CBBlogers

Análise

Google Analytics Parte 3 – Fontes de Tráfego Visão Geral

por Michael Jacobs em Análise, Dicas Tech, SEO

março 28, 2013 6

Hoje o tópico é uma continuação sobre Aprendendo a usar o Google Analytics. Nos posts anteriores, nós demos a dica sobre o Google Analytics e também falamos de alguns detalhes sobre Visitantes e Pageviews. No post de hoje nós vamos falar sobre Fontes de Tráfego.

Google Analytics Parte 3: Fontes de Tráfego Visão Geral

A seção Fontes de Tráfego do Google Analytics lhe permite observar de várias maneiras o tráfego que está “vindo” ao seu site. Para ver esse tipo de informação, você vai fazer o seguinte:

  • Entre na sua conta do Google Analytics  e clique no menu Fontes de Tráfego que fica à esquerda da sua página.

Google Analytics fontes de tráfego - menu

  • Logo que você clicar nesse botão, o menu vai se expandir. Então clique no botão Visão Geral

Google Analytics fontes de tráfego - menu expand

  • E  as seguintes informações aparecerão na sua tela

Google Analytics fontes de tráfego visão geral

Na imagem acima, você pode perceber que essa é uma overview da “Visão geral das origens de tráfego” do seu site: Nós numeramos para vocês as informações, para que você possa entender e prestar mais atenção, sempre com a finalidade de improvisar ainda mais o tráfego do seu site:

Número:

1. Número (1): São as datas específicas que você quer que apareça na sua tela. Seriam as datas as quais você gostaria de ver as estatísticas da fonte de tráfego  do seu site.

2. Número (2) : Esse gráfico que está na sua tela seriam as visitas que você recebeu nas datas específicas que você escolheu no número 1. Você pode controlar o seu gráfico por hora, dia, semana e mês.

3. Número (3): Essas informações demonstram a porcentagem das suas fontes de tráfego, que vem com o tráfego de pesquisa, tráfego de referência, tráfego direto e campanhas.

4. Número (4): Essas são as opções que controlam a área 5  que está no display. A visão inicial é para a Palavra-chave que os visitantes usaram para encontrar o seu site, via sites de busca

5. Número (5): E como nós já dissemos, esse é onde todos os detalhes das informações estão sendo demonstrados para esta opção que você selecionou na área 4

Agora, nós vamos falar sobre as opções que estão disponíveis sobre o item de número 4 com mais detalhes. Como nós já dissemos, a área que controla todos os detalhes dessas informações controla os detalhes que estão disponíveis na área 5.

fontes de tráfego opção

Essas são as opções que estão disponíveis no menu do Tráfego de pesquisa:

fontes de tráfego tráfego de pesquisa

Palavra-chave: Essa opção exibe quais os termos e palavras as pessoas estão pesquisando para chegar ao seu site através de sites de busca. Essa informação é chave indicador em como e quão efetivo você está abordando o Search Engine Optimization (SEO). Como já falamos no post sobre SEO, sempre que possível, você deve usar palavras específicas relacionadas a seu post e também o uso das tags para as suas imagens e fotos. Se essas palavras específicas de termo do seu texto estão aparecendo no mais 10 resultados, na sua área numero 5, então isso quer dizer que você implementou efetivamente o SEO no seu site, e se essas palavras não estiverem aparecendo, então quer dizer que você tem que começar a trabalhar em cima do SEO do seu site.

palavra-chave

Com tudo o que está no display na área  número (5), somente os top 10 resultados estarão disponíveis na Visão Geral da sua tela. Para visualizar o restante dos resultados, clique no link Visualizar Relatório Completo no final do resultado da lista.

visualizar relatório completo

Consulta de pesquisa correspondida: Se você está pagando para divulgar o seu blog com o Google Adwords, então você precisa especificar um conjunto de palavras-chaves que faça parte da sua campanha do Google Adwords.  A opção de  Consulta de pesquisa correspondida é que vai disponibilizar quais são essas palavras- chave que foram usadas e resultaram em uma visita para o seu site.

Origem: Essa opção vai disponibilizar quantas dessas visitas que vieram até o seu site, foram originadas pelo resultado de busca, como o do Google, Ask, Yahoo, Bing, etc.

tráfego de pesquisa origem

Existe apenas uma opção disponível para o Tráfego de referência:

fontes de tráfego tráfego de referência

Origem: Essa opção disponibilizará as informações das “outras” visitas feitas ao seu site, que podem vir de alguém clicando de um link que leve até o seu site. Essa é uma importante rede de informações, porque vai te dizer onde você tem links ligado ao seu site no mundo da internet e de quanto em quanto as pessoas clicam nesses links. E não se esqueça: como nós já discutimos por aqui antes sobre o post do Google Page rank, quanto mais links você tiver do seu site, maior será a sua Page Rank.

Nota: “t.co”, que está demonstrado abaixo é o trafego de referência do Twitter.

Google Analytics tráfego de referência origem

Existe uma opção de tráfego disponível sobre o Tráfego direto:

fontes de tráfego tráfego direto

Página de destino: Essa opção disponibilizará onde os seus visitantes entram no seu site. Por exemplo: se você mandou um email com um link para a página “Sobre o Site” e pessoas clicam nesse link para chegar até o seu site, o “Sobre o Site” vai aparecer na  página de destino dos seus visitantes.
E fiquem ligados para mais dicas sobre a série de posts sobre o Google Analytics.

E você, já está usando o Google Analytics? Você já está explorando as Fontes de Tráfego do site e vem aplicando o uso efetivo das técnicas do SEO?

 

CBBlogers

Comentários

  1. Cara, o google analytics foi atualizado e não estou conseguindo encontrar isso em lugar nenhum. Será que com essa nova atualização esse recurso deixou de existir?
    Aguardo resposta…

    Responder
  2. muito obridado pela dika

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


CBB Responde Parte 2 | Como conquistar seus seguidores
  
Pular para a barra de ferramentas