CBBlogers

Colaboradores

10 passos para criar seu blog

por Mariana em Colaboradores, Começando, Mundo do Blog

setembro 4, 2017 12

Oi, oi! Tudo bem? Sou a Mariana Emerim, muito prazer! Hoje vou iniciar uma série sobre 10 passos para criar seu Blog.

Atualmente, ter um Blog é garantir seu espaço na internet. A partir dele você pode ser encontrado no Google e ser reconhecido. Nele você consegue explorar textos, imagens, vídeos, links, gifs e músicas. Uma plataforma completa e cheia de oportunidades! Ah… mas porque falar de Blog?!! Blog já era!! Então deixa que a gente te explica:

O Blog e a única plataforma que é realmente SUA – Lembre-se que as redes sociais não são suas, você é apenas um usuário delas e que elas podem acabar a qualquer momento, logo você não tem nenhum controle sobre elas, ao contrário do Blog, que é SEU. Você paga o domínio, a hospedagem e tem controle absoluto sobre ele. Menosprezar o Blog é um erro, então se você quer ser um influenciador digital DEVE sim investir em ter um.

Continua na dúvida se deve ou não criar um Blog? Puxa a cadeira que hoje vamos começar uma série especialmente feita para você que ainda está com essa dúvida. O primeiro passo é definir o tema que seu Blog vai abordar, baseado em algo que você tenha interesse e conhecimento, assim você conseguirá explorar esse nicho de maneira criativa para chamar atenção do seu público.

Se você ainda não decidiu sobre o assunto do seu Blog, vou dar algumas dicas:

1. Faça um brainstorming

Essa é uma dinâmica criativa, a ideia é simples e divertida, com papel e caneta em mãos, escreva tudo que vem na sua mente quando o assunto é Blog. Nesse papel escreva os temas que você gostaria de falar, as cores, o público, as ideias e  as palavras chaves, feito isso, você tem tudo exposto podendo assim ver e dimensionar suas vontades. Terminou? Agora é preciso passar uma peneira.

2. Fale sobre algo que você tenha conhecimento

Você pode ter interesse em muitos assuntos, porém, para que seu Blog tenha um conteúdo relevante e confiável, é preciso que você tenha propriedade para falar sobre, ou seja, conheça e estude aquilo que você vai expor.

3. Possua os equipamentos necessários

Outro ponto super importante é possuir os equipamentos necessários para produzir esse conteúdo. Por exemplo:

Se o tema escolhido é MODA: Você tem uma câmera legal para fotografar looks?

Ou ainda, se seu tema é GASTRONOMIA: Você tem disponibilidade para fazer receitas? Você vai visitar restaurantes com frequência? 

Os equipamentos necessários não precisam ser obstáculos ou se tornar algo totalmente inviável, porém é preciso planejar e ter a certeza que você vai conseguir começar e manter o seu assunto por longos anos sempre com muita qualidade.

4. Tenha paixão pelo assunto

Sei que essa dica deveria estar no topo da lista, mas não considere a ordem e sim todas as dicas como um conjunto. Quando falamos de paixão, significa que o assunto escolhido deve ser algo que você não canse de falar, pesquisar, aprender e compartilhar.

Se você ainda não consegue fazer o Brainstorming, separei algumas sugestões de temas para te ajudar:

  • Moda
  • Games
  • Decoração
  • Gastronomia
  • Vida saudável
  • Filmes
  • Carros
  • Amor
  • Psicologia
  • Aprender línguas
  • Viagens
  • Música
  • Dinâmicas sociais
  • Projetos DIY – Faça você mesmo
  • Jardinagem
  • Dieta vegetariana
  • Fotografia
  • Aprender a tocar instrumentos
  • Entre outros…

Alerta importante: Eu sei que muitas vezes ficamos confusos sobre o que realmente falar e acabamos falando um pouco de tudo e o conteúdo fica totalmente vázio. Então nossa dica e “Nichar“!! Após escolher o tema – faça cursos, se aperfeiçoe, estude para ter propriedade no assunto que as suas chances de reconhecimento serão maiores.

Escolhido o tema, o próximo passo é definir o nome. Já comece a elaborar posts e conteúdo tanto para o blog como para as suas outras redes sociais, pois identidade é tudo!

Beijo beijo beijo, tchau tchau tchau tchau!


Quer receber as melhores dicas para blogs? Registre-se no CBBlogers e acompanhe as novidades!

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvar

Comentários

  1. Foto de perfil de poltrona22

    Olá,
    Ouvi bastante que blog já era quando comecei o Poltrona 22 no início desse ano! Mas insisti e estou cada vez mais feliz com meu conteúdo e com a minha ‘marca’ na internet.

    Abraços,
    Daniel
    https://poltrona22.com/

    Responder
  2. Foto de perfil de Bruna Konkewicz

    Arrasooo no post!!! Confesso que hoje Meu blog serve mais pra postar os vídeos que jogo no YouTube. Mas quero voltar a focar em posts escritos também 😍

    Responder
  3. Ótimo conteúdo! Parabéns!

    Responder
  4. Sem dúvida alguma foi e é extremamente inspirador!

    Responder
  5. Foto de perfil de Jake Badulake

    Eu sempre amei blogs. amo entrar, ler o texto, ver fotos e comentar…
    E depois que eu vi a Ana e a Dani em algum vídeo dizendo que realmente, o blog é a única coisa que é sua, eu amo ainda mais!
    Amei o post e tô esperando pelos próximos pra ver se o meu tá todo certinho!!
    Jake
    Blog Jake Badulake

    Responder
    • Foto de perfil de Mariana

      Verdade, é a única coisa realmente nossa!
      Sabia que também comecei a pensar mais sobre isso quando elas falaram?
      Super me identifiquei!
      Beijo beijo beijo ❤

      Responder
  6. Eu tenho canal, mas comecei com o blog e não adianta, continua sendo minha paixão. Apesar de gostar de gravar, escrever eh tao gostoso .
    As vezes rola bloqueio criativo, mas acontece ate mesmo com escritores famosos. O importante eh fazer por amor e o resto vem!

    Amei seu post e vou ficar acompanhando por aqui.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


#CBBVIAJA DISNEY - Comprinhas, Bagunça e Diversão
  
Pular para a barra de ferramentas