CBBlogers

Colaboradores

ME NOTA – Aulas de etiqueta: como se comportar em feiras e eventos?

A Beauty Fair está chegando, e com ela chegam também algumas situações chatas que fazem que nós, influenciadoras, sintamos vergonha. Me diz aí: Desde que a feira foi aberta para blogueiras, teve algum ano que você não escutou alguma história bizarra? Pois bem, hoje vamos falar um pouco mais sobre isso, o que fazer, e principalmente, o que não fazer nesses eventos e feiras.

A primeira coisa que precisamos ter em mente é: Você vai ter um contato DIRETO com a marca, cara a cara. Você pode fazer a representante se apaixonar por você, querer ter você no mailing, mandar Press Kit, fechar parceria, porém precisamos ter cuidado com algumas coisas nessa hora. No mesmo momento que ela pode se apaixonar por você, ela pode nunca querer te contratar.

Foto: http://bolsacombatom.com.br

Tenha em conta a situação

Por nossa sorte, agora várias marcas fazem atendimento personalizado para blogueiras e influenciadoras. Isso quer dizer que vão nos separar em grupos, para assim ter menos pessoas para apresentar o produto, consequentemente conseguir explicar com mais clareza e mais detalhes. Se nesse momento surgir a oportunidade de conversar com a representante, vá em frente. Se não surgir, pensa que a pessoa que está no stand tem milhaaaaares de outras pessoas para atender. Eu sei, é chato ter a chance por estar próxima e não conseguir falar, porém tente se destacar de outra maneira. Faça perguntas com as dúvidas que tiver, exponha a sua opinião, fale o que realmente achar do produto no momento certo. Com certeza, quando entregar o seu cartão e a representante visitar o seu blog/canal,  a probabilidade de ela lembrar de você será muito maior.

E por falar em cartão…

Você já tem cartão do seu blog? Maravilhoso! Não tem? Vai aqui uma dica: É muito feio roubar o da coleguinha! E não venha me dizer que não ouviu essa história em feiras passadas. Se não ouviu sabe como acontece? As blogueiras se conhecem, uma pede o cartão da outra para conhecer o blog, e vai lá e entrega em alguma marca que pede cartão para retirar Press Kit. Depois a outra blogueira chega no stand, e parece mágica, o cartão dela já está lá como quem retirou brinde :O Pois é, isso acontece. Vamos partir do principio ”não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você”, e depois vamos pensar no profissionalismo. Não é porque a feira é lotada, que a pessoa não vai lembrar que teve alguém que fez isso, certo?

E você pode estar pensando: “Ah, mas pelo menos ganhou produtos”. OK, mas e do que adianta? Vai conseguir usar eles.. e depois? Nunca vai fechar uma parceria, não vai ser profissional, não vai adiantar NADA.

Mendigar Press Kits

E com o assunto anterior damos entrada para o tema dos Press Kits. E nossa, tenho muita coisa a dizer… Primeiro: NADA DE MENDIGAR PRESS KITS, pelo amor de Deus!! Você está no stand para CONHECER a marca. A melhor maneira de conhecer é testando? É sim, porém, sabemos que tem gente que vai lá pelo único propósito de ganhar produtos. Então calma gente… Escute a explicação, converse com a representante, saiba do produto! Do que adianta ir lá, pegar a sacolinha e sair? Depois vai fazer uma resenha baseada em ”gostei, meu cabelo está brilhante, recomendo”, mas não vai saber falar nada do produto.

Olha, prefiro nem falar sobre as pessoas que fingem que não foram antes no stand, escondem a sacolinha, e vão lá para pegar Press Kit novamente… Ou roubam as sacolinhas, do stand ou das amiguinhas. Gente, primeiro vamos pensar na empresa: ela quer divulgar os produtos dela, e se você pegar mais de um, tem alguém que fica sem conhecer. Segundo: as pessoas não são bobas! Existem milhares de pessoas na feira sim, mas é claro que as representantes vão lembrar de você. Vamos ter um pouco de senso, e claro, muito profissionalismo!

