CBBlogers

Análise

Como Medir o Desempenho no Facebook

por Graziela Forti em Análise, Dicas Tech, Redes Sociais

março 4, 2015 6

Rede Social, Facebook, Desempenho, Cbblogers

É o maior sonho: ver seu post no Facebook recebendo milhões de curtidas e comentários, mesmo enquanto você dorme. E que melhor maneira de construir o engajamento?

Acontece que, não é assim tão fácil e graças a uma implantação de mudanças nos últimos anos, houve uma queda do alcance orgânico das Páginas. O alcance orgânico se refere à quantidade de pessoas que pode atingir de graça no Facebook com suas publicações nas Páginas da rede social.

Mas porque houve um declínio no alcance orgânico do Facebook?

O Facebook teve suas razões para essas mudanças. O grande volume de conteúdo na rede social pode levar sem intervenção a uma sobrecarga de alimentação.

A principal razão envolve um simples fato: mais e mais conteúdo está sendo criado e compartilhado a cada dia. Você provavelmente já sentiu isso mudar. Apenas alguns anos atrás, a partilha de momentos importantes e experiências era um processo relativamente trabalhoso. Hoje, graças a dispositivos como smartphones, muitas pessoas podem compartilhar esse conteúdo com apenas alguns cliques.

Outra razão para esse declínio envolve como o Feed de notícias funciona. Ao invés de mostrar às pessoas de todo o conteúdo possível, News Feed é projetado para mostrar cada pessoa no Facebook o conteúdo que é mais relevante para eles.

Por isso muitos estão recorrendo a aumento da frequência postagem para compensar uma perda de engajamento e alcance. Porém o aumento da frequência de postagem só vai contribuir para o mau desenvolvimento dos que tentam melhorar o desempenho. Isso porque a maioria já ocupou esse motivo.

Agora que sabemos os motivos da mudança no alcance orgânico do Facebook, vamos ver como funciona essas métricas para podermos monitorar esse alcance.

Rede Social, Facebook, Desempenho, Cbblogers

Alcance Orgânico refere-se ao número de usuários únicos do Facebook que vêem os seus posts.

Com a mudança do algoritmo de classificação, que ajudava a ampliar as informações mais recentes para o topo dos resultados de pesquisa, ocorreu um impacto negativo sobre o alcance orgânico de posts no Facebook.

Taxa de Envolvimento é o número de usuários engajados (usuários que comentaram, curti ou compartilha seu post) dividido pelo Alcance total (Número de usuários que vi seu post).

A melhor forma de medir o Facebook pós-performance é utilizar a métrica de Taxa de envolvimento. O aumento nessa taxa é a indicação de melhora no engajamento da sua pagina no na rede social.

Sabendo o número total de usuários que se dedicam por semana as suas postagens é uma ótima maneira de obter um impulso de quando as coisas estão indo bem ou quando você realmente conseguiu.

Já sabemos o motivo da queda do alcance orgânico no Facebook e também vimos como funciona as métricas para monitorar o envolvimento dos usuários na sua pagina. No próximo post iremos aprender algumas dicas de como melhorar o desempenho e aumentar o alcance no facebook.

Beijos,

CBBlogers by Grazi Forti

Imagem:  REUTERS/Dado Ruvic

E não se esqueça de passar no Falando de Feminices e também segui-la aqui no CBBlogers.

Facebook / Twitter Pinterest Instagram

Comentários

  1. Foto de perfil de Helena Branquinho

    Ótimas informações! Obrigada!Ansiosa pelo próximo!

    http://www.helenabranquinho.com

    Responder
  2. Tenho a impressão que tem sido mais difícil conquistar pessoas para seguir páginas no facebook. Talvez as pessoas estejam saturadas de tantas informações.

    Responder
    • Olá Vinicius, você pode ter essa impressão devido à queda do alcance orgânico no Facebook, que acabou deixando mais complicado as informações chegarem até o feed de noticias dos usuários, por isso elas não estão curtindo tantas paginas como deveria.

      Responder
  3. Foto de perfil de anegraeseustons

    Eu não tenho o que reclamar do Facebook,tenho uma interação legal com as pessoas que curtem a minha página.Claro que diante do num de curtidas total da página com o num de curtidas do post a diferença é grande mas pelo tempo que tenho ele me sinto satisfeita,tenho desde 29 de julho desse ano.
    O que ajudou demais também foi o sorteio que fiz por lá,não pedi que marcassem 3 meninas,pedi apenas 1 e tive um alcance significativo na primeira semana do sorteio.

    http://www.facebook.com/anegraeseustons
    http://www.anegraeseustons.com.br

    Responder
  4. Foto de perfil de Priscila

    Muito uteis essas informações, não paramos para pensar no assunto sobre esse angulo !!! Obrigada
    http://rosararablog.blogspot.com.br/

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


Como transformar o seu blog em uma empresa - CBBlogers
  
Pular para a barra de ferramentas