. Mas opa, espera aí: dar os produtos não é o termo correto. E aliás, você sabe porque as marcas fazem isso? Então vem cá, porque hoje vou explicar tudinho para vocês, e vamos falar, principalmente, sobre quando procurar uma parceria.

Vamos começar pelo porquê. O real motivo para a marca querer uma parceria, sendo muito sincera, é publicidade! É claro que elas podem querer te mandar um mimo, te agradecer pelo carinho do post que fez, ou querer te agradar por uma postagem fofa que marcou no Instagram. Porém, o principal e real motivo, quase sempre, é ter visibilidade, criar um marketing por trás, uma propaganda. Precisamos tirar da cabeça das meninas que não levam a sério, que permuta é um presente: porque não é. Dito isso, vamos ao assunto!

Quando procurar uma marca?

Chegamos ao X da questão: a pergunta que muitas de vocês fazem por aqui. ”Eu já tenho 5 anos de canal”, ”comecei ontem e já tenho 1.000 seguidores”, ”eu amo essa marca”… Essas são as principais frases que mais leio quando alguém quer se justificar por entrar em contato com uma marca, e eu queria dizer que: isso não importa. O tempo que faz que está por aqui, o tanto de seguidores que têm, ou o amor que sinta pela marca. Você só pode entrar em contato com a marca quando tiver algo em troca a oferecer, uma proposta boa mesmo!

Vocês devem estar pensando: ”Nossa Kau, que chato vocês dizendo isso para blogueiras iniciantes”, ai eu te respondo: Calma, eu também sou iniciante, por isso sei bem disso. Digamos que você mande um e-mail para a marca (pelo amor de Deus, nada de comentários nas fotos do insta dela hein?!). Agora imaginem o que a pessoa que leu o email deve pensar:

  1. Esse é o decimo quinto email que recebo dizendo a mesma coisa
  2. A final, o que essa pessoa quer quando diz parceria?
  3. O que ela tem para oferecer, o amor aos produtos?
  4. Todas as anteriores.

Espere a marca

Viram que na prática parece fácil, mas na teoria não é tanto assim, né? Minha dica é: espere a marca entrar em contato. Sim, eu sei, isso pode nunca acontecer… Mas e se acontecer? Imagina que um dia a marca realmente te nota, e vai lá te mandar um e-mail e vê que você já tinha mandando um, algum tempo atrás, sem muito sentido? Pois é…

Não estou dizendo que você não possa entrar em contato, que você está proibida de fazer isso, estou dizendo que SEI MUTO BEM que as empresas reclamam de receber mil e-mails por dia com proposta de parceria, sem entender o motivo da pessoa ter mandando o e-mail. E se vocês duvidam, é só entrar em qualquer grupo de blogueiras do facebook, vão ver muitos posts sobre isso. Com isso estou dizendo para cuidar da parte que depende de você: um bom conteúdo, uma boa relação com seus seguidores, e as parcerias vão vir. E se você acha que realmente pode fechar uma parceria com uma marca, aqui vem a minha dica:

Crie uma boa proposta

Já dei exemplos do que não fazer, certo? Vou dizer o que vocês podem fazer. Criar uma proposta boa, para que a marca veja as reais vantagens de fechar uma parceria com você. Para ela não vai fazer diferença quanto tempo você está no mercado, e sim quantas pessoas você realmente vai influenciar a testar o produto, ou pelo menos criar a curiosidade. O que importa é o quanto você, seus seguidores se identificam com a marca, não que a amem. Explique seus números, o seu alcance, e como os seus seguidores agem quando indica um produto. Para isso, é importante ter o seu nicho, e explicar a influencia que tem dentro dele. Por fim, crie uma estratégia para a divulgação do produto/marca, explicando as suas ideias e como elas serão elaboradas. Agora imaginem o pensamento da pessoa que for ler o seu e-mail, com uma proposta sólida. Pois é, pensará na possibilidade.

Minha dica sempre é que você espere a marca entrar em contato. Eu tenho algumas dicas e truques, que as vezes sigo, para ser notado pelas marcas. O que vocês acham de falar sobre isso em um próximo post? Assim, temos contato com elas, elas notam a nossa existência, e podem nos fazer uma proposta, rs.

Espero que vocês tenham gostado de mais um post dessa série. E ah, se quiserem que eu fale sobre algo específico do assunto parcerias, podem me deixar aqui nos comentários! Eu respondo todos com maior carinho e adoro saber a opinião de vocês, então a gente se vê daqui a pouco ali, combinado? Quero saber se querem as dicas de como ser notado! Beijos <3


Quer receber as melhores dicas para blogs? Registre-se no CBBlogers e acompanhe as novidades!

