CBBlogers

Dicas Tech

Os Infográficos

por Leonardo Henrique Chaves em Dicas Tech, Imagens

setembro 24, 2014 3

infografico-cbblogers

Oi pessoal, beleza? Hoje eu vou falar pra vocês sobre um tipo de recurso que é muito utilizado na Internet e que você pode aproveitar no seu blog. Eu tô falando do Infográfico.

Infográficos são quadros informativos que misturam texto e ilustração para transmitir uma informação visualmente. Em vez de apenas contar, através de palavras, os Infográficos fazem com que as ideias passadas no texto se tornem mais “palpáveis”, com detalhes mais relevantes e forte apelo visual.

Ah! E esse termo é a mistura de “Info”: Informação e “Grafia”: desenho ou escrita. Ou seja, é uma imagem que informa.

Pode-se dizer, de certa forma, que os Infográficos, ou o que viria a dar início à ideia de se transmitir informações através do uso de imagens e símbolos começou lá na Pré-história.

infográficos_na_Pedra_do_Ingá cbblogers

Muitas pinturas e inscrições rupestres sugerem a ideia de contagens, de instruções sobre que tipo de animais e plantas deveriam ser consumidos e como obtê-los, sobre a passagem dos astros pelos céus, dando a ideia da contagem do tempo pra épocas de colheitas, rituais sagrados, etc…

Milênios depois, já na época do Renascimento, Leonardo da Vinci realizou estudos minuciosos sobre as mais variadas áreas do conhecimento e elaborou desenhos com riqueza enorme de detalhes visuais junto com informações que muitos consideram tipo os “bisavós” dos Infográficos.

leonardo_da_vinci_infográficos cbblogers

Assim, esse tipo de comunicação foi evoluindo durante a história, chegando finalmente a se incorporar aos meios de comunicação de massa, os jornais, a televisão e claro, a Internet.

Os infográficos são grande atrativo para a leitura das matérias informativas em sites e podem ser muito bem incorporados aos nossos blogs. Eles podem facilitar a compreensão do texto e oferecer uma noção mais rápida e clara dos fatos, quebrando aquela possível monotonia que um post apenas com textos pode gerar e podem acrescentar algo mais, no caso de posts com fotos.

Geralmente eles são feitos em programas como o Photoshop, Gimp ou Fireworks, mas, se você não domina essas ferramentas, nesse link, há um artigo com 10 sites e aplicativos pra você criar os seus infográficos.

Você pode querer demonstrar que tal produto que tá sendo um parceiro seu, teve as vendas aumentadas, que as pessoas estão preferindo mais ele do que outros do mesmo tipo… Que tal usar um Infográfico pra passar essas informações? Eles podem ser bastante informativos e até mesmo bem divertidos, cativando mais os seus leitores.

Experimente, ouse mais. Isso pode ser um diferencial pra você nessa grande e tão concorrida blogosfera.

 

CBBlogers by Leonardo Chaves

Facebook / Twitter / Pinterest / Instagram

Fonte: UFRGS
Imagens via: correio.rac.com.br / Autor

Comentários

  1. Parabéns pelo post, realmente é uma recurso bem interessante em breve estarei fazendo o meu primeiro infográfico!

    http://www.dicasgramado.com.br

    Abs

    Responder
  2. Preciso ser sincero que tenho algumas resistência ao infográfico, mas já estou me rendendo. Planejando o meu primeiro. Obrigado pelo conteúdo. Ajudou muito mesmo!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


#CNB2017 - VIDEO OFICIAL
  
Pular para a barra de ferramentas