CBBlogers

Colaboradores

Layout responsivo (mobile friendly): O que é? Vantagens?

por Ale Bittencourt em Colaboradores, Dicas Tech, Layout

outubro 6, 2016 2

Não temos dúvidas de que os celulares e tablets dominaram o mercado e à cada dia os acessos à internet através de dispositivos móbile crescem absurdamente. Tenho certeza absoluta de que você já visitou diversas vezes algum blog do seu celular, certo?

Ter um site Responsivo (Mobile Friendly), é essencial para qualquer blog ou site – apesar do alto investimento, adequar seu site para dispositivos móveis traz diversos benefícios.

Mas, antes de te apresentar quais são os benefícios de se ter um blog responsivo, gostaria de explicar o que afinal de contas é design responsivo.

site-responsivo-ale-bittencourt-cbb

A resposta é muito simples, só que infelizmente alguns profissionais ainda não se deram conta da importância de se ter um site ou blog Mobile Friendly.

Design Responsivo nada mais é, do que aqueles sites e blogs que se adaptam em qualquer dispositivo, seja um celular, tablet, notebook, etc… Eles são projetados para se adaptarem a qualquer tipo de resolução automaticamente, ou seja, um design responsivo identifica instantaneamente a largura de cada dispositivo móvel e dessa forma se ajusta perfeitamente para melhorar a experiência do visitante no site. Todas as imagens, texto e elementos da página são ajustados proporcionalmente.

Sabe aquele blog que você vista tanto do computador, quanto do celular e ele permanece com o layout harmônico nos dois dispositivos? Esse possui layout responsivo!

Agora, sabe aquele site em que o layout se ajusta parcialmente no seu celular, mas o texto fica com letras bem pequenas e para ler você precisa usar o zoom? Esse não possui layout responsivo!

site-responsivo-ale-bittencourt-cbb

Ter um blog ou site com design responsivo possui diversos benefícios, confiram abaixo alguns deles:

Melhor experiência do visitante

Um dos fatores mais importantes em se ter um site responsivo é melhorar a experiência do nosso leitor.

Responda sinceramente, se você entra em um site pelo celular e ele está confuso, difícil de ser lido, quais as chances de você voltar? Mínimas, certo!

É exatamente isso que acontece com os visitantes do seu blog ou site, se ele gostar do que vê, as chances dele voltar e se tornar um leitor assíduo são maiores que 60% – já se acontecer o contrário e a primeira impressão do seu blog não for agradável, por ter certeza que é muito provável que ele não volte a te visitar.

Melhor posicionamento em sites de busca (Google)

É comprovado que layouts responsivos ganham destaque em sites de busca como o como Google, Yahoo e Bing – a explicação é que esses layouts são melhores compreendidos por seu algorítimo.

Se você quer subir o posicionamento do seu blog em sites de buscas, invista em um design responsivo!

Carregamento da página mais rápido

Site responsivo é muito mais leve, principalmente se ele for carregado através de um dispositivo móvel. A velocidade de carregamento de um site não é apenas importante para o rankeamento do Google, também é um fator primordial para evitar que o visitante abandone seu blog.

Sites e blogs que demoram para carregar, possuem maior taxa de abandono – afinal de contas, ninguém gosta de esperar “horas” para visualizar um site.

site-responsivo-ale-bittencourt-cbb

Compartilhamento nas redes sociais

O acesso às redes sociais através de celulares e tablets está cada dia maior, acredito que em pouco tempo ultrapasse o número de acessos feitos através de um computador convencional. Acessar e atualizar nossas redes sociais pelo celular se tornou muito mais comum e prático, principalmente na correria do dia-a-dia.

Se você possui um site responsivo, onde a primeira impressão do usuário é agradável, as chances do mesmo compartilhar seu conteúdos nas redes sociais é muito grande – independente se ele está no celular ou computador.

Crescimento do acesso via mobile

Quem dúvida de que a quantidade de pessoas com celulares e tablets está crescendo absurdamente, com isso também cresce o número de acessos via móbile. Hoje em dias as pessoas querem praticidade, é muito mais fácil carregar apenas o celular na bolsa e fazer “tudo” através dele, do que ter que levar um notebook que é muito mais pesado e nada prático.

A tendência é que a quantidade de computadores diminuam bastante, inclusive algumas pessoas não possuem mais o equipamento em casa. Com isso não temos dúvida de que layouts responsivos estão ganhando mais destaque e visitas.

Seu layout é responsivo? Está pensando em torná-lo? Deixe aqui nos comentários. Beijos e até a próxima semana. Ale!


Quer receber as melhores dicas para blogs? Registre-se no CBBlogers e acompanhe as novidades!

Comentários

  1. Foto de perfil de Regiane Nepomuceno

    Meu blog já tem layout responsivo, é muito melhor mesmo para os leitores e até para nós mesmos quando precisamos acessá-lo pelo celular. Quanto acesso, a maior parte do meu acesso vem de celular então creio que vale muito a pena ter algo que promova uma boa experiência para meus leitores.

    Ótimo post.
    Bjs

    Responder
  2. Hoje em dia a maior parte dos acessos são feitos em dispositivos móveis e por isso mesmo eu acho impressionante ver que muitos blogs ainda não se atentaram para a importância de um layout responsivo! Ótimo post Ale!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


AO VIVO direto da CNB2017
  
Pular para a barra de ferramentas