CBBlogers

Comportamento

Você sabe representar uma marca?

por Kauany Santos em Comportamento, Mundo do Blog

março 30, 2017 11

Nós sabemos: a era de influenciadores digitais revolucionou o mundo da publicidade e propaganda. As divulgações são feitas de outras maneiras, e as marcas ainda estão se adaptando a isso. Ainda vemos muitas empresas que não arriscam a fazer divulgação com influenciadores. E é que se acostumar com as diferenças que nós apresentamos as vezes não é fácil. Antigamente, quando uma marca queria uma divulgação, logo ia procurar pela atriz que estava fazendo um dos papeis principais do horário nobre da TV, não é mesmo? Fechavam a campanha com ela, e estava tudo lindo. Mas isso mudou…

A diferença entre fechar com uma celebridade e uma blogueira/youtuber ainda pode assustar algumas marcas. Nós devemos entender que, quando fechamos parceria ou contrato com uma marca, de certa forma, acabamos sendo a imagem dela. As celebridades com um estilo de vida diferente do que as marcas procuravam geralmente não fechavam altos contratos, e isso tem a ver também com o nosso meio. Nós devemos entender que, ao colocar nossa imagem relacionada com a da marca, precisamos ter um cuidado muito grande com o que dizemos, pensamos, e com o que fazemos.

Mas como assim? Isso quer dizer que se eu fechar com uma marca preciso ser uma pessoa super certa? Em certo ponto, sim. O Youtube e as redes sociais em geral são redes muito espontâneas. Nós temos o total direito (e dever!) de dizer o que pensamos sobre o produto ou a marca, mas devemos ter a consciência de que tudo que falamos pode ter sua consequência e o seu peso. Nosso maior trabalho é sempre influenciar! Imagina que você não gosta de um produto de uma marca X, faz uma publicação detonando o produto e a marca, e isso toma uma repercussão gigante. E você pode estar pensando ”mas poxa, eu nem tenho tantos seguidores assim para criar repercussão”, mas a internet é imprevisível. Nunca sabemos quando algo vai tomar uma proporção gigante!

Nós sabemos o quanto é difícil ainda algumas marcas confiarem em nosso trabalho. Por muito que isso tenha mudado MUITO de uns tempos para cá, e cada vez fique melhor, nosso maior dever é fazer que esta profissão tome o seu lugar de vez, e que o mercado se adapte totalmente a essa nova era. Por isso, é importante que tenhamos sempre um bom relacionamento com as empresas, e tenhamos sempre uma boa atitude que represente a nossa profissão. Vamos ver então alguns pontos e cuidados a se terem em conta?

Você é a imagem da marca!

Seja porque ela te mandou um press kit, fechou uma permuta, te contratou para uma campanha, pediu um vídeo patrocinado; o que for! No momento em que você está falando de um produto, você esta representando a marca. Você é a voz que está falando por ela: se o produto é bom, se é novidade, se é revolucionário… E você precisa ter consciência disso. Ter cuidado com o que você diz, como você diz e como representa ela.

Saiba o que diz

A grande diferença entre as celebridades e as blogueiras é que o público espera a sua opinião sincera. Nós sabemos: a Gisele Bündchen não usa Pantene, mas você usa o que recomenda, né? Por isso você tem que saber o que está recomendando. Faça um pequeno estudo sobre o produto, teste um tempo bom para falar com profundidade sobre ele, entenda o produto. Na hora de recomendar, você vai passar segurança para o seu seguidor, e esse é o primeiro passo para influenciar alguém: ter certeza e ser verdadeiro no que fala.

Mas você tem que ter cuidado do que diz só quando vai falar sobre o produto? NÃO! Você precisa ter cuidado com tudo o que diz. Veja bem, imagina que em um vídeo onde você fala mais sobre você, você conta que não entende NADA sobre maquiagem. No próximo vídeo você vem com um tutorial. Isso não vai gerar credibilidade, nem para o seus seguidores (que não vão querer comprar o que você  recomendou), nem para a marca que não vai querer que alguém que não entende nada represente ela. Concordam? Por isso é importante você sempre ser real e transparente. Não gosta e não entende de maquiagem? Não represente uma marca desse setor.

Conquiste uma credibilidade

Por isso é importante você sempre falar sobre o que entende. Não vamos ser hipócritas e dizer que todos os influenciadores fazem isso, mas também sabemos, como leitores, que quando alguém que seguimos fala sobre algo que não entende, percebemos na hora. Chovem comentários de pessoas que se tocam e reclamam. Seja sempre real com o seu público, para que assim, quando fechar com uma marca e recomendar um produto, eles acreditem quando você diz que ele realmente é bom!

E vou reforçar o que disse no ponto anterior: você precisa conquistar essa credibilidade em tudo, não só quando fala de um produto ou marca. Tudo o que você faz por fora do seu canal ou blog, mas é mostrado no Instagram ou Snapchat, precisa ser uma realidade que te defina, precisa ser 100% você!

Mostre profissionalismo

Já disse antes: nós precisamos mostrar que esta é uma profissão seria. Ainda tem muitas empresas que não conhece bem o nosso trabalho ou tem medo de investir em divulgação com influenciadores. Sempre que tivemos a chance de demonstrar o quão profissional somos, mais as empresas vão dar valor ao nosso trabalho! Então vamos mostrar que viemos revolucionar o mercado, mas de um jeito bom!

