CBBlogers

Colaboradores

Como Fazer a Inscrição do Microempreendedor Indivudual (MEI)

por Luana viana em Colaboradores, Dicas Especiais, Mundo dos Negócios, Plataformas

abril 19, 2017 2

Olá gente, tudo bem? Meu nome é Luana Viana e hoje vamos conversar um pouco sobre o MEI. Se você é blogueira assim como eu, vai chegar o momento de você abrir uma empresa. A melhor opção para quem está começando é o MEI, lembrando que só se encaixa no MEI pessoas com renda máxima de  até R$ 60.000,00 por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular.

O MEI será enquadrado no Simples Nacional e ficará isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL).

Vamos ao passo a passo de como cadastrar o seu MEI:

  • Na próxima tela, clique no item indicado (“Formalização”, na coluna esquerda).

  • Agora você vai Preencher as informações solicitadas (CPF e data de nascimento) e clicar no botão prosseguir.

Importante:

O sistema não aceita inscrição de quem já participe de outra empresa como sócio ou já seja empresário individual. Caso seja apontado um impedimento por participação em outra empresa (e que não corresponda à verdade), você deverá, antes de fazer a inscrição, corrigir a situação cadastral da outra empresa perante a Receita Federal do Brasil e Secretarias de Fazenda Estadual e Municipal.

Caso você tenha declarado Imposto de Renda nos últimos anos-calendário, será apresentado um campo para digitar o número do recibo e uma caixa para selecionar o ano em que a declaração foi entregue.

Se você não declarou imposto de renda nos últimos anos vai aparecer um campo para você digitar o seu título de eleitor. Tem um observação, o título de eleitor tem que está cadastrado no seu CPF, então se você tirou seu CPF primeiro e só depois tirou o Título ou quando foi tirar o cpf não incluiu o seu Título, você terá que ir nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios para fazer essa correção.

  • Depois de preencher todos os dados, chegou a hora que a gente fica com mais dúvida, afinal em que atividade eu vou me cadastrar. Vou passar para vocês a atividade que eu achei que mais se encaixa com o que a gente faz, então se você é blogueira, youtuber, ou simplesmente trabalhar com alguma outra rede social, essa atividade vai funcionar para você.

Como vocês viram na imagem acima, você poderá colocar mais de uma atividade, uma será a principal e as demais secundária.  Na atividade principal vocês vão colocar, OPERADOR DE MARKETING DIRETO, na atividade secundária você pode colocar outras coisas que também faça. Exemplo: eu coloquei na secundária MAQUIADORA porque eu trabalho também com essa função. Então se você faz alguma outra atividade que se encaixe no MEI pode colocar.

  • Depois você vai preencher o endereço comercial e residencial, caso você trabalhe em casa é só repetir o mesmo endereço.
  • Quando o solicitante for menor de 18 e maior de 16 anos, aparecerá uma declaração de capacidade que deverá ser marcada. Caso o solicitante tenha entre 16 e 18 anos e não seja emancipado, INTERROMPA A INSCRIÇÃO NESSE MOMENTO, pois não pode exercer atividade empresarial.
  • Todas as declarações devem ser marcadas para a conclusão do processo. Após, clicar no botão “Enviar”
  • Ao clicar no botão “Enviar” a inscrição será gerada e você já vai poder imprimir o seu certificado, imprima e guarde a gente vai precisar dele para os próximos passos. Nesse certificado já vai constar todos os seus dados, incluindo o seu CNPJ.
  • Lembre-se que todo dia 20 de cada mês você tem que efetuar o pagamento da Guia, no próximo post vou ensinar você como emitir a guia para pagamento.

Então é isso gente, os primeiros passos de criar sua empresa já foram dados, agora temos que emitir o alvará e solicitar na prefeitura o desbloqueio da senha para emitir nota fiscal, mas isso também é assunto para o próximo post.

Faça o cadastro no Mei, caso tenha alguma dúvida deixe um comentário, que eu te ajudo no que for possível.


Quer receber as melhores dicas para blogs? Registre-se no CBBlogers e receba todas as novidades e informações em primeira mão!

Comentários

  1. Foto de perfil de Bianca Rios

    Eu fiz o meu na semana passada. Tomei uma coça para fazer , mas graças a deus consegui.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


Teaser: #CNB2017
  
Pular para a barra de ferramentas