CBBlogers

Comportamento

Etiquetas de um Digital Influencer: Comprometimento!

por Kauany Santos em Comportamento, Mundo do Blog

fevereiro 1, 2017 2

Já falamos por aqui, várias vezes, sobre as etiquetas de um blogueiro/a, mas sempre é bom relembrar alguns assuntos, não é mesmo? Até porque as vezes parece que a gente esquece algumas coisas… O certo é que tem vários pontos a serem considerados se quiser sempre ter uma boa imagem com as empresas, marcas, assessorias de imprensa e também com seu público e seguidores, por isso, vamos ver uma série de posts nesse estilo, cada dia falando um pouco mais sobre um assunto.

Hoje vamos focar no comprometimento, o que faz a gente sempre manter a nossa lista de parceiros ativa e cheia. Pensa assim: se você cumprir com todo o combinado, mais as empresas vão ficar felizes com o seu trabalho, e consequentemente, vão querer contar sempre com você. Caso contrário, pode ir perdendo parceiros aos poucos. Certo? Certo! Então pega seu caderninho e bora anotar as dicas!

É normal, trabalhando na área de influenciador digital, receber convites para alguns eventos. Lançamentos de novas coleções, edições especiais de alguns produtos, apresentação de uma nova marca, etc. Normalmente esses convites chegam por email, certo? Então vem aí a primeira dica sobre comprometimento:

Responda todos os e-mails e convites, mesmo que a resposta seja negativa!

Não só os de eventos, mas também os de proposta de parceria, os que fazem qualquer tipo de pergunta. Vamos supor que recebe uma proposta de parceria: a loja não tem muito a ver com o seu estilo, e você não gostaria de receber os produtos. Talvez você pense ”não tenho interesse, nem vou responder”, mas o correto seria você manter uma boa imagem e explicar para a marca o porque acha que a parceria não seria legal.

Agora vamos supor que você recebe um convite para um evento, e você não pode ir. Ao invés de ignorar, responde que gostaria muito, mas não será possível. O motivo de responder sempre e-mails desse tipo é para que as empresas saibam, pelo menos, que essa conta é ativa, e poder continuar te convidando para os próximos, que poderiam te interessar. Vale lembrar também que:

Precisa responder com rapidez!

Não estou dizendo que precisa ser no momento, mas no máximo, responde com um prazo de 24hrs. Entenda que a internet funciona muito rápido, e que as empresas vão esperar essa resposta em prazo curto de tempo sim, a final, e-mail foi criado exatamente para isso, não é mesmo? Geralmente os e-mails com propostas de parceria ou convites são muito fáceis de responder. São bem poucos que pedem algo mais complicado de conseguir, então não tem motivo para demorar. E-mail dá pra responder até por celular! Ah, tem uma um ponto MUITO importante:

Se você confirmar presença em um evento: COMPAREÇA!

Parece uma coisa boba, mas vemos muito isso por aí, ein!? Acontece que quando uma marca organiza um evento, geralmente tem um número máximo de convidados. Se a metade dos convidados confirmar a presença, eles vão contar com esse número. Se um tanto não poder assistir, eles vão ter a possibilidade de convidar mais pessoas para ter um número legal de participantes. Mas se você confirma, e não vai, você tirou a chance de alguém que realmente quisesse ir, e principalmente, tirou visibilidade da marca. E ela sabendo que você não cumpre com a sua palavra, provavelmente não receba mais nenhum convite.

É claro que imprevistos acontecem! Mas você não pode deixar de ir porque estava com preguiça, por exemplo. Eventos são, de alguma forma, uma parceria com a marca também. Se você não deixaria de postar um vídeo ou post combinado, também não deixe de ir em eventos nos quais confirmou presença! Então, resumindo tudo o que foi falado aqui é:

Tenha o comprometimento com o seu trabalho!

A única maneira de uma marca ver seu blog como uma empresa, é você tratando ela como tal. Combinou de ir a um evento? Vá. Marcou de fazer um post por permuta? Faça. Cumpra com a sua palavra, e assim, o seu trabalho será levado a sério. Ter sempre um relacionamento amigável com empresas e assessorias de empresa é uma ótima maneira de ter contatos importantes!

Tem algumas partes desse post que parecem meio óbvias, mas recebemos bastante perguntas sobre, e é claro que sempre que surgem dúvidas a gente vem aqui responder. Se você não cumpre com alguma dessas dicas, sinta esse post como um pequeno puxão de orelha. Mas é um puxão de orelha do bem, porque sempre queremos que o trabalho de um digital influencer seja bem reconhecido!

Se tiver alguma dúvida sobre o assunto, não duvide em perguntar aqui nos comentários; assim como se tiver alguma sugestão de tema que podemos abordar nessa série sobre etiquetas para a profissão. Combinado? Esperamos vocês daqui a pouco nos comentários então!


Quer receber as melhores dicas para blogs? Registre-se no CBBlogers e receba todas as novidades e informações em primeira mão!

Comentários

  1. Uma dúvida que eu sempre quis saber. É melhor ir atrás de parcerias ou esperar elas chegarem?

    Responder
    • Foto de perfil de Kauany Santos

      Oi Liana!
      Se você tem um público bem específico, com um bom engajamento e acha que vai dar visibilidade a marca, é legal você mandar um e-mail 🙂
      Mas normalmente é melhor esperar eles entrarem em contato contigo. Pode mandar e-mails pedindo para te incluirem no mailing, para que eles te conheçam! 🙂
      Beijo!

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


#CNB2018 - VÍDEO OFICIAL
  
Pular para a barra de ferramentas