CBBlogers

Mundo do Blog

Embaixadora de marca: o que é e como ser?

por Hevelyn em Mundo do Blog, Profissão Blogueiro

maio 30, 2016 22

Quer receber as melhores dicas para blogs? Registre-se no CBBlogers e receba todas as novidades e informações em primeira mão!


Não é de hoje que as marcas estão buscando outras formas de se aproximar do público, e uma delas e ter deixado de lado as famosas “garotas-propaganda” para apostar na tendência dos embaixadores. E com o destaque dos influenciadores digitais, eles se tornaram grandes aliados dessa publicidade.

E antes que você pense que isso é algo distante que só acontece com blogueiras mega famosas (como Thássia Naves, Camila Coelho, Camila Coutinho, etc), já vou logo avisando: qualquer um pode se tornar um embaixador digital!

Um embaixador é uma pessoa escolhida por uma empresa para representar a marca em eventos, mídia digitais, etc. Em geral são pessoas que possuem um bom relacionamento com o público e têm o mesmo estilo/perfil que a empresa. Geralmente eles estão sempre presentes nas redes sociais da marca, recebem em primeira mão os lançamentos para testar e em alguns casos participam de eventos exclusivos.

O primeiro passo de um blogueiro aspirante a embaixador de uma marca é:

AlmocoPG_Bloggers-96

Créditos: http://www.helenabordon.com/

Fazer o seu trabalho direito e bem feito! Super clichê, né? Por mais inacreditável que pareça, muitos blogueiros esquecem de cuidar “da própria casa” (blog) antes de sair buscando parcerias. E aí envia um e-mail mendigando coisas para a empresa, que quando vai checar as redes sociais e o site fica com vergonha alheia pela falta de profissionalismo e comprometimento do blogueiro.

Não se preocupe apenas em lucrar

As marcas escolhem seus embaixadores digitais de acordo com afinidade. Ou seja: se você é uma usuária fiel aos produtos e sempre compartilha em seu blog e redes sociais, você é velha conhecida da empresa e aumenta suas chances de ser convidada para assumir esse papel.

Não peça produtos, envie experiências

Já parou para pensar quando e-mails/mensagens uma empresa recebe diariamente de blogueiros pedindo para receber produtos para testar? Esse tipo de atitude já está completamente ultrapassado, pois as marcas não dão credibilidade a blogueiros assim. Mas muita gente continua fazendo.

Que tal seguir o caminho contrário e se destacar em meio a multidão? Escreva um e-mail gentil falando sobre suas experiências positivas com os produtos da marca, mostre resenhas que você já fez e finalize de alguma forma que não dê brecha para interpretar que você está querendo algo em troca.

Macys-22

Créditos: http://www.anainstyle.com

Seja notado!

Agora que você já fez sua parte, já é cliente fiel, já compartilhou suas experiências, é hora se tornar “familiar”. Que tal seguir todas as redes sociais da empresa que você adora, curtir todas as publicações, sempre deixar um comentário e marcar os perfis da marca em publicações que você fizer sobre ela?

Depois de tudo isso não tem mais o que ser feito, apenas aguardar que a empresa entre em contato com você e formalize esse título. Mas é importante esclarecer que essa não é uma “receita de bolo”, ou seja: não é certeza que fazendo tudo isso você irá se tornar um embaixador digital. Pois depende de outros fatores como: a marca de identificar com você, gostar do seu trabalho e ter interesse em desenvolver esse tipo de parceria.

Macys-3

Créditos: http://www.anainstyle.com

Mas caso não aconteça, não se desanime! Pense pelo lado positivo: você criou um vínculo com uma empresa que admira, e as chances de ganhar um parceiro para projetos futuros são maiores. Esperamos que vocês tenham gostado do post de hoje. Beijos e até logo!

Comentários

  1. Muito interressante as dicas! nível profissional, amei…

    Responder
  2. Estou enprecionada com a qualidade dos produtos , que a cada dia vai conquistando as cacheadas e lisa , por ter esse cuidado e carinho por nós.

    Responder
1 2

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


#CNB2018 - VÍDEO OFICIAL
  
Pular para a barra de ferramentas