CBBlogers

Dicas Tech

Como Criar um Título de Post Atrativo

por Michael Jacobs em Dicas Tech, Mundo do Blog, Segredos de Sucesso, SEO

maio 8, 2013 4

Como Criar um Titulo de Post Atrativo

Em alguns posts aqui no CBBlogers nós falamos sobre a A Importância de Uma Imagem contida dentro do seu post, e também falamos sobre os Cuidados com os erros de Português, que se refere também aos posts de um blog. Então, hoje nós vamos falar sobre o porquê de um título ser uma das partes mais importantes para um blog/post.

Existem 3 categorias primárias de “leitores” para o título de um post:

  • Visitantes de retorno
  • Novos visitantes
  • E visitantes de sites de busca

…e você terá certeza de que o título do seu post vai atrair todas essas categorias de leitores.

O que os meus “leitores” estão à procura? (… diferente dos leitores do site de busca).

Visitantes novos e visitantes de retorno estão normalmente em busca da mesma coisa quando o assunto é sobre título de posts.  Eles estão rapidamente assumindo se existe algum interesse de ler totalmente o conteúdo em particular nesse blog post.

Quando se trata de visitantes de retorno, as expectativas são um pouco mais baixas (mas também é mais fácil agradar), porque esses leitores já tomaram a decisão de retornar ao seu site para ver as novidades. Então, quer dizer que o título só precisa confirmar para eles, os leitores, os seus últimos posts e um assunto que vale a pena ler.

Para novos visitantes é um pouco mais difícil, porque você ainda não criou uma relação blogueiro-leitor, portanto, o título do seu post terá que convencê-los e atrai-los até o seu blog.

Use o “Marketing 101” para gerar títulos de blog posts. Basicamente, essa técnica possui regras gerais que você deve seguir quando for criar o título do seu post.

Algumas dessas técnicas incluem:

  • Insira uma chamada para a ação em suas frases do título, pois isso estimula os leitores a chegarem até você. Por exemplo: aprenda a fazer…, três dicas que podem…  A “chamada para ação” cria certa curiosidade, e certamente atrairá leitores para checarem “o que é”.
  • Chamada de urgência: ninguém quer perder uma oportunidade que está rolando. Por exemplo: “apenas mais dois dias”, ou “última chance de participar”.
  • Faça perguntas: perguntas podem sim captar a atenção dos seus leitores, e é mais provável que eles acabem chegando até o seu blog para “descobrir” a resposta.
  • Use o humor: se os seus leitores gostam de dar boas risadas, você acaba ganhando mais chances dos seus leitores se interessarem pelo post inteiro para ver o que “mais” você está dizendo a eles. Mas cuidado para não usar um título de humor para um post sério.
  • Use palavras chaves: use uma ou duas palavras que possam comunicar primariamente o conteúdo do seu blog/post. E isso também é um dos componentes chave para os leitores de sites de busca.
  • Oferecer sempre o que prometeu: não arrisque perder os seus leitores prometendo alguma coisa através do seu titulo, como “10 dicas de…” quando, na realidade, o post só tem 3 dicas. Você vai acabar frustrando os seus leitores e eles podem até sentir-se enganados com um título de post que está fora de contexto.

O que os leitores de site de busca estão à procura?

Quando o assunto é otimização do seu título de post para sites de busca, você precisa, entre outras coisas, seguir algumas dicas básicas da técnica do SEO, como nós já falamos por aqui antes no post Usando o SEO – Search Engine Optimization. Essas técnicas básicas de palavras específicas opostas às palavras em termos gerais são muito importantes. Caso contrário, você acabará criando um título que irá se perder nos sites de busca, e nunca os leitores chegarão até você.

Outra coisa a se pensar é que, quando você criar um título de post, faça ele pequeno. Os sites de busca somente exibem, ou procuram exibir os primeiros 65 caracteres de um título de post. Se o seu título for maior que 65 caracteres, ele será automaticamente cortado nos sites de busca quando exibido, e isso fará com que menos pessoas tenham o potencial de clicar no seu link e chegar até o seu site.

Títulos curtos, se bem escritos, podem ter o mesmo efeito dos títulos que incluem perguntas. Assim você poderá aguçar a curiosidade e atrair os leitores até o seu blog/post para descobrir o resto da história.

E a última dica,  Não Tenha Pressa!

Como nós discutimos nesse artigo, o título do seu post é muito importante. Portanto, pense direitinho e não tenha pressa, porque as palavras chaves podem atrair os 3 tipos de leitores até você.

Quanto tempo você demora a criar o título do seu post? Os seus títulos de artigos são escritos de maneira que possam capturar a atenção dos leitores? Você já está usando as técnicas do SEO?

CBBlogers

*imagem via Flicker Maria 

Comentários

  1. Foto de perfil de Grazielle

    Adorei a postagem, as vezes tenho dificuldade nisso, principalmente quando o assunto é longo, acaba ficando um título um pouco longo, vou começar a pensar mais… rsrs
    Beijos

    frescurasdemulherzinha.blogspot.com

    Responder
  2. Foto de perfil de Júh Britto

    Muito bacana essa matéria quero por em prática as dicas

    bjos

    http://framboesabrazil.blogspot.com/

    Responder
  3. Foto de perfil de Beleza na Medida

    Adorei, com certeza vou colocar em prática.
    Beijos da Heidi do BelezaNaMedida.com

    Responder
  4. Foto de perfil de Luh Andrade

    Geralmente, quando eu penso no post já penso também no título. Mas já aconteceu de mudá-lo na hora que estou desenvolvendo o post.
    Adorei as dicas!
    Beijão!

    Blog Borboleta GLAM

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


CBB Responde Parte 2 | Como conquistar seus seguidores
  
Pular para a barra de ferramentas