CBBlogers

Colaboradores

Como deixar o seu Canal do Youtube mais atraente!

por Kauany Santos em Colaboradores, Dicas Tech, Plataformas

abril 13, 2017 11

Conseguir inscritos no canal do Youtube não é lá a coisa mais fácil do mundo, concordam? As vezes as pessoas entram no seu canal, assistem um vídeo, e saem sem se inscrever. Por isso, é importante você tornar o seu canal bem atraente. Assim, quando alguém entrar, vai poder se interessar por mais de um vídeo, e talvez assistir um atrás do outro, e assim, se inscrever.

As dicas de hoje vão ser um pouco mais diferente, sobre a estética do canal mesmo, mas sem entrar em detalhes sobre os vídeos em si. Dei algumas dicas, já faz um tempinho, sobre como fazer o seu Youtube crescer, e falei sobre a importância da qualidade dos vídeos lá, mas hoje vamos começar uma série mais técnica. Perguntei, naquele post mesmo o que vocês achariam disso, lembram? E por isso trouxe a primeira parte. Pois bem, para começar então, vamos deixar o seu canal todo arrumadinho, e cheio de informações, para que o seu seguidor queira ficar por la. Preparados?

CAPA

Ok, é obvio.. mas não custa falar. Vou exemplificar tudo o que vou falar hoje com o meu canal, combinado? Mostrando o que está certo, e também o que está errado. É importante você ter uma capa personalizada sim. Se você tem blog e outras redes sociais (que tenho certeza que sim!), deixe tudo no mesmo padrão. Assim, quando o seu leitor ver, vai identificar a identidade visual que te define, e sempre que ver algo com as suas cores, tipo de letra, enfim, vai te reconhecer.

O que precisa ter na capa? Primeira coisa: você! Seu nome, ou sua foto, sua logo… O que for que defina o seu canal. Você é sua melhor identidade visual! É importante ter também os dias que você posta vídeo. Assim, quando seu seguir entrar, vai poder marcar sempre que esses dias ele precisa voltar no seu canal para ver o conteúdo novo. Você pode colocar também as suas redes sociais, e alguma mensagem fofinha. Por exemplo, no meu tem um agradecimento pelos 50K. E o que tem de errado lá? Que já passei desse número faz um bom tempo, ou seja, ela está bem desatualizada. É importante sim manter a sua capa sempre atualizada, para que ela defina o momento que o canal está passando. Por exemplo: comemoração de X anos de canal, comemoração de X inscritos, especial de vídeo todo dia…

A capa é um pedaço bem grande do seu canal, que as pessoas vão prestar muita atenção, então dê a devida atenção a ela! Ah, e é muito fácil de fazer uma capa legal (eu mesma fiz a minha!), podemos fazer um post sobre isso, que acham? Se curtirem, me deixem nos comentários!

LINKS

Estão vendo aqueles links ali no canto direito? Eles são clicáveis, ou seja: facilita muito que o seu seguidor possa ir direto para suas redes sociais. Isso é ótimo porque vai chamar o pessoal que te segue no YT para os outros meios, o que sempre é muito difícil, né? Eles são totalmente personalizáveis, e você pode colocar vários. Como? Muito fácil:

Quando passar o mousse pela sua capa, vai parecer esse lápis no canto direito. Clicando nele, aparece a opção de editar os links. É só clicar aí, e vai abrir uma página nova, que é essa daqui:

Clicando em adicionar, você vai poder escolher a rede social que quiser, e colocar o link dela. Dá para você escolher várias, e colocar também o seu blog, caso você tenha. Os ícones vão aparecer sozinhos, você não vai precisar inserir foto. Ou seja, super fácil né? Então já corre adicionar os seus!

CONTEÚDO EM DESTAQUE

Já aconteceu de alguma vez vocês entrarem em um canal e aparecer a mensagem ”este canal não tem conteúdo”, porem, quando vocês clicam em ”videos”, aparecem vários? Isso é porque a página principal do canal não está personalizada, e isso é MUITO importante! A página principal é aquela que, quando clicando no link do seu canal, é a primeira que abre. O legal é que dá para você deixar ela do jeitinho que quiser, então bora personalizar a nossa?

Primeiro passo, corre aqui no lápis de novo. Não importa o conteúdo que você tenha, ou se ainda não tem conteúdo, esse lápis sempre aparece. Você vai clicar nele, e vai abrir esta página:

Se você já tiver algum conteúdo em destaque, ele vai aparecer ai. Embaixo vai ter a opção de mudar ou excluir, e é só você clicar no que preferir. Se você ainda não tem o conteúdo, vai aparecer exatamente como na foto. É só clicar no botão ”conteúdo em destaque”, que vai aparecer a sua lista de vídeos. Assim, você vai poder escolher qual prefere. Ele fica em destaque porque é o primeiro vídeo que vai aparecer ali, que o seu seguidor, ou possível seguidor, vai ver. Então, escolha um vídeo bem chamativo, aquele que é seu preferido! Feito isso, vamos para o próximo passo…

LISTAS DE VÍDEOS

Embaixo desse vídeo em destaque, você tem a opção de colocar as suas playlists! Por isso, é muito importante criar as suas próprias playlists também! Você pode criar de todos os assuntos que quiser, ou que falar no canal. Criando elas, você pode colocar na sua página principal do youtube. E o jeito é igual aos de cima, clica no lápis, e vai aparecer essa lista:

Eu, por exemplo, deixei a primeira lista com os meus envios populares. Por que? Minha lógica é: se eles tem muitos views, é porque o pessoal gosta né? Então vamos deixar eles destacados! rs. Depois, coloquei embaixo as playlists que criei para o canal: DIY, Receitas, meus últimos vídeos, e também todas as minhas playlists! Você pode colocar quantas quiser, quantas mais, melhor!

