CBBlogers

Mundo do Blog

Segredos do Sucesso: Porque seu blog não cresce?

por Hevelyn em Mundo do Blog, Segredos de Sucesso

outubro 28, 2015 18

Oi gente linda! Quem tem o blog a mais tempo, com certeza já se perguntou em algum momento o que está fazendo de errado pra não ver seu blog crescer. Afinal, você está aí produzindo conteúdo pra caramba, mas continua com o mesmo número de visitas, seguidores, etc.  Acontece que chega um ponto que tudo vira uma rotina tão grande que começamos a fazer as coisas no automático, e muitas vezes não conseguimos perceber que determinada rotina pode atrapalhar nosso desenvolvimento.

Para ajudar nessa reflexão e encontrar qual é o problema que está impedindo o seu blog de crescer, elaboramos um check-list de coisas importantes para o trabalho com um blog:

shutterstock_109220030

1- Conheça muito bem o seu blog

Essa frase pode parecer “boba” para muitos de vocês, mas saibam que tem muito blogueiro por aí que não define quais são os assuntos do blog, e cada dia posta o que estiver com vontade. E isso é péssimo para criar vínculo com os leitores! Já imaginou uma revista que aborda todos os assuntos? Você nunca sabe o que esperar da próxima edição, pode ser que tenha matérias legais ou não.

Por isso você deve ter um foco: vou falar apenas sobre moda acessível, ou vou falar apenas sobre beleza masculina, ou vou falar sobre moda/beleza e decoração. Mas tenha esses temas bem definidos e deixe isso claro para quem acessar o seu trabalho.

2- Tenha sempre conteúdo novo

Sei que é complicado manter o blog atualizado quando se tem outro trabalho, ou estudo. Mas não é uma tarefa impossível! Ontem liberamos um post excelente para quem quer se organizar melhor com o calendário de publicações.

Pense: você costuma acessar um blog que não é atualizado com frequência? Coloque-se no lugar do leitor: hoje ele entrou no seu blog e viu um post ótimo, amanhã ele vai voltar e não vai ver novidade, no dia seguinte a mesma coisa, até que ele para de te visitar porque já sabe que não vai encontrar nada de novo.

Atualizações geram retenção, e retenção gera compartilhamentos!

shutterstock_241681105

3- Preocupe-se com a qualidade

Mas não se engane achando que é só publicar qualquer coisa, escrever 10 linhas e rechear o post de imagens. Não, gente! Coloque sua emoção no texto, sua opinião, suas ideias, sua identidade! Entenda que o leitor de um blog quer saber a opinião pessoal do blogueiro. Caso o contrário ele ia se contentar com uma revista.

4- Interaja nas redes sociais, converse!

Dê atenção para quem está escutando o que você diz: se um leitor gastou 5 minutos para deixar um comentário do seu post ou vídeo, porque você não vai responder? Se alguém comentou na sua foto do Instagram, retorne. E assim por diante!

Você é uma pessoa normal trocando experiências com outros na internet, entenda que seus leitores não são inferiores a você. Isso pode ser óbvio para alguns, mas outros ainda não pensam dessa forma.

Dica: leitores amigos são os melhores do mundo, pois são eles que compartilham o que você posta, te dão um retorno do seu trabalho, etc.

shutterstock_275055773

5- Esteja sempre presente!

Já ouviu a frase “quem não é visto não é lembrado”? Seu blog não se limita ao seu espaço com os posts diários, etc. Ele se estende as redes sociais. Mas para isso é importante entender que as redes são um complemento do blog, e não um resumo do que tem lá. No Instagram, Facebook, Twitter, Youtube ou qualquer outro lugar, o ideia é postar conteúdos diferentes, novos, que gere o interesse em seus leitores. Se você for usar esses espaços apenas para divulgar post novo, não é interessante para eles receberem sempre as mesmas coisas em todos os cantos.

shutterstock_227545405


E por fim: faça tudo com muita dedicação, capricho e seriedade. Por mais que você ainda não ganhe dinheiro com o seu blog, não é motivo para fazer de qualquer jeito, é o seu nome que está a frente dele e sendo compartilhado na internet! Mostre que você é comprometida e isso vai cativar todo mundo, um trabalho bem feito será reconhecido mais cedo ou mais tarde.

