CBBlogers

Dicas Tech

O que é um Sitemaps?

por Michael Jacobs em Dicas Tech, SEO

abril 29, 2013 1

sitemap imagem

O que é um Sitemaps?

Sitemaps é uma maneira de dizer aos sites de pesquisa, assim como o Google e o Bing, sobre as páginas do seu site. Sitemaps são códigos de XML “Extensible Markup Language” , e eles contém uma lista com todas as páginas do seu site.

Mas por que eu devo submeter um Sitemaps para as maiores redes de pesquisa?

Com o Sitemaps fica muito mais fácil dos sites de busca encontrar as informações importantes que estão contidas dentro do seu site, e como nós falamos em alguns posts anteriormente, ações tomadas por nós (como submeter o Sitemaps, registrar para o Google Webmaster e Bing Webmaster) deixará o Google e o Bing saber que, quem controla esse site, é uma pessoa real. Google e Bing gostam de sites “reais, criados por pessoas “reais”, do que sites controlados por mecanismos. Porque em sites reais existem conteúdos reais, entende?!

Ok, então eu tenho que ter um Sitemaps… Mas como eu crio um Sitemaps?

As ações que você precisa para criar e submeter um Sitemaps para a Google e para a Bing dependerão da plataforma que você trabalha.

Se você usa a plataforma do WordPress:

WordPress.com: Notícia boa, se você usa o site do WordPress.com, então o Sitemaps é automaticamente gerado e submetido para todas as grandes empresas de redes de pesquisa. Você não precisa fazer nada.

Para WordPress com o seu próprio hosting: existem vários “plugins” que podem ser instalados para submeter o Sitemaps para as grandes empresas do site de busca. No nosso post sobre Search Engine Optimization (SEO), nós mencionamos sobre o Yoast SEO Plugin. Esse plugin também poderá assistí-lo com todas as necessidades das tarefas do SEO, e também pode automaticamente gerar o seu Sitemaps e submeter para o Google, Bing, Yahoo e Ask.com

Blogger: O Blogger automaticamente vai gerar um Sitemaps para o Google, mas esse automático Sitemaps terá algumas limitações. Em particular, o Sitemaps gerado pelo Blogger somente conterá os seus últimos 26 posts, o que que dizer que os posts mais velhos não serão efetivamente indexados pelo Google. Na página do Google, você pode encontrar várias informações sobre como criar um Sitemaps . Mas uma maneira fácil de resolver esse problema é usar um dos muitos serviços de gerar um Sitemaps, os quais estão disponíveis na internet, como o Digital Inspiration.

Outras plataformas de blog: Se você está usando uma plataforma que não cria automaticamente e submete um Sitemaps para o Google e o Bing, então como na dica que está acima, você terá que usar um dos serviços que estão disponíveis online para gerar o seu Sitemaps, como a empresa Digital Inspiration

Agora que você já criou o seu Sitemaps, como submeter para o Google e o Bing?

Se você está usando uma plataforma que não submete automaticamente o seu Sitemap para o Google e o Bing, então aqui vai as dicas:

Google: Vá para  Google Webmaster Tools. Se você ainda não criou a sua conta, então crie uma. Depois que você entrar na página e fazer o login, encontre a ferramenta de submeter o seu Sitemaps. Em adição, como nós mencionamos aqui antes no post sobre Google Webmaster Tools, existem muitas vantagens em fazer parte da ferramenta do Google Webmaster Tools, o qual você deveria realmente participar.

Bing: Assim como o Google, você vai para o Bing Webmaster Tools. Se você ainda não tem uma conta, então abra a sua conta  e encontre a opção de submeter o seu Sitemaps.

Todas essas ações de submeter o seu Sitemaps, bem como fazer parte do Google Webmaster Tools, fazem com que o seu site seja achado com mais facilidade nas redes de busca e pesquisa. E quanto mais bem indexado o seu blog, mais cliques e visitas você ganhará através dos sites de busca.

E você, já submeteu o seu Sitemaps para o Google e o Bing? Já notou alguma melhora com os números de visitantes pelo sites de busca?

E não se esqueça de ler nosso artigo de Google Analytics Parte 3 – Fontes de Tráfego Visão Geral, que pode te ajudar a entender de onde está vindo o tráfego do seu site.

CBBlogers

Comentários

  1. Foto de perfil de Lívia

    Olá, eu não sei como enviar o arquivo para o meu blog. Teria como me explicar?Obrigada!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


Como transformar o seu blog em uma empresa - CBBlogers
  
Pular para a barra de ferramentas