CBBlogers

Segredos de Sucesso

Segredos do Sucesso: Caps Lock – Cuidado para não gritar

por Hevelyn em Segredos de Sucesso

agosto 19, 2015 5

Oi blogueiros e blogueiras que estão caminhando para o sucesso!

Para começar esse novo post recheado com Segredos do Sucesso, vou colocar uma situação para refletir: em algum momento da sua vida online, seja criando conteúdos para a internet ou conversando com seus amigos nas redes sociais, você já foi questionado por outra pessoa sobre o porque você estava “gritando” ou sendo grosseiro com ela, só que na verdade você estava tranquilo (a)? Aposto que sim, e aposto que nesse momento você fazia uso da tecla Caps Lock sem parar, não é mesmo?

Isso aconteceu porque, na internet, o uso de todas as palavras de um texto em letra maiúscula possui o significado de ênfase/destaque. E esse destaque ganhou uma imagem negativa quando os usuários começaram a utilizar o recurso em situações de brigas, discussões e chateações online.

3051151874863a591eb089eec2744088

Acontece que um recurso tão poderoso como esse merece uma atenção mais do que especial, principalmente quando estamos falando da nossa carreira, profissão e trabalho, seja ele como blogueiro ou em qualquer outra área em que você atua.

Um grande exemplo de que um texto mal formatado pode custar uma boa oportunidade profissional é o caso da Vicki Walker: demitida em 2007 da empresa neozelandesa ProCare Health por enviar várias mensagens para os seus colegas contendo caixa alta, negrito e cores vermelhas.

uso do capslock

Mas Hevelyn, isso significa que eu não posso nunca escrever alguma coisa em caixa alta? Não! Se a intenção é apenas dar um destaque maior para uma frase ou expressão, não há problema algum. O que não é legal é utilizar esse recurso em uma frase inteira, ao longo de todo um parágrafo ou várias vezes no mesmo texto. Porque além de parecer grosseria, isso torna a leitura cansativa e lenta. Olha só:

“O MEU BLOG POSSUI UM CONTEÚDO MARAVILHOSO E MERECE SER MUITO RECONHECIDO”

“O meu blog possui um conteúdo maravilhoso e merece ser muito reconhecido”

Conseguiram perceber a diferença entre ler a primeira frase e a segunda? A segunda é muito mais simples, apesar do conteúdo ser exatamente o mesmo, porque as letras possuem uma variação no tamanho que o cérebro já está visualmente familiarizado e por isso forma com mais rapidez as palavras.

fk1dfd

Por isso, blogueiros, saibam reconhecer o enorme poder que possuímos com a escrita. Todo o sucesso do seu trabalho depende (e muito) da forma como você escreve. 

Gostaram do post? Então não deixa de compartilhar em suas redes sociais! Isso pode servir de indireta para aquele amigo que só digita gritando, mas também pode ser uma dica valiosa para todo mundo crescer. Beijos e até logo!

CBBlogers by Hevelyn

Comentários

  1. Olha que cooisa!! eu amo escrever em cx alta pelo fato de a letra ficar maior, kkkk E já teve colega que reclamou e disse, ‘Débora, pq vc escreve em cx alta?? da a impressão de que está gritando comigo”! rsrsrsrsrs foi ai que parei e prestei mais atenção nisso.
    Adorei a matéria. MUITO LEGAL!! rsrsrsrsr (nesse caso pode, ne? rsrsrsrs)
    Beijocaas 🙂

    Responder
    • Foto de perfil de Hevelyn

      Exatamente, Débora!! Tem muita gente que gosta de escrever em caixa alta por esse motivo que vc mencionou, as vezes pq tem problema de vista e a letra maior ajuda a enxergar melhor. Mas a etiqueta da internet não aprova!! rsrsrs
      Nesse caso pode sim 😀
      Beijão!!

      Responder
      • EMANUEL FERRAZ agosto 1, 2016 19:47

        BOA NOITE COM TODO O RESPEITO BEIJINHO QUERIDA , NÃO QUERO SABER DA REGRA DA/DE/SOBRE/REFERENTE Á “INTERNET” QUE O DIZ E SOU O MAIS EDUCADO DE TODO O MUNDO INTEIRO ALÉM DO MAIS SÁBIO E MAIS INTELIGENTE

        Responder
  2. Eu tenho uma amiga que trabalha na área de vendas, ela faz uso das letras maiúsculas pois diz que visualmente é melhor, perguntei a ela se ela usava a Internet na época do MSN e ICQ pois esta ideia de grito surgiu nesta época, ela simplesmente ignora esta informação, normalmente pessoas que foram incluídas recentemente na era da inclusão digital são mais inflexíveis a algumas etiquetas. Faz-se o papel de informar, afinal existem dois tipos de ignorante, àquele que não sabe e aquele que sabe mas ignora, conhecidos como ignorantes e estes devem ser ignorados.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


#CNB2018 - VÍDEO OFICIAL
  
Pular para a barra de ferramentas