Nos represente bem

Vamos ao ponto que, particularmente, mais me incomoda. Eu trabalho como influenciadora digital, eu vejo e escuto comentários do tipo ”blogueira só ganha coisas grátis, não trabalha”, e isso dói, dói muito! Acredito que em vocês também deva doer. Só nós sabemos o quanto isso é difícil, o quanto é uma luta diária.. Ai chega o dia de feira e eventos grandes assim, e tem gente que faz questão de provar que não somos profissionais, SOMOS SIM. Pensa que você está representando todas nós! Querendo ou não, é uma profissão nova no mercado, e várias empresas continuam com aquele medo de anunciar, não entendem bem, ou tiveram experiências ruins com outras blogueiras… Então vamos mostrar que estamos preparadas para isso, que levamos a sério, que SOMOS, como digo sempre, a nossa empresa. Você poderia representa a profissão com carinho e profissionalismo por mim, por favor?

E depois que a feira acabar…

O profissionalismo não é importante só na hora do evento, depois também. Agora que você tem toda essa informação que arrecadou nesses dias, tem os produtos para testar, as marcas que conheceu, o que vai fazer com isso? APROVEITAR! Crie bastante conteúdo legal. Crie um relacionamento com a marca: siga nas redes sociais, interaja. Você testou um produto e gostou? É legal mandar um e-mail para marca elogiando e até fazer uma resenha se achar que a dica é muito válida para as suas seguidoras, mas pelo amor de Deus: não vá fazer resenha de um sache!!! Primeiro porque ninguém consegue testar realmente o produto só com um um sache, certo? Então imagina como vai ficar a sua credibilidade quando recomendar um produto sem testar direito.

Porque isso é sim prostituir o mercado!

Perdão se ofendo alguém… Tem muitas maneiras de fazer com que a marca te note, você não precisa se vender por um sache. Se você confia no seu trabalho, sabe que o que faz é bom, em algum momento a marca vai querer te chamar. E se isso não acontecer, tudo bem! Outras marcas vão ver o seu trabalho e querer fechar com você. Você realmente acha que seu trabalho vale uma amostra grátis? Uma coisa é permuta, receber a linha completa, testar com carinho, falar o que achou e etc. Fazer propagando com amostras é outra coisa, é não valorizar o seu tempo e trabalho.

A feira é um evento incrível, onde você pode se divertir muito, conhecer pessoas novas, interagir, viver momentos incríveis. Mas vale lembrar que, se você trabalha com isso (ou pretende algum dia fazer que isso seja seu trabalho oficial), você está lá a trabalho. Está representando sua empresa, sua marca. Então vamos fazer valer a pena, né? Tirar o máximo de conteúdo, aprender muito, e não só sair caçando Press kit!

Vem cá, me conta: Você já passou por uma situação parecida as que relatei? Passou por algo diferente? Me conta aqui nos comentários. Quero saber a opinião de vocês! Estamos aqui para compartilhar dicas e bater muito papo sobre o assunto das parcerias, então te espero aqui nos comentários! Até já <3


Quer receber as melhores dicas para blogs? Registre-se no CBBlogers e acompanhe as novidades!

SalvarSalvar

Comentários

  1. AMEI o post, é a maus pura verdade, já vi várias meninas querendo brinde e até roubando produto de amostra….fico muito triste com isso.
    Trabalho duro, no meu blog e o mais importante AMO aprender….bjs….

    Responder
  2. Foto de perfil de anali silva

    Adorei o post e tudo o que disse é verdade. Eu procuro estudar o produto sabe , composição buscar sobre os principais ativos e testar e passar a opinião verdadeira por mais q o produto seja mais caro ou o mais barato. Já vi resenhas q as meninas falam mal do produto e tb do valor…acho errado e acredito q tenha melhor forma de conversar profissionalmente e com sinceridade com a marca antes de fazer algo q denigre a nossa imagem e a da empresa. É triste demais tudo isso.

    Bjoooo

    Responder
    • Foto de perfil de Kauany Santos

      Com certeza Anali, essa é a melhor maneira de fazer resenha: sabendo o que está fazendo! E sim, temos que ter cuidado em falar mal da empresa, é sempre melhor entrar em contato antes!
      Beijos <3

      Responder
  3. Foto de perfil de Pagu da Mata

    Sou nova com o blog, esta nova profissão é bem puxada e nada facil, trabalhamos duro sei bem disso, ler este post me ajudou muito a abrir a mente, ja vi muita situação como descritas no post.

