CBBlogers

Dicas Tech

Usando o SEO – Search Engine Optimization

por Michael Jacobs em Dicas Tech, SEO

janeiro 7, 2013 25

SEO

Alerta: O post é comprido pra caramba… mas vale muito a pena ler!

Você quer que novos leitores achem o seu blog? Um dos meios de fazer isso acontecer é usar efetivamente a técnica do SEO  (search engine optimization).

Mas o que é SEO?

SEO é o metodo que os sites de busca acionam para encontrar os sites ligados às palavras procuradas pelas pessoas. O processo de busca de sites pelo SEO é associada ao conteúdo do site, a códigos de HTML e códigos associados aos dois para incrementar a relevância das palavras específicas e remover barreiras para o index de atividades dos sites de busca.

Tem alguma importância o tipo de plataforma que eu uso?

Sim, tem sim… é verdade que o WordPress tem vários tipos de plugins que te ajudam na implementação do SEO, incluindo o plugin de YOAST SEO, que é um dos plugins do mais usados no WordPress. Infelizmente, a plataforma do Blogger ainda não possui nenhum tipo de plugin para implementar o uso do SEO, mas existem alguns métodos simples que você pode utilizar para o Search Engine te achar nos sites de busca, independente do tipo de plataforma que você usa.

Quais são essas técnicas?

1. Uso de palavras específicas: Por exemplo: se você está escrevendo um post sobre a maquiagem da Urban Decay, paleta de sombra Naked2, quando for possível, aplicar no texto o nome inteiro do produto. É lógico que você tem que fazer o seu texto fluir, e não ficar cortando ele pela metade e a toda hora colocar o nome do produto, pois senão ele não fica atrativo. Pense assim, cada vez que você usar a palavra “sombra”, ao invés de usar uma palavra tão genérica,  você coloca o nome inteiro do produto “Urban Decay paleta de sombras Naked2”, assim fica mais fácil de achar o seu site quando alguém procurar por esse produto específico. Se você colocar apenas “sombra”, milhões de sites aparecerão, e assim fica muito mais difícil de chegar até o seu site.

2. Usar o nome do título nas suas imagens e em todos os seus atributos. Uma imagem contém 3 pedaços de informações as quais são lidas nos sites de busca:

  • O primeiro pedaço é o do nome da imagem no seu arquivo: sempre use descrições específicas de palavras nos arquivos das suas imagens. Em vez de você usar apenas um número, como por exemplo; “A10253.jpg”, você coloca no nome do produto que você está descrevendo, como por exemplo:  “urban-decay-paleta-de-sombras-naked2.jpg”. E quando você fizer o upload da foto no seu post, ela já vai estar com as descrições dos produtos que você esta usando no post. Seja sempre bem específico.
  • Pedaço número dois: o nome do ” Título do Texto”: o título do texto tem a intensão de adicionar informações sobre a sua imagem e é isso que fica disponível quando você passa o cursor do mouse em cima da foto. Seja bem específico, da mesma maneira que você foi para o nome do seu arquivo.
  • Pedaço de informação número três: A atribuição do “alt”  na imagem: a atribuição “alt” nas imagens é entendido  para ser usado como uma versão alternativa da imagem, então essa internet de leitores de monitores, para que pessoas com deficiência visual possa entender o que está na webpage. Mesmo que esse seja a principal e a original proposta do atributo do “alt” , esse atributo é também usado nos maiores sites de busca para achar conteúdo aplicativo que estão nas websites. Essa dica é bem similar à primeira dica acima, sobre o uso específico de palavras no conteúdo do seu post. A atribuição do Alt e o nome da imagem de arquivo, são os pedaços de informações mais importantes para o SEO.
Quando você fizer o upload dessa imagem no seu post pela plataforma do WordPress, ele vai te levar diretamente para a caixa de informação da foto, aonde voce vai colocar o  Título do Texto e o Texto alternativo.

Para a plataforma do Blogger vai aparecer uma barra de informações azul no rodapé da foto, que seria os tamanhos das fotos, direita, esquerda e centralização, adiconar um texto, propriedades e remover. Você terá que que clicar na propriedades e aparecerá uma caixa com duas entradas: O Título do Texto e o Texto alternativo que serão os pedaços dois e três das funçoes dos seus atributos.

3. Sempre que puder use o “título” atributo quando você criar um link no seu post.  Como qualquer imagem, você tem que sempre criar um link para um URL com o seu post, esse link é uma opção no “título” atributo associado à ele. O WordPress te dá um acesso muito fácil à maneira de adicionar o “título” do atributo nos seus links, mas com o Blogger você tem que editar o seu post no código de HTML.

Aqui é como se faz:

  • WordPress: selecionar o texto no seu post, o qual você quer que seja o seu link. Clicar onde está escrito “link” no botão da caixa de ferramenta. Uma caixa de texto vai aparecer com 2 linhas para ser preenchidas 1)URL e o 2) Título. o “título” é onde você coloca a descrição do título sobre o seu link
  •  Blogger: Depois que você criar um link no seu post no “compose view”, você primeiramente salva o seu post, depois você vai clicar para ir para o código de HTML do seu post, onde voce vai localizar o URL que você inseriu no seu post e você vai adicionar o “título” atributo dessa maneira:
<a title=”seu titulo” href=”http://nome da web url/”>texto que esta no seu post</a>

Acredite se quiser, mas essa técnica é super eficiente, e é possível competir com grandes websites e aparecer regularmente nos sites de busca relacionados ao conteúdo do seu site.

