CBBlogers

Começando

A Importancia do Nome do seu BLOG

por Michael Jacobs em Começando, Mundo do Blog

abril 1, 2014 8

a importancia do nome do seu blog

Umas das perguntas mais frequentes que eu recebo por aqui é sobre nome de blog e essa pergunta também foi questionada na Conferência Nacional de Blogs em Fortaleza… então já aproveitei que existem pessoas ainda com dúvidas sobre o nome do blog, resolvi trazer até vocês mais um post sobre esse tópico.

Existe uma série no site chamada Como Começar um blog em 10 passos e um desses passos fala sobre a importância do nome do Blog.

Escolher o nome de um blog ou uma empresa é algo realmente complicado, e não é uma tarefa das mais fáceis. Eu mesma fiquei super perdida quando fui escolher o nome do meu blog pessoal. O do CBBlogers foi mais fácil porque eu já sabia exatamente o que eu queria e sabia que o nome não era registrado… mas eu vou lhe contar a nossa história, assim quem sabe não ajuda você a decidir o nome do seu blog ou até mesmo a mudar o nome do seu blog, no caso de você não gostar do seu.

Para o Ana In Style, que é o nome do meu blog pessoal – acredite –  ele não foi o primeiro nome que eu escolhi. O primeiro nome foi “Construction In Style”. Na época eu ainda trabalhava na área de engenharia civil e achei que ligando uma coisa à outra iria dar certo…mas em menos de uma semana bateu a luz em mim e eu mesma odiei o nome pelo fato de que, traduzindo, seria “Estilo em Construção”… e eu acho que meu estilo não está em construção, eu tenho meu estilo há muito tempo, então realmente o nome não se encaixava comigo. Foi assim que eu rapidamente mudei para Ana In Style, que era algo que tinha tudo a ver comigo, além de ser um nome fácil de guardar porque não levava apenas o meu nome, mas levava também o que eu sou na verdade. O blog relata o meu estilo, o meu look do dia, então, bateu certinho no que eu queria.

O do CBBlogers já era uma coisa na nossa cabeça. Nome pequeno, de impacto e que fosse fácil de lembrar. Comunidade Brasileira de Blogs …ficou blogers no final porque era destinado a “pessoas” e não apenas plataformas em geral, como a plataforma do “bloggers”.

Nos apaixonamos pelo nome e rapidamente registrei em todas as plataformas e meios de comunicação.

Mas eu sei..acredite..nome não é fácil! Uma das super dicas que o Quartel Digital deu na nossa Conferência é que, sempre que puder, leve seu nome à frente do seu blog. Marca registrada com a sua cara, seu nome e muito mais do que importante, isso é essencial! No caso do CBBlogers, o mesmo não levava nome de “pessoa” porque somos uma empresa e não um blog pessoal.

Mas como escolher o nome de um blog? Essa é a pergunta que não quer calar!! Primeiro eu acho que você tem que fazer um rascunho e colocar todas as palavras que vem à sua mente sobre o seu blog…  se você quiser incorporar o seu nome, então lembre-se que o seu nome tem que se encaixar nessas palavras.

Eu fiz isso com várias amigas no processo de seleção de nome e layout, e sempre dá certo!

Dê à você mesmo 10 segundos….escreva tudo o que vier na sua cabeça…depois escolha 5 palavras dessa seleção e filtre qual se encaixa com você.

Uma dica SUPER importante: Selecione palavras fáceis de pronunciar, curtas e de grande impacto… e nada de ficar colocando vogais ou consoantes extras nas palavras, que isso só faz confundir e dificultar na hora de classificar o seu site nos sites de busca. Nomes inventados acabam mal classificados. Você sabia disso?

Outra dica super importante: O nome do seu Blog tem que falar com você…ele tem que te pertencer, me entende? Se você não tem ele no seu coração, então esse não é o nome do seu blog. Você tem que AMAR, tem que ser ORGULHAR de pronunciar ele… já vi muita gente por ai que tem vergonha de dizer o nome do próprio blog.

Então gente, muito cuidado na escolha e tenha certeza de que, antes de você mudar ou lançar o seu blog no ar, o nome dele seja realmente aquilo que você queria. Trocar o nome do blog não é tarefa impossível, mas você acaba perdendo algum tempo para ressaltar que o nome do seu blog mudou.

E você, já achou o nome ideal para o seu site?

CBBlogers

Facebook / Twitter Pinterest Instagram

Comentários

  1. Foto de perfil de Helena Branquinho

    Eu fiz uma péssima escolha no nome, e sou o verdadeiro exemplo do mau exemplo 🙂 mas já estou mudando tudo para Helena Branquinho e já tenho um domínio com esse nome inclusive.

    Boas dicas!

    http://www.helenabranquinho.com

    Responder
  2. Foto de perfil de Sabrina Galdino

    Gostei da matéria! é realmente importante escolher um nome para o blog que se identifique do que ficar inventando algo que pode dificultar até a leitura, ser desclassifcado como falou… O nome além de ser claro, tem que ter a ver com o que vai abordar também, como eu escolhi: “Universo Prático Feminino”: eu coloquei vários nomes que viam em minha cabeça, focava também no que tipo de assunto, conceito eu ia abordar, até que à noite eu consegui! e ficou!

    http://www.universopraticofeminino.com

    Responder
  3. Tô começando agora, mais ja lhi muito sobre como administrar um blog.
    O nome do meu é Meu doce 15, de inicio pus esse nome porque acho que depois dos quinze ou nessa idade, é quando os estilos se revelam, quando a gente descobre esse mundo da moda, e tudo mais. È uma idade muito interessante e curiosa. Por isso o nome, mais pretendo mudar. Mais na frente, construir um nome, com o meu próprio,por enquanto optei por deixar esse. O que acha?

    Responder
  4. Foto de perfil de marisangela

    Eu amo o nome do meu blog. Tem tudo haver comigo. Quem me conhece sabe.
    Eu sempre usava essa frase, tenha juizo na cachola, e quando escolhi o nome para o blog, não tive muito pra pensar. Tinha que ser Juízo na Cachola, bjos.

    Responder
  5. Foto de perfil de Fabio Fagundes

    Oi, eu adoro o nome do meu blog, no inicio mesmo adorando o nome, achei que as pessoas fossem reclamar do tamanho, mas ate agora so ouvi elogios, pq é grande mas rapido e facil de falar, sem contar que é uma realidade, todo mundo que se maquia, fala essa frase. Estou adorando as dicas. bjos

    http://www.soumsegundoenquantomemaquio.com/

    Responder
  6. Foto de perfil de Izumi Y

    Gostei muito do post, mas e se já uso o nome a um tempo (inclusive em outras redes sociais) e meio que não posso mudar? Eu gosto do nome, o problmea é o medo das pessoas não conseguirem encontrá-lo .
    http://izumiyokune.blogspot.com.br/

    Responder
  7. Foto de perfil de Regiane Nepomuceno

    Sou uma apaixonada pelo nome do meu blog ele realmente me define e define a intenção d blog.
    O La Rosa Blanca é um pedacinho meu que está com toda certeza em meu coração.
    Amei o post.
    http://www.larosablanca.com.br/

    Responder
  8. Olá, o nome que escolhi para meu blog é Joyful Housekeeping o que acham?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


CBB Responde Parte 2 | Como conquistar seus seguidores
  
Pular para a barra de ferramentas