CBBlogers

Como Fazer o seu Blog Crescer

Dicas de Gestão Financeira para quem trabalha em casa

Se você está em busca da sua independência financeira deve ser mais um dos milhares de brasileiros que decidiram administrar o seu próprio negócio. Isso porque, muitos profissionais talentosos e criativos têm visto o período de crise econômica e política como oportunidade. E quando falamos em “próprio negócio”, não se esqueça de tratar o seu blog como tal. Combinado? 

E claro que queremos te ajudar a tornar esse desafio um grande sucesso, por isso preparamos dicas de gestão financeira para pessoas como você, que decidiram, ou estão pensando em criar o seu blog.

Planejamento Financeiro

Se planejar é o primeiro passo para iniciar nessa nova jornada!!

Não pense que começar um blog é simplesmente abrir uma conta no WordPress/Blogger da noite para o dia. É fundamental ter um modelo ou plano de negócio se você quer que seja algo além de um hobby, só assim você consegue manter o foco, um bom ritmo e torna-lo mais atraente. Isso porque esse tipo de planejamento vai fornecer uma previsão do andamento do trabalho e você deve acompanhá-lo para tomar as decisões corretas. Por exemplo, um cálculo estimado de crescimento, definir o nicho, os posts que serão feitos, a quantidade, etc

Essa organização ajudará você a transformar os investimentos do seu negócio em algo positivo. Informações importantes determinarão como a empresa deve direcionar os seus gastos (assim você terá uma noção do quanto precisará faturar para que sua empresa não esteja no vermelho).

Eliminação de Gastos

Além de tudo, é super importante identificar os gastos supérfluos. Assim você poderá observar os investimentos da sua empresa como um todo, enxergando exageros e cortando-os.

Faça o levantamento de tudo: materiais que vai precisar, equipamentos, hospedagem, domínio, etc. É válido ressaltar que isso também é válido para você que trabalha em home ofice, já que você está em casa não representa que deve perder o controle.

Uma boa dica é utilizar um sistema de gestão que ordene as suas contas a pagar em um só lugar mostrando claramente em qual setor você deve aumentar a atenção.

Vida Pessoal x Vida Profissional

Este na verdade é um erro ainda direcionado a gastos desnecessários. Um erro muito comum dos profissionais autônomos (mesmo os mais experientes) é misturar as finanças pessoais com as profissionais.

É preciso que você tenha um controle enorme para que as suas dívidas pessoais não interfiram no caixa da sua empresa e nem o contrário. Assim, se um dia você precisar investir para melhorar o seu trabalho, você terá certeza que conseguiu o dinheiro com o blog e não gastou com algo pessoal.

Da mesma maneira, em sua casa, chegarão as contas que você deve pagar e você não terá como pagar pois retirou dinheiro de suas finanças pessoais para cobrir despesas no blog.

Tudo isso pode ser resolvido com aquele planejamento financeiro detalhado; que irá controlar todo o dinheiro que entra e sai da sua empresa.

Metas

Estabelecer metas é a melhor maneira de direcionar os caminhos da sua empresa. Estabeleça prazos reais e, sobretudo, possíveis ao seu blog.  

Sejam elas de curto, médio ou longo prazo, o importante é saber o quanto você deverá investir para isso, tanto em tempo como em dinheiro.

Além de indicar um caminho a ser seguido para o profissional autônomo, as metas servem para estimular e motivar o profissional.

Tenha sempre uma reserva financeira

Manter reservas com parte do que você recebe é uma boa maneira de se precaver de eventuais emergências. E torna-se extremamente necessário já que é praticamente impossível que você obtenha a mesma receita todos os meses.

O mais aconselhável é que, mensalmente, seja estabelecida uma quantia fixa (pelo menos 10% dos ganhos mensais) para emergências diversas como por exemplo: imprevistos com servidor, com equipamentos, etc

Busque Opções de Crédito para Crescer

Se você tem metas bem definidas ou mesmo se busca o crescimento da sua empresa, estude a opção de solicitar um empréstimo. Existem no mercado diversas opções voltadas para microempreendedores e profissionais autônomos. Com o blog isso pode ser mais fácil porque não demanda um investimento gigante. Mas é claro que: quanto mais você investir, mais chances de dar certo.

Softwares de Gestão Empresarial

Para resolver alguns destes problemas, inclusive alguns ligados a finanças e planejamentos é a adoção de um software de gestão empresarial que fará a maior parte deste serviço para você.

Ele detectará pontos a serem corrigidos em sua empresa; além de oferecer a você uma visão ampla de cada setor para que assim seja possível investir em uma injeção de ânimo onde seja necessário.

Softwares como o Gestão Click oferecem recursos como sistema de gestão financeiracontrole para orçamentos e vendas, emissão de notas e emissão de boletos além de oferecer para você serviços em segurança de dados.

E aí, o artigo acima foi útil para você? E para a sua empresa? Fique ligado em mais dicas aqui no CBBloggers, compartilhe em sua rede social, marque seus amigos e até a próxima!

Imagens: Shutterstock

SalvarSalvar

Comentários

  1. Foto de perfil de ZILANDRA

    um post para aplicar em minha vida
    adorando o conteudo aqui
    beijossss

    Responder
  2. Oi Hevelyn, gostei muito do artigo, foi escrito de forma clara e fluída e aproveitei vários pontos para a minha situação atual. Os posts do cbb me ajudam bastante, vocês são ótimos!

    Abraços!
    http://www.barbaradoblog.com

    Responder
  3. Amei as dicas… ótimas para coloca – las em prática no dia a dia e para o crescimento pessoal e profissional.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


Teaser: #CNB2017
  
Pular para a barra de ferramentas