CBBlogers

Dicas Tech

Shutterstock anuncia as novas tendências criativas de 2017

Janeiro está acabando, mas ainda podemos considerar que é começo do ano, né? Como todo ano novo, a gente não consegue evitar falar de tendências, e hoje vamos aprofundar nelas. A Shutterstock anunciou, nesta segunda, o relatório anual das tendências criativas, ou seja, tudo o que é referente a imagens, vídeos, texturas; e identificou os estilos e as tendências que vão dominar em 2017.

Essas tendências refletem o contraste entre o mundo real e o mundo digital,  entre a natureza e tecnologia, e entre o passado e o futuro. Com a informação que eles recolheram a partir das buscas, downloads, e é claro, uma equipe especializada no assunto, eles nos contaram quais são as tendências em um nível global.

Global

O legal de conhecer essas tendências é que você pode saber mais sobre que tipo de imagens usar no seu blog.  Assim, seu público pode se sentir mais atraído pelas imagens dos posts, das thumbnails dos vídeos, fotos do insta, etc. Então vamos conhecer um pouco mais sobre as que vão estar com tudo esse ano? Estas são algumas das tendências globais analisadas no relatório, e que apresentam um misto do antigo e do novo.

  • Textura Branca – Adicionando uma sensação 3D. Essa tendência pode ser nítida, intrincada, ou refletir os padrões encontrados na natureza. Ou seja: aposte no fundo branco com textura!
  • Emojis – Uma forma verdadeiramente global de comunicação. Os emojis transcendem a linguagem. Com uma simples carinha você pode expressar muitas coisas, concorda?
  • Halftone – Papel de Jornal, TV analógica e pop art. A beleza do meio tom reside na imperfeição. Tem um estilo mais clássico, voltado aos anos 50.
  • Head-Up Display – Um estilo de painel elegante, com medições e números em um piscar de olhos. Legal para adicionar informações as suas fotos!

Cultura

Nas tendências culturais eles seguiram um cronograma, dando um passeio pelo passado, presente e futuro. Perceberam o boom que teve esse ano Star Wars e Pokemon, por exemplo? Isso é porque a gente sempre sente aquela nostalgia do passado, então sempre procuramos visitar-lo, e criar algo novo por cima dele. Por isso algumas tendências sempre voltam! No presente, é mais normal a gente se apegar ao momento, descobrindo complexidades em nós mesmos e nas pessoas ao nosso redor através da reflexão, da atenção plena e das formas individuais da espiritualidade, não é? E não poderíamos falar de futuro sem falar de tecnologia. Existe um mix entre querer explorar novos domínios da tecnologia, e o medo da cibersegurança, como por exemplo, o de perder conteúdos (tipo com o Snapchat, que perdemos tudo em 24hrs!)

Design

Agora vamos falar um pouco sobre as tendências de design, que esse ano vão ter um contraste entre o real e o digital. As formas orgânicas e tropicais continuam com tudo, colocando a natureza como uma fuga exuberante, autêntica e crua. Os projetos tropicais vão ter cores vibrantes, desenhos grandes e seguindo um estilo mais padronizado. Já os orgânicos vão nos mostrar toda a beleza da natureza no seu estado mais puro!

E para dar um contraste a esses designs naturais, vamos ver muito composições exatas, bem típicas do design orientado pela tecnologia, como se elas estivessem feitas com um corte a laser. Por outro lado, temos também o estilo glitch, que transmite uma sensação distópica, ilustrando as imperfeições coloridas da era digital, que dá a sensação de um erro na imagem, uma falha na transmissão.

Vídeos

Vamos falar sobre algo que amamos! As tendências de vídeo deste ano, escolhidas pelos especialistas da Shutterstock, refletem a como, cada vez mais, esta mudado o local de trabalho habitual (com aquilo de poder trabalhar como celular ou tablet desde qualquer lugar), e de como a tecnologia que dá para levar no bolso vai nos fazer agir. Por exemplo? Os vídeos de vlogs dos famosos wonderlusts, que nos mostram a sede de aventura, de conhecer lugares novos. E sabe aquele plano de vista superior? Vai ser um dos mais usados, tanto como para nos mostrar paisagens (feitas com um drone, por exemplo) como para nos dar detalhes em vídeos de DIY ou receitas, entre outros! E é claro, não poderia deixar de falar sobre a imersão na tecnologia (quase literalmente!), que são os aparelhos de realidade virtual!

Se vocês querem saber mais sobre esse relatório, no blog da Shutterstock tem tudo explicadinho, com todos os detalhes! Você vai ver no site que eles falaram sobre música e mais tendências culturais também, e vão poder conferir todas as coleções novas das imagens para usar no seu site, tudo com Royalty Free! O relatório vocês podem ler em inglês, e também em português! E aí, já estão ansiosos para usar essas novas tendências?


Quer receber as melhores dicas para blogs? Registre-se no CBBlogers e receba todas as novidades e informações em primeira mão!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


#CNB2018 - VÍDEO OFICIAL
  
Pular para a barra de ferramentas