CBBlogers

Mundo do Blog

Segredos do Sucesso: O Preço de um Publipost

por Ana Jacobs em Mundo do Blog, Segredos de Sucesso

abril 15, 2015 14

Segredo_do_sucesso_CBB_Banner

Duas das perguntas que mais chegam até a nossa caixa de entrada de e-mail são: “Como faço para ser uma blogueira de Sucesso?” e “Quanto cobrar por um Publipost?”.

Então hoje, na nossa série Segredos do Sucesso, vamos falar sobre o valor de um publipost.

Mas se você ainda não leu nossos posts anteriores sobre publieditorial / publipost, então a gente SUPER recomenda uma passadinha por lá – para saber mais clique aqui.

Mas a duvida que muitas pessoas tem é: Quanto custa? Como cobrar? Como chegar a esse valor?

Antigamente, o custo de um publipost dependia de dois fatores:

– Quantidade de Pageviews do blog

– Quantidade de seguidores em suas redes sociais

Vamos dizer que esses eram os 2 principais fatores. Porém, ERAM os principais fatores, porque hoje em dia muita coisa mudou. E, claro, nem sempre isso realmente eles vão dizer o quanto cobrar por um post!

Ficou confuso?! Sim, gente…  é confuso…

E por que isso? Porque infelizmente hoje existe a compra de seguidores e também a compra de divulgação dentro de outros blogs. Ultimamente essa prática vem sendo muito usada, e alguns blogueiros acabam entrando nesse jogo. Sim, eu chamo de jogo porque – querendo ou não – a verdade sempre prevalece, e essa pessoa que pagou para alavancar seus canais não irá conseguir sustentar os números e muito menos o preço de XX Mil Reais por uma postagem.

O que acaba acontecendo é que, mesmo que aquela pessoa tenha 100 mil seguidores, ela(o) não consegue alavancar a interação e vendas para a empresa que está pagando por ela. Isso já é fato! E o resultado disso é que acaba prejudicando quem realmente está ali na luta diariamente.

Tá OK. E então, como cobrar?

Nos como empresas estamos olhando a interação e visualizações em todas as redes: Blog, Youtube e Redes Sociais. São as redes que ditam o fator “preço”, e se você tem interação nas redes, pode ter certeza que você tem também as pageviews… Tudo está conectado!

Quanto mais interação, mais você pode cobrar. Mas, claro, sem perder o bom senso. Acredite: o Brasil está em crise, sim, e muitas empresas já estão mostrando isso no mercado através da dificuldade em pagar por divulgações e comerciais.

Mas… e o valor? Ahhhhh O valor!

Vai depender muito:

Um blog com mais de 1 milhão de pageviews, aproximadamente, e com mais de 500 mil seguidores nas redes (não se esquecendo da INTERAÇÃO na internet) pode chegar facilmente aos R$2.500,00 – R$5.000,00. Mas não se esqueça que isso depende muito do publipost.

Lembre-se que existem vários tipos de publiposts:  vídeos, post no blog, postagens nas redes, e até mesmo apenas um artigo pronto para ser publicado. Então, os valores são muito variáveis.

O que deu pra perceber nesse ultimo ano é que está ocorrendo uma grande “inflação” de preços, e isso só tende a prejudicar – ou talvez abrir mais portas para os blogs menores. Nós do CBB já estamos observando isso há um tempo.

Atualmente existe uma grande procura por blogs pequenos e médios… Bom para todos, concordam?!

Mas a nossa dica aqui é: se você quer ser um blogueiro(a) profissional e crescer nessa área, preste bem atenção no mercado de trabalho. Ser blogueiro de sucesso e que possa realmente cobrar mais pelo seu trabalho leva tempo e requer, acima de tudo, profissionalismo e humildade.

Portanto, tenha à frente um plano, um mídia kit e saiba do seu potencial como blogueira, incluindo o seu poder de venda!

O que queremos deixar bem claro aqui é: Não estamos ditando preço e muito menos falando o quanto cobrar… Decididamente isso depende apenas de VOCÊ, blogueira/blogueiro. Saiba negociar, seja flexível e fidelize as suas parcerias!

CBBlogers 

Facebook / Twitter Pinterest Instagram

Comentários

  1. Os posts aqui me auxiliam demais. O engraçado é que estava pensando exatamente nisso hoje, como deve estar complicado para empresas procurar bons blogs nessa compra de seguidores.
    Obrigada pelo auxílio.
    http://sabrinaikeda.blogspot.com.br

    Responder
  2. Foto de perfil de CARLA CAFÉ PAES

    Sim, mas no final não se respondeu à pergunta do título. Quanto deve-se cobrar pelo publipost?

    Responder
    • Foto de perfil de Ana Jacobs

      Oi Carla,

      Como eu disse, depende… de blog para blog. O que acontece hoje em dia é que muitas pessoas estão inflacionando os preços e as empresas estão correndo. Outro ponto importante é saber sobre o seu poder de vendas e visualizações. Tudo vai ser depender também da empresa e do anuncio. Seja coerente, apresente ao seu parceiro o seu trabalho e devagar você vai cobrando o que você acha que é justo pelo seu trabalho. Eu não posso colocar preço nos trabalhos das pessoas, me entende?…isso não seria ético ou profissional.

      Beijos

      Responder
  3. Foto de perfil de Alécia

    Gostei muito do texto…estou investindo no crescimento do meu blog, mas quero investir nele, na qualidade e não nos números…
    Obrigada
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada
    Divulgação de Blogs

    Responder
  4. Foto de perfil de Luiz Carlos Sá

    Gostei muito da abordagem do texto:

    A 3 anos atrás fiquei muito apreensivo quando um anunciante entrou em contato comigo para anunciar no meu blog, e apesar de já receber bastante visitas eu ainda nem tinha Mídia Kit e fiquei muito inseguro sobre qual preço cobrar.

    Hoje pra mim é fácil escolher os valores do anúncios – Lembrando que o blogueiro que quiser monetizar o seu conteúdo deve tomar cuidado sobre os preços. Se cobrar muito caro pode afugentar futuros anunciantes e se praticar valores muito abaixo do mercado similar pode soar como amador para o potencial anunciante.

    Responder
  5. Foto de perfil de Daniella

    Muito interessante o post e me ajudou dando uma luz!

    bjO

    http://www.brechodanylins.com.br

    Responder
  6. Acabei lendo diversos textos, aprendi bastante e me acrescentou muita coisa!
    Mas no final das contas a pergunta
    de quanto cobrar, acabou não sendo respondida!
    Mesmo assim gostei muito do conteúdo do site!

    http://www.desfilandosorrisos.com

    Responder
  7. Queria saber uma coisa por que as pessoas te seguem muito sem pedir no instagram e isso ganha dinheiro e como posso fazer pra ganhar e quais toques pode me indicar?

    Responder
  8. Interessante o post. Difícil falar em números exatos quando cada blog tem uma realidade diferente. Mas o texto ajuda a esclarecer o que deve se levar em conta na precificação.

    Responder
  9. estou pensando em monta um mais não sei como pode me ajuda

    Responder
  10. Obrigado pelo artigo me deu uma luz sobre o assunto estou meio perdida. Beijos http://comofazerdetox.com

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


VLOG | 1 milhão da Kathy Castricini
  
Pular para a barra de ferramentas