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvar

Comentários

  1. Tudo verdade, tenho amigas q essa semana mandaram direct pra empresa cobrando o q a empresa ficou d mandar. A empresa disse q ia mandar os.produtos pra teste, mas ngm pensou que a empresa poderia apenas está sendo educada. Em relação ao pedido delas, empresa nenhuma dá produto, ela quer que vc fale dele.para seus seguidores. Ela quer que vc divulgue e em meio a isso aa vzs e até bom Não correr atras, pq vc se compromete.em testar, imagina se tu nao gosta do produto, pra empresa é uma decepção. Isso e chato.

    Responder
    • Foto de perfil de Kauany Santos

      Mina, nós temos as nossas responsabilidades, assim como a empresa tem as delas. Se ela realmente ficou de mandar os produtos, é chato não mandar, né?
      Sobre a questão de testar e não gostar, isso precisa ser conversado com antecedência, deixar claro que só vai falar dele caso realmente goste: sua credibilidade está sempre em primeiro lugar! <3

      Beijooos!

      Responder
  2. Foto de perfil de Karolyne Moraes

    Amei o post. E sempre pensei assim também, sempre quis ser notada e conseguir alguma parceria, mas nunca mandei e-mail ou uma mensagem me “oferecendo” e buscando parceria com alguma empresa. Estou tentando melhorar meu conteúdo e buscando ser notada pelas lojas e empresas através do meu trabalho, rss. Obrigada pelas dicas. Siiiiiim, quero mais posts sobre esse assunto e quero saber as dicas de como ser notada.

    Responder
  3. Foto de perfil de ARTE BRENTAN

    Adorei o posto e queria saber mais sobre seus truques. Para ser notada. Faz anos que tenho meu blog e tenho a sensação que estou falando sozinha só recebo comentários se comento caso contrário parece que ninguém me vê 😢. Bj

    Responder
  4. Foto de perfil de Papo de Luluzinha

    Oi ! Gostei do post e do assunto que abordou. Pode fazer mais deles para nós! Ser notada é uma boa! Beijinhos

    Responder
  5. Eu havia lido muito pouco sobre esse assunto, até porquê, sempre pensei da mesma maneira da sua dica, de esperar um dia..rsrs…a marca entrar em contato. Mas ainda tenho duvida, pois algumas meninas falaram que possui a permuta ou a cobrança pela publicidade. Como seria esta questão de cobrar? Ou o quanto cobrar? A pergunta é, se para iniciantes isso seria uma boa coisa a fazer ou não? Sei que devemos valorizar nosso trabalho, mas pensei que poderia ser assim, no primeiro contato ser permuta e a partir dos próximos com a mesma empresa propor algo ou até mesmo sugerir com a própria empresa o que a mesma possui a oferecer.
    Você poderia falar com mais propriedade sobre esse assunto? Bjs.

    Responder
  6. Achei super válido e verdadeiro as suas dicas. Mas apesar de saber que as empresas querem publicidade e precisam disso, é muitas vezes decepcionante vc ver que muitas das vezes as consideradas”blogueiras grandes” tem muito mais acesso às marcas. claro pq tbm vão gerar maior visibilidade, entretanto seria louvável que as empresas também olhassem para as “pequenas” com bons olhos se não nunca teremos uma oportunidade, já que também trabalhamos muito e compramos a maioria das vezes com nosso próprio dinheiro e ainda falamos sobre a marca de graça, sem ao menos recebermos um repost.

    Responder
  7. Foto de perfil de Jake Badulake

    Amei o post e já espero pelo próximo com dicas pra ser notada hein! 😉
    Ri alto quando li sobre comentar pedindo parceria em legenda de foto! Gente… eu quero morrer quando vejo isso!
    E tem que entender sim o lado das marcas. Até eu que sou apenas blogueira vivo recebendo email e direct pedindo parceria (?) e envio de produtos! Imagina eles! rs
    Jake
    Blog Jake Badulake

    Responder
  8. Foto de perfil de Jaque Donato

    Olá amei muito este post!
    Já estou mega curiosa para saber mais dicas sobre como ser notada! <3
    Agora quero tirar uma duvida! Vale a pena se apresentar para uma empresa que começou a te seguir no Instagram? ou isso entra na mesma questão dos emails pedindo coisas!? hahaha

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


CBB no PFW - ULTIMO DIA!
  
Pular para a barra de ferramentas