SOBRE

Outra parte muito importante para personalizar é o ”sobre” do seu canal. É lá que você vai escrever um pouco sobre você, sobre os assuntos que o canal aborda, deixar também os seus links, e-mail para contato comercial, e o país. Isso é legal para os seus leitores saberem mais sobre você, e também para as empresas! Com as informações para contato de fácil acesso, é mais provável deles não desistirem de te mandar email ou um direct, né? A forma de editar é igual a do conteúdo anterior: só clicar no lápis que aparece quando você passa o mousse por cima! Muito fácil, né?

Prontinho!

Agora o seu canal está totalmente personalizado. Talvez você esteja pensando: mas poxa, isso realmente importa? E minha resposta é SIM! Quanto mais o seu canal estiver com a sua cara, mais possiblidade de você criar uma conexão com o seu seguidor, ou possível seguidor. Pensa bem: se você entrar em um canal, e ver ele todo vazio, sem personalidade nenhuma, você vai se identificar com o que? Pois é… Talvez não sinta nem vontade de clicar em um vídeo. Essa página é o cartão de visita do seu canal… Você precisa criar uma boa impressão. E vamos combinar: é super fácil fazer isso. O que pode te ocupar mais tempo é a capa, mas a gente pode se ajudar nisso, né?

Então bora, corre lá, personaliza todo seu canal, e deixa o link aqui para mim, prometo que vou dar uma olhada e deixar minha opinião. Vocês podem fazer um antes x depois também se quiserem, e me mandarem no Instagram (@kaausantos) ou email ([email protected]), e eu ajudo no que precisarem. O que acham?

Combinado então? Espero vocês daqui a pouco nos comentários! Ah, não se esqueçam de me dizer também o que vocês querem ver nesse tipo de post mais técnico sobre o Youtube… Faço isso para ajudar vocês, então quero resolver todas as dúvidas! Até já então <3


Quer receber as melhores dicas para blogs? Registre-se no CBBlogers e receba todas as novidades e informações em primeira mão!

Comentários

  1. Foto de perfil de Rozeni

    Me ajudou muito este post. Obrigada por compartilhar

    Responder
  2. Foto de perfil de Nathh

    A-M-E-I! estou lendo a parte da capa ainda, mas quero dizer que QUERO! rs Acho que vai ser muito útil ter dicas de como fazer uma capa legal, programas, etc.

    Responder
  3. Foto de perfil de Nathh

    Adorei todas as informações!! Gostei muito da parte do conteúdo em destaque, eu não sabia disso :s

    Beijoos! E obrigadaa ♥

    Responder
  4. Foto de perfil de Lulu on the sky

    Gostei das dicas Kauany, aceito sugestões no que posso melhorar e você pode encaminhar direto no meu e-mail ok?
    Já sigo a maioria das dicas que você deu.
    big beijos

    Responder
  5. Foto de perfil de Rosa

    Olá !!! Não sabia que você tinha um canal…..As dicas são ótimas. A cara do canal é tudo mesmo…obrigada !!! Beijossss
    rosararablog.blogspot.com.br

    Responder
  6. Posso deixar mesmo o link??? Entao eu preciso de uma avaliação. Comecei recentemente e tenho poucos vídeos l, sou uma negação com YouTube! Obrigada pela ajuda!

    Responder
  7. Amei as dicas e adoraria um post também ensinando como fazer uma capa legal para o canal… Beijos
    http://www.estacaomaterna.com.br

    Responder
  8. Foto de perfil de Nattany Martins

    Aconteceu uma tragédia comigo: meu Google + foi excluído porque o Google entendeu minhas divulgações como spam. Eu sempre fui muito cuidadosa pra não fazer spam, mas acho que divulguei em grupos demais. Não perdi meu canal no youtube – GRAÇAS A DEUS – mas não consigo mais atualizar a capa, já que esta função era “habitável” no Google +. Tô sofrendo e sem saber o que fazer. Vocês tem alguma ideia do que posso fazer pra conseguir colocar a capa de volta.

    Responder
  9. Amei a ideia de ensinar como fazer uma capa legal ! 🙂

    Responder
  10. Foto de perfil de Gii Nayra

    Adorei e quero dicas de como e onde criar capa personalizada Beijoooos

    Responder
  11. Olá, obrigado pelo texto! Muito interessante.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


#CNB2018 - VÍDEO OFICIAL
  
Pular para a barra de ferramentas