CBBlogers

Colaboradores

Transformando o blog em empresa – Parte 3

Quer receber as melhores dicas para blogs? Registre-se no CBBlogers e receba todas as novidades e informações em primeira mão!


Todos nós sabendo que a emissão da Nota Fiscal é obrigatória para todas as empresas, porém é necessário se atentar a algumas informações importantes. Hoje vamos compartilhar com vocês o máximo de informações possíveis sobre esse assunto que é um bicho de sete cabeças para muita gente!

Como já foi mencionado no inicio do post, toda empresa é obrigada a emitir NF, porém se a sua empresa é o Microempreendedor Individual (MEI) a obrigatoriedade de emissão da nota só é valida nos casos de vendas e nas prestações de serviços realizadas para outras pessoas jurídicas. Se o seu serviço for realizado para consumidores finais (pessoa física), só é necessário emitir caso haja exigência do consumidor.

Emitindo NF

Quais são os tipos de Nota Fiscal Eletrônica?

Mas antes de saber o que é preciso para emitir uma nota, vamos entender quais são os tipos de notas ficais. Só na categoria “eletrônica” existem três tipos, sendo elas:

CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico): Utilizada no casos de transporte de cargas.

NF-e (Nota Fiscal Eletronica): Que substitui as notas fiscais de modelos 1 e 1ª. Esse tipo de NF é utilizado em operações de venda e prestação de serviços que tenha relação com cobrança de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

NFS-e: Esse tipo de nota foi criado para substituir a Declaração de Serviço, documento exigido pelo município e que está relacionado à cobrança do ISS (Imposto Sobre Serviço).

Emitindo NF 2

Quais os passos devem ser seguidos para a emissão da NF?

Toda orientação para emissão de NF é realizado pelo seu contador. Existem duas formas de emitir nota, sendo a Nota Fiscal Eletrônica de Serviço e a Nota Fiscal Eletrônica que há a necessidade de utilização de um certificado.

A maioria dos blogueiros por ser execução de serviço se encaixam na emissão Nota Fiscal Eletrônica de Serviço, mas isso irá depender de como a sua empresa foi classificada pelo contador.

No caso das NFs de serviço, pode ser feito no site da prefeitura da sua cidade. Nesse caso para emissão da nota o seu contador fará o seu credenciamento no site da prefeitura, em que será criado o seu acesso ao sistema e que logo poderá emitir nota fiscal de serviço

Agora veremos o passo a passo que dever ser seguido nos casos de notas fiscais eletrônicas que necessite do certificado digital:

Passo 1: Adquira o certificado digital. Quem faz esse processo é a contabilidade. É necessário ter o certificado para que a NF-e tenha uma assinatura digital que confirme sua autenticidade.

Passo 2: Depois de adquirir o certificado é preciso realizar o credenciamento na secretária da fazenda. O cadastro é simples, mas pode variar de um estado para o outro.

Passo 3: Instale o software emissor de NF-e em seu computador, isso também pode ser feito pelo seu contador. Esse software é necessário para emissão de nota, em alguns estados ele está disponível para download no site da Secretaria da Fazenda. O único problema é que para quem emite um número alto de NF esse programa disponibilizado pelo Sefaz não é muito eficaz. Nesses casos o seu contador saberá indicar qual é melhor.


Espero que o post tenha esclarecido esse processo de emissão de nota e possa ajudar vocês a formalizar a sua empresa. Agora é só levantar as mangas e trabalhar muito! Beijos e sucesso a todos vocês

CBBlogers by Grazi Forti

E pra quem quiser conhecer um pouco mais sobre a Grazi, acessem o blog Falando de Feminices  para encontrar várias dicas, e também não esqueça de segui-la aqui na nossa Comunidade!

Facebook / Twitter / Pinterest / Instagram

Imagens via: Shutterstock

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


#DicaDeBlogueira EP03 | Cenários: importância, dicas e ideias!
  
Pular para a barra de ferramentas