Este seria um resumo básico de como se comportar nesse meio, mas é claro que tem muito mais! Nós sabemos que ser influenciadores envolve tudo. Desde a hora que acordamos; até a hora que vamos dormir nós estamos trabalhando. Nós  somos a nossa empresa, por isso, devemos cuidar 24hrs do nosso trabalho, sempre. E fazer que uma empresa confie em nós para ser a imagem deles é uma conquista e tanto! Por isso, é importante a gente sempre cuidar desse relacionamento; tanto o nosso com nós mesmas, tanto o que temos com os seguidores, e também o que temos com as marcas!

Acreditamos que sempre é bom aprendermos coisas novas, e ter várias perspectivas do assunto. Por isso, queremos saber o que vocês pensam sobre. Deixem aqui nos comentários como vocês acham que deve ser o relacionamento de marca – influenciador, se vocês concordam com o que dizemos, e principalmente, se você tem mais dicas para dar para os leitores! Vamos fazer essa troca gostosa de experiências que sempre fazemos, que acham? Até já então, esperamos vocês nos comentários! <3


Quer receber as melhores dicas para blogs? Registre-se no CBBlogers e receba todas as novidades e informações em primeira mão!

Comentários

  1. Foto de perfil de Meio Julia

    É realmente um ponto muito importante esse tema do post. Porque ao falar algo sem honestidade e transparência, em um instante pode acabar perdendo seguidores e até mesmo o carinho que eles tinham pelo influenciador.

    Responder
  2. Foto de perfil de Lulu on the sky

    Acho fundamental sinceridade na hora de representar o produto e caso não tenha dado certo na hora de usar, sinalizar a marca antes de sair denegrindo a imagem do produto seja em posts e até mesmo em vídeos no canal.

    Responder
    • Foto de perfil de Kauany Santos

      Exatamente Lulu! Se você tem o contato da marca para conversar diretamente, pode entrar em contato contando o porque não funcionou para você! Todas as marcas entendem esse ponto do influenciador… Mas nunca podemos recomendar algo que não deu certo, né? E muito menos denegrir uma marca que te contratou! <33

      Responder
  3. Foto de perfil de Karina Ferreira

    Belíssimo post Kau, até pra mim que já estou há algum tempo nesse ramo tenho muitas dúvidas.. principalmente com resenhas de produtos! Tento ao máximo entender sobre composições para não falar besteira, mas ainda sim é muito complicado.. por isso, esses posts ajudam muito!!!

    Responder
  4. Foto de perfil de valentinasantos

    Esse post diz muito sobre o que acontece hoje. como muitos famosos ou influenciadores só usam ou falam da marca por dinheiro ou mais desvalorizam aquele que ta batalhando para fazer um bom trabalho e vem alguém e desmerece aquilo que voce faz por carinho e amor. Já aconteceu comigo de uma marca querer usar algum post feito por mim sem ser patrocinado apenas por gostar e a loja querer usar e fazer propaganda com meu trabalho e e ser por nada e sugeri que tava me fazendo um grande favor. Isso mostra como os valores estão invertido e nem ao menos as pessoas tem a sensibilidade correta de entrar em contato e fazer uma proposta digna que não ofenda sua dedicação Amoe e profissionalismo em um trabalho que assim como pra muitos é uma vida e tem grande valor sentimental. Eu mesmo comecei o Blog em meio de uma depressão e o Blog foi uma fortaleza e de grande ajuda aonde eu colocava foco e dedicação e com o tempo vi a importancia do blog se maior que meus problemas e ser feliz por ter algo tão importante na minha vida e é uma pena ver as pessoas desvaloriza o que nem conhece, aonde deveriam apenas respeitar. Todos podem ter a sua opinião sincera mas ter cuidado com o modo que conduz pois um carater bom nunca se compra.

    Responder
    • Foto de perfil de Kauany Santos

      Com certeza Valentina! Como disse, ainda existem marcas que não entendem bem o nosso trabalho, e por isso temos que cada vez dar mais valor. Uma pena as marcas quererem usar seu trabalho assim, e mais triste ainda não ter nem um pouco de sensibilidade… Mas cada vez mais estamos criando um vinculo muito bom com empresas que nos valorizam, não é mesmo?
      Estou muito feliz de que o mundo digital tenha te ajudado tanto, é muito bom ver pessoas realizando seus sonhos e deixando atrás todas as coisas ruins!
      Parabéns por essa força! <33

      Responder
  5. Foto de perfil de Thamy Almeida

    Concordo plenamente com no cada detalhe deste post, nós, influenciadores precisamos ter muita atenção e profissionalismo, temos que ter em mente que um trabalho mal feito pode sujar não somente o nosso nome, más a profissão de influenciador digital. Vale muito a pena ler e nos auto avaliar, estamos mesmo sendo profissionais ? Estamos deixando nossa “marca” no mercado, e se sim, essa é mesmo a impressão que queremos passar?

    Responder
  6. Foto de perfil de Jake Badulake

    Concordo demais com você. Post incrível!
    A gente leva muito tempo pra conseguir credibilidade com leitores e com marcas e muita gente entra pra esse mundo de “blogs” achando que é fácil! rs
    O pior é que se uma pessoa se porta mal e de forma não profissional, pode prejudicar outras pessoas que buscam essas oportunidades também.
    Jake
    Blog Jake Badulake

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


#CNB2018 - VÍDEO OFICIAL
  
Pular para a barra de ferramentas