CBBlogers

Colaboradores

10 passos para criar seu blog – Escolha o NOME

por Mariana em Colaboradores, Começando, Mundo do Blog

setembro 11, 2017 2

Oi, oi! Tudo bem? Vamos continuar a série 10 passos para criar seu blog e dessa vez vamos falar sobre a importância e dificuldade da escolha do nome.

No primeiro post conversamos sobre a definição do tema (se você ainda não leu esse post, meu conselho é dar uma passadinha lá antes, assim a gente consegue dar sequência e tudo vai fazer sentido). Agora que você já escolheu o assunto que vai abordar, a definição do seu nome é um dos passos mais importantes a se tomar. Para isso você deve levar em consideração:

1. Tema

Quando você escolher o nome para seu blog, deve pensar em algo que combine com o tema abordado pelo mesmo.  Imagine seu possível leitor pesquisando sobre “x assunto”.  Nas pesquisas seu blog vai aparecer, o leitor vai se interessar pelo conteúdo relacionado ao tema pesquisado e vai acessar seu blog – YAAAY! Objetivo alcançado com sucesso.

Caso não possua ligação com o tema, seu público pode não associar com o assunto pesquisado. Por exemplo: não faz muito sentido escolher o nome “Sapatos coloridos” e falar sobre “Gastronomia”. É importante que esses dois pontos estejam conectados.

2. Fácil memorização

Considere a facilidade de memorização do nome, ou seja, escolha um nome que “grude como chiclete”, seja fácil de lembrar, fácil de escrever e fácil de ser encontrado nas redes. Dê preferência a nome em português, afinal de contas, não é todo mundo que sabe escrever e ler em outras línguas. Quanto mais fácil e mais curto, mais será lembrado.

3. Momento

Ao definir o nome do seu blog, uma dica é pensar em algo atemporal. Por isso não se baseie em uma música do momento ou uma modinha, pois isso é passageiro e pode ser que você se arrependa mais tarde. Imagine seu blog daqui a 10 anos, como você se sente a respeito desse nome através do tempo?

4.  Criatividade

Se você acompanha blogs, deve achar que criar algo totalmente novo parece ser uma missão impossível. Mas não se desespere, ainda há esperanças. Não crie seu nome imitando outros blogs. Principalmente parecido com blogs de sucesso. Não pense em “pegar carona” na fama de outros, porque isso é falta de originalidade, acredite! É melhor você pesquisar muito bem antes. Quando criei meu blog coloquei o nome de “sim, senhorita Mariana”, decidi assim porque eu vivia fazendo perguntas e todos me respondiam com frequência: “sim, senhorita Mariana”. Achei super criativo, e também com o meu nome, parecia perfeito. No entanto meu erro foi não ter pesquisado, pois já existia um blog bem consolidado com o nome “sim senhorita”, ou seja, o meu nome não era o primeiro nas pesquisas, além de que parecia que o meu era uma cópia, com o meu nome inserido. Mudei na mesma hora e claro que dessa vez pesquisei bastante.

5. Disponibilidade/Domínio

Já escolheu? Agora é preciso pesquisar se está disponível. Pesquise se o no site: https://registro.br. O domínio é o endereço do seu site, por isso é super importante pesquisar para ter a certeza que ele não está sendo usado. Se você escolher o nome do blog e o registro iguais vai fortificar ainda mais a sua marca.

Uma dica é pesquisar também no Instagram, Youtube, Twitter, Facebook, Pinterest, em todas as redes sociais que você pretende vincular o seu blog. Quando você usa o mesmo nome em todas as redes facilita o acesso e a fixação da sua marca.

Depois de conferir a disponibilidade, é super fácil e simples comprar esse domínio. O valor do registro é R$ 30,00 por ano. Seu blog vai estar mais profissional e passar maior credibilidade ao seus leitores e marcas que queiram investir no seu trabalho.

Seguindo todas essas dicas, tenho certeza que você vai conseguir achar um nome perfeito. Uma dica extra: anota todas as ideias que vierem na sua cabeça, todos mesmo. E vai analisando se ele se encaixa em tudo o que expliquei lá em cima. Assim, certeza que vai ficar mais fácil decidir 😀

Agora que você já está com o nome escolhido e registrado é a hora de montar o seu layout. No nosso próximo encontro falaremos mais sobre isso, até porque sei que é uma dúvida constante e que muitas de vocês tem. Ah podem deixar aqui nos comentários assuntos que vocês gostariam que eu falasse nessa série, quero ouvir a opinião de vocês! Beijo beijo beijo, tchau tchau tchau tchau!


Quer receber as melhores dicas para blogs? Registre-se no CBBlogers e acompanhe as novidades!

SalvarSalvar

Comentários

  1. Foto de perfil de Jake Badulake

    Amei o post!
    Quando eu entrei pra essa área de blogs, queria falar de unhas. Então o nome foi escolhido baseado no assunto (esmaltenasunhas). Mas convivendo com muitas blogueiras que falavam de tudo, foi despertando uma vontade de uma vez ou outra fugir desse assunto.. mas muita gente não entendia isso. Como um blog chamado “esmaltenasunhas” tava falando de make? de cabelo? de viagem?
    Mudei desde o início do ano para “JakeBadulake” porque meu marido já me chamava assim. Já tinha um tempo que eu tinha esse domínio e as redes sociais.
    Agora não largo mais! <3
    Jake
    Blog Jake Badulake

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


CBB no PFW - ULTIMO DIA!
  
Pular para a barra de ferramentas