CBBlogers

Facebook / Twitter Pinterest Instagram

Imagens via ShutterStock

Comentários

  1. Foto de perfil de Elisabete

    Otimo post, é sempre bom ter foco e dedicação, com o tempo as oportunidades aparecem

    Responder
    • Foto de perfil de Hevelyn

      Oi Elisabete! Obrigada por comentar, que bom que gostou. Exatamente, não dá pra querer que o blog já nasça com oportunidades né. Nós criamos ela ao longo do tempo com muita dedicação. Beijos!

      Responder
  2. Oi Hevelyn. Achei ótimo o post. Estou começando a usar o Twitter agora para o blog e, intuitivamente, pensei a mesma coisa que você citou: é preciso postar conteúdo diferente nessas mídias, para não ficar extremamente repetitivo.
    Obrigada.
    Super beijo
    Carolina
    Blog Viajar correndo é preciso
    Facebook
    Instagram

    Responder
    • Foto de perfil de Hevelyn

      Oiii Carol, tudo bem? Fico feliz que tenha gostado. Eu fazia errado demais isso, ainda erro de vez em quando. Mas é sempre importante tomarmos esse cuidado de colocar conteúdo diferente em cada rede, assim estimulado os leitores a acompanharem cada uma delas. Beijos!!

      Responder
  3. Foto de perfil de Deise Lima

    Adorei as dicas, Hevelyn!!! Estou começando aqui no Cbblogers agora e já estou adorando. Tenho certeza que seguir essas dicas vai ajudar no crescimento do meu blog! Já tenho o D’cifrando há seis anos, mas só agora estou conseguindo divulgar mais e tentar fazer o blog crescer.
    Um abraço!
    D’cifrando

    Responder
  4. Adoro ler estas dicas me ajuda bastante 😀

    Responder
  5. Oi Hevelyn,
    Obrigada por dividir as dicas conosco. Sou nova aqui no cbbloggers e entrei exatamente para isso, para ouvir as ideias de quem já passou pelo que estou passando e encontrar soluções que sejam adequadas ao meu objetivo. Estou adorando!
    Um beijinho,
    Ana Paula
    http://balaiodeestilos.com

    Responder
  6. Bem legais as suas dicas, Hevelyn… Acredito que já fiz tudo isso, mas o meu blog não anda… O que eu posso fazer para que ele seja mais atrativo?

    Beijinhos

    Responder
  7. Foto de perfil de Alexs Silvah

    Estou amando os post da Hevelyn “Segredos de Sucesso”.
    Parabéns!!!
    Já viciei.

    Responder
  8. Foto de perfil de Andréia Campos

    Gostaria de aproveitar para fazer uma pergunta… qual a frequência para responder os comentários?
    Eu posto 3 vezes por semana, e as vezes estou tão ocupada tentando dar conta de tudo que demoro umas semanas para responder… sei que é péssimo, e queria saber se existe alguma dica. É melhor responder na hora, na data da publicação do próximo post, em até uma semana… ?

    Beijos!
    Andréia Campos
    http://petitandy.com

    Responder
    • Foto de perfil de Hevelyn

      Oi Andréia! Tudo bem?
      Então, o ideal seria responder no mesmo dia em que o post foi liberado. Assim, quando novas pessoas forem comentar, os leitores vão perceber que você está acompanhando a repercussão e isso pode estimular a participação deles. Masssss, sabemos que isso geralmente é muito difícil. Então tente responder a todos em no máximo 1 semana. Beijos!

      Responder
  9. Foto de perfil de Ivy Costa

    É bom lembrar que esses dicas valem não só pra quem está tentando fazer seu blog crescer, mas também para quem já tem um blog “grande” e reconhecido. Se o blogueiro não se dedicar e ficar atento a essas dicas, dificilmente vai conseguir ter sucesso ou manter o sucesso. Apesar de saber da importância das dicas, reconheço que tenho um pouco de dificuldade em seguir todas hehehe. Beijos!

    Responder
  10. melhores dicas eveeeer :3

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


Pular para a barra de ferramentas