CBBlogers

Dicas Tech

Google Webmaster

por Michael Jacobs em Dicas Tech, SEO

fevereiro 20, 2013 3

Google-Webmaster-Tools1

O que é Google Webmaster tools e por que isso pode ser tão importante para um blog?

O Google tem uma série de ferramentas para o webmaster (donos de blogs assim como nós), que nos “ajudam a improvisar a visibilidade no resultado de busca do Google” e como nós já mencionamos aqui inúmeras vezes, como no post do Search Engine Optimization (SEO), é muito importante que o seu blog apareça em uma posição legal nos resultados de busca do Google Search. E o Google Webmaster pode assistir você em várias coisas, incluindo:

  • Do jeito que o Google olha para o seu site e faz o diagnóstico de problemas
  • Todos os detalhes sobre os links do seu site e também do seu tráfego
  • Divisão de informações sobre o seu site com o Google

Essas ferramentas podem ajudá-lo a ter certeza de que o seu site está recebendo os melhores resultados de busca pelo site de busca do Google, e é com essa ferramenta que o Google sabe que o seu site é verdadeiro, e é gerenciado por uma pessoa (e não por computadores).

Mas onde eu posso encontrar essas ferramentas?

Você pode acessar essa ferramenta no Google Webmaster tools.

E como eu uso, por onde eu começo?

  1. A primeira coisa a se fazer é criar uma conta com o Google. Qualquer pessoa que esteja usando um email do Google ou tem um blog com a plataforma blogger, já possui uma conta com o Google. Se você ainda não está usando nenhum serviço do Google, então você deverá criar uma conta.                     
  2. Em seguida, vá para o Google Webmaster tools e assine o serviço
  3. Adicione o seu site no Google Webmaster service

Quais são os específicos serviços oferecidos pelo Google Webmaster tools?

  • Integridade: As estatísticas da Integridade, incluindo erros de rastreamento, estatísticas de rastreamento, URLs bloqueados, buscar com o Google, status do índice.
  •  Tráfego: As estatísticas de Tráfego, incluindo consultas de pesquisa, links para seu site, e links internos.
  • Otimização: As estatísticas de Otimização incluem mapas do site, removedor de URLs, melhorias de HTML, palavras-chave do conteúdo, dados estruturados, e outros recursos.

São muitas e muitas informações que a ferramenta pode oferecer, mas como eu posso usá-las?

Como qualquer outro serviço do Google, assim como Google Analytics, a ferramenta do Google Webmaster pode providenciar uma grande quantidade de informações que pode chegar a ser quase frustrante. Mas aqui vão algumas dicas de informações super importantes que você pode encontrar com essa ferramenta:

  • Descobrir quantas vezes o seu site apareceu na busca do Google, e também quantas pessoas clicaram nesse link para chegar ao seu site
  • Descobrir quantos erros no código de HTML tem o seu site
  • Descobrir se as páginas do seu site estão dando o upload corretamente
  • Descobrir que palavras as pessoas estão procurando no Google, e qual o seu resultado de links que aparecem nesse resultado
  • Descobrir quantas pessoas têm um link do seu site no site dela
  • Descobrir se existe algum link com códigos malicioso no seu site.

No início, quando você está apenas começando, o tráfego que vêm dos sites de busca são muito baixos, mas com o passar do tempo, e o seu site for ganhando conteúdo e você tiver mais links ligados ao seu site, uma grande porcentagem do seu tráfego virá desses sites de busca com o seu blog, principalmente se você estiver fazendo o uso correto do seu SEO.

Então, mesmo que você já tenha o seu site há algum tempo, ou esteja apenas começando, desfrute de todas essas ferramentas que estão disponíveis (e que são de graça), e com certeza ao longo do tempo poderá te ajudar a chegar ao sucesso.

Você já tem a sua conta com o Google Webmaster? Você já sabe quanto tráfego está vindo pelos sites de busca como o Google e o Bing?

CBBlogers

Comentários

  1. Nem sonhava na existência dessa ferramenta do Google! Adorei as dicas, muito obrigadinha, já ativei minha conta no Webmaster! \o/

    Beijox
    http://thaynacamila.blogspot.com/

    Responder
  2. Foto de perfil de Alexandra

    Boa Noite eu já estou farta de andar no Webmaster mas não percebo nada daquilo, e o google diz que não consegue fazer o rastreamento ao meu blog mas eu não sei arrumar códigos nem percebo nada de HYML,preciso de um consultor que me ajude, eu pago o serviço, eu não tenho tempo para a informática o meu trabalho é criar e quero desenvolver o meu blog profissionalmente eu já tenho o programa do adsend no meu blog agora ando a procura como colocar o dobl click não consigo já pedi a tantas pessoas para me darem consultoria eu pago pelo serviço mas poucos sabem ou querem, eu preciso do tags não consigo criar, o dobl click caixa de E-mails para enviar automaticamente para varias pessoas, aumentar as visitas, e finalmente criar uma loja será que existe algum informático/a que me ajude, por favor
    Atenciosamente
    Alexandra Melo

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


AO VIVO direto da CNB2017
  
Pular para a barra de ferramentas