    Responder
  4. Foto de perfil de Lucineide Silva dos

    Oi!!! Ainda não tive a felicidade de participar de algum evento… Mas essas super-dicas vão me ajudar bastante. Muito obrigado. Beijinhos….

    Responder
  5. Adorei o conteúdo de hoje, informações válidas para o nosso dia a dia. Também sou nova como blogueira e encontro diversos obstáculos, ler os artigos aqui me ajuda muito. Estarei presente no evento e me ajudou bastante essas informações.

    Responder
  6. Foto de perfil de Gisele Crisóstomo Guerra

    Olá. Eu adorei esse post. Estou a pouco tempo com o blog, Instagram, Facebook e canal a pouco tempo. Sempre tinha a vontade de começar, mas só acompanha o trabalho de outras meninas e sempre vi e vejo agora como não é nada fácil. Muitas vezes tenho dificuldades para gerar conteúdo e através da feira terei oportunidades incríveis para isso. Imagina, receber informações, lançamentos e as novidades diretamente das próprias marcas? Isso é uma oportunidade única, não dá para levar na brincadeira como algumas pessoas infelizmente fazem. Vou aproveitar o máximo dessa feira. Bjs.

    Responder
    • Foto de perfil de Kauany Santos

      É isso mesmo Gisele, temos que aproveitar ao máximo e ver como uma super oportunidade, receber em primeira mão as novidades!
      Que bom que pude ajudar, e te desejo todo sucesso do mundo! Tenho certeza que com a sua dedicação vai chegar longe!
      Beijoooos <3

      Responder
  7. Foto de perfil de Mariana

    Kau, você simplesmente arrasa!
    Adorei as dicas!
    Beijos

    Responder
  8. Foto de perfil de Cissy Tavares

    Arrasou no post!!! Ano passado passei por uma experiência tipo essas que você relatou… Estava na fila de um stand, aguardando para entrar com a próxima turma que assistiria a apresentação da marca e dos lançamentos. Daí veio uma “blogueira” e me perguntou: “Essa fila é pra ganhar brinde?!”
    Confesso que nesse momento já olhei pra ela meio torto pq detesto o termo “ir num stand pegar brinde”! Mas pra ser educada respondi que aquela fila era pra assistir a uma apresentação sobre a marca e seus produtos. Daí ela soltou a segunda “pérola”: “Ah tô fora, ter que ficar ouvindo um monte de blá blá blá pra poder ganhar uns produtinhos ou às vezes nem ganhar nada.. Quero não!”
    Eu fiquei olhando pra ela indo embora pro próximo stand e senti vergonha alheia! Muito triste ver coisas assim acontecerem…..

    Responder
    • Foto de perfil de Kauany Santos

      Nossa, que atitude feia né Cissy! Mas faz parte, em todas as profissões tem pessoas que não levam a sério. A única coisa que podemos fazer é nossa parte, e fazer com que cada vez nos levem mais a sério!
      Fico feliz que gostou do post, te espero aqui no próximo ein!
      beijos <33

      Responder
  9. Oh, great, your article gives me useful information and a fresh perspective on the subject.

    Responder
  10. Confesso que não sabia que existia tanta coisa assim que as pessoas faziam em uma feira (passada). Bom, este ano tive minha primeira experiencia como micro influenciadora, não tenho cartão, mas fiz alguns bem simples (sulfite colorido) com os meus contatos, consegui ir em alguns stands e conversar com as marcas e saber dos seus lançamentos, foram poucas que eu tive coragem de entrar..rsrs. Mas foi uma experiencia incrível, até solicitaram o meu cartão (fiquei feliz). Fiz algumas amizades, das quais me orientaram que os acesso geralmente são feitos com cadastro antecipado com as marcas via e-mail. Enfim, foi muito importante você tocar no assunto de que precisamos nos valorizar, se possível quero sim tornar isso como um trabalho oficial, por que não? Perfeito este post. (me comportei muito bem na feira então, mesmo não sabendo de muito coisa que foram escritas aqui) ainda bem né…rs…acredito que não fiz nada erro.

    Responder
  11. Thank you for the information, may be useful for all people of course who read this article

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


#CNB2018 - VÍDEO OFICIAL
  
Pular para a barra de ferramentas