CBBlogers

Banner Destaque

Como devo escrever um post para meu blog?

Criar um blog sempre é algo que vem acompanhado de muitas dúvidas e preocupações, como por exemplo: qual tipo de conteúdo que irá escrever, a escolha  de nome do seu blog, o layout, e por fim uma que continua reinando mesmo depois que tudo já está funcionando: Como escrever um post? E realmente a escolha e o método com que se escreve esses conteúdos fazem total diferença para o sucesso de qualquer blog ou site.

Vale lembrar que estamos na era do conteúdo, onde todos os leitores estão muito atentos a tudo e qualquer deslize pode ser fatal. Por isso aqui vai a dica do Rafa: o post é meio grande, mas leia até o final!

Um pequeno detalhe que passa desapercebido para a maioria dos blogueiros iniciantes é a forma com que se deve escrever um texto para a internet. E existe uma forma correta para isso? Não basta apenas escrever e criar uma comunicação com os leitores? NÃOOOOO!

Além do seu público, você deve se lembrar que existem ferramentas de busca como Google, Bing e Yahoo. Mas porque estou mencionando isso?! Pois essas ferramentas lêem o código do seu site e te ranqueiam através de um algoritmo, dando mais “pontos” para quem segue todas as diretrizes.

Confundi demais a sua cabeça? Entenda o que isso tudo significa:

E pra que isso serve? Sabe aquelas entradas pelo Google que tem no seu Google Analytics ou no painel do seu blog? Essas são as famosas buscas orgânicas, quanto mais conteúdos bem escritos e bem indexados você tiver, mais acessos você terá.

O nome desta técnica que é muito utilizada nos sites institucionais e nas lojas online é “SEO”, que significa search engine optimization. Resumindo, isso quer dizer: seguir todas as diretrizes de qualidade que o algoritmo dos buscadores considera relevante para uma boa experiência do usuário em seu site.

shutterstock_401958835

E como ter uma boa prática de SEO? Existem mais de 180 itens que os buscadores olham em sua página, mas tem os itens básicos que são:

  • Textos com mais de 300 palavras: Para que os buscadores ranqueiem seu conteúdo como relevante para a busca dos usuários eles pedem que seu texto tenha no mínimo 300 palavras.
  • Escolha de 2 a 4 palavras para ser as suas palavras chaves para as configurações de SEO.
  • Escreva um título que seja correlato ao conteúdo.
  • A URL da página deve ser amigável e conter as palavras chaves do conteúdo sempre fazendo uma correlação com o título. Lembrando que elas não devem ser extensas. Ex: digitallovers.com.br/quem-somos/
  • Escreva uma meta description de acordo com o conteúdo desenvolvido para aparecer nos sistemas de busca.

 

pesquisa-google

Simulação de busca no Google. Título do post em roxo – link amigável em verde – meta description em cinza.

 

  • Considere sempre colocar palavras com links levando para outros conteúdos do seu blog. Ex: Conheça a CBB
  • Não repita muitas vezes as palavras chaves, pois o algoritmo pode interpretar que você está tentando burlá-lo.
  • O conteúdo é uma receita de bolo, aprenda: no primeiro bloco você deve contar do que você vai falar, no segundo bloco você desenvolve o conteúdo e finaliza o assunto, e no terceiro bloco você retoma e faz um resumo breve.
  • Instale o Google Analytics no seu site para que você tenha maior controle das pessoas que estão te visitando. Assim é possível analisar quais os conteúdos que geram mais engajamento.
  • Não copie conteúdo de outro site. Os textos postados em seu blog devem ser 100% autorais.
  • Nomear as imagens de acordo com o conteúdo do post.

Essas são algumas dicas básicas para você começar a escrever conteúdos focados em SEO, para que em longo prazo passe a ter um volume alto de acessos vindos dos sites de busca.

shutterstock_225278260

Seu blog é na plataforma do WordPress? Então instale estes plug-ins para otimizar seu blog:

Yoast SEO: Nele você terá a opção de fazer as configurações avançadas de SEO já dentro da sua postagem. E quando você salva ele como rascunho, o plugin te mostra qual o nível de qualidade do seu conteúdo. Se você quiser fazer uma configuração um pouco mais técnica, você pode criar um sitemap XML e criar uma conta no Google Webmaster e subir o arquivo XML.

WP fastest cache: este aplicativo fará com que seu blog fique mais ágil armazenando alguns arquivos em cache no navegador da pessoa. Assim fazendo com que o carregamento de seu blog seja muito mais rápido, assim melhorando a experiência do usuário e diminuindo a taxa de rejeição.

De forma básica é isso. Caso tenha ficado alguma dúvida por favor entre em contato comigo que eu responderei com maior gosto.  🙂


Quer receber as melhores dicas para blogs? Registre-se no CBBlogers e acompanhe as novidades!

Comentários

  1. Bacana o post Rafa. Percebi que estou no caminho certo, mas preciso consertar algumas coisas haha
    Att

    Responder
  2. Gostei muito da matéria e nas minhas pequisas para tentar melhorar a qualidade das minhas postagens eu acabei instalando o Yoast SEO. Realmente ajuda muito.
    E ainda tem gente que pensa que é só sentar na frente do pc e escrever algumas coisinhas, rsrsrsrs
    Parabéns, matéria show

    Responder
    • Foto de perfil de Rafael Maiolino

      Débora, fico feliz por ter contribuído com você através deste conteúdo! O plugin Yoast é realmente ótimo, se você fizer as configurações mais avançadas dele ai fica ainda melhor. Faça o teste de subir o seu sitemap na plataforma de webmaster do google. Abraços

      Responder
  3. Amei essas dicas, conectei meu domínio hoje no site e essas dicas irão me ajudar muito, a cada dia uma dica nova! Muito obrigada CBBlogers <3
    Obrigada Rafa!

    Responder
  4. Foto de perfil de Eduarda Seixas

    Arrasou no post, afinal dica boa, é dica compartilhada. Parabéns Rafa.

    Responder
  5. Foto de perfil de Heloiza Onório

    Parabéns Rafael!!! Excelentes dicas!!!!!

    Responder
  6. Foto de perfil de Thianna Sampaio

    Rafa, me ajuda. Já venho seguindo essas dicas a um tempo. Mas mesmo assim, o google não acha meu blog no mecanismo de pesquisa dele. Até mesmo se eu colocar o nome exato do meu blog, ele não acha, o que pode ser isso? Será que tem haver com a empresa com quem eu contratei meu domínio? Porque logo depois que eu mudei pra “.com”, meu blog sumiu do google

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


AO VIVO direto da CNB2017
  
Pular para a barra de ferramentas