[ As técnicas acima são adaptações e estratégias recomendadas por YM Ousley da Signature 9. E para quem não sabe o que é Signature 9, é o site que faz o ranking de todos os blogs do mundo ]

O que você achou da técnica do SEO? Você já está fazendo uso dessa técnica descrita acima? Se está, você ja viu algum resultado positivo?

CBBlogers

Comentários

  1. Foto de perfil de Gabriela Rocha

    Ótima dicas! Realmente fazem muita a diferença ;D
    Vou procurar saber mais sobre YOAST SEO!
    Beijinhos

    Responder
  2. Foto de perfil de Natália Mendes Barboza

    Tem algumas técnicas que eu já usava mas nem sabia que fazia toda a diferença…
    As outras já vou aderir !!
    Beijos

    ascarus.com

    Responder
  3. Foto de perfil de Dariane Vale

    Eu não entendi a técnica do título, pode dar mais uma explicação, por favor? As outras dicas foram ótimas, muito obrigada!!

    http://www.fashionandmanagement.com

    Responder
  4. Foto de perfil de Jei Vommaro

    Ótimas dicas, vou tentar aplicar toooodaaass!!
    Obrigada
    http://www.dicasdestylist.com/

    Responder
  5. Foto de perfil de Jei Vommaro

    Estou com muitas dúvidas em aplicar a última técnica.
    No wordpress em Link não aparece essa opção, somente Add New ou Categories, mas em Ferramentas as opções são Import e Export, onde devo colocar o link do título e a URL??
    http://www.dicasdestylist.com/

    Responder
  6. Foto de perfil de Ana Jacobs

    Oi Jei, no WordPress em link vai aparecer uma caixa, nessa caixa vc entra o título e a URL. Eu coloquei uma imagem pra vc entender melhor.

    Qualquer dúvida, estamos por aqui.

    SEO Link

    Bjs, Ana

    Responder
  7. Foto de perfil de Celina Alves

    Olá querida, eu não entendi como coloca “alt” na imagem e tbm não entendi a ultima dica de “título” atributo, desenha pra mim, please rsrs eu uso o blogger.
    Bjo

    Responder
    • Foto de perfil de Ana Jacobs

      Oi Celina, como tem muita gente com dúvidas, eu vou fazer um post com todos os detalhes para a plataforma do Blogger e outro para a plataforma do WordPress, o post deve estar saindo na semana que vem.

      Bjs, Ana

      Responder
  8. Foto de perfil de Cintillante

    Oi Ana, eu não entendi (no Blogguer) “onde voce vai localizar o URL que você inseriu no seu post e você vai adicionar o “título” atributo dessa maneira:
    texto que esta no seu post
    Que URL DE DESTINO?
    o TÍTULO É O DO POST?
    Desculpa a dúvida, mas é meio complicado.
    Obrigada.

    Responder
    • Foto de perfil de Ana Jacobs

      Oi Cintillante, como tem muita gente com dúvidas, eu vou fazer um post com todos os detalhes para a plataforma do Blogger e outro para a plataforma do WordPress, o post deve estar saindo na semana que vem.

      Bjs, Ana

      Responder
  9. Foto de perfil de Cintillante

    Oi Ana, o que eu não entendi é a parte:
    ◦ Blogger: Depois que você ‘criar um link’ no seu post no “compose view”, você primeiramente salva o seu post, depois você vai clicar para ir para o código de HTML do seu post, onde voce vai localizar o URL que você inseriu no seu post e você vai adicionar o “título” atributo dessa maneira:
    texto que esta no seu post
    Isto ficou meio complicado, esse link no post, como?
    Obrigada.

    Responder
  10. Foto de perfil de Helena Pereira

    Olá Ana.
    Muito boa dica. Vou aplicar no blog nos proximos posts.
    beijinhos grandes

    Responder
  11. Foto de perfil de marleneviana

    Estou estudando muito! Adorei mas um incentivo
    do Cbblogers. Com certeza irei aplicar no meu blog.
    Obrigada pessoal! Estão de parabéns.
    Estou aprendendo bastante com vocês!
    marlenegomesviana

    Responder
  12. Oi Existe uma maneira de transferir o blog de uma plataforma para outra sem perder tudo aquilo que ja foi feito?

    Responder
  13. Foto de perfil de joilson

    Uma ligação que faz toda diferença também ( coloque sempre o titulo com as palavra chave do seu domínio).Eu venho fazendo isso e esta da certo na otimização do meu blog(http://www.fazerdinheironanet.com/)

    Responder
  14. Foto de perfil de hellen souza

    ESSAS DI?CAS SALVAM!!! ÓTIMA DICA, SIMPLESMENTE FANTÁSTICO! CBB COMO SEMPRE DE PARABÉNS COM UM CONTEÚDO ÓTIMO

    Responder
  15. Foto de perfil de Jei Vommaro

    Olá, você já fez o post explicativo para a 3ª etapa para o Blogger, não consegui achar, poderia me enviar o link por favor.
    Desde já agradeço,
    Jei Vommaro
    http://www.dicasdestylist.com

    Responder
  16. E não é atoa que mesmo depois de 03 anos utilizando-se de uma palavra-chave simples ” usando o SEO” ainda está no topo das buscas. Parabéns, Se ainda sim quiser dar algumas dicas visite: http://afililiadosbr.com

    Responder
  17. Foto de perfil de Manuela Peixinho

    O SEO é muito importante pata que nós sejamos vistos. Uma outra dica bacana de SEO é fazer uma ligação entre o nome da imagem, título, palavras-chaves do post e as tags. Não adianta cada um ter um nome diferente, pois o google vai procurar uma ligação entre eles. Se não encontrar, não irá indicar nosso post.
    Bom texto!
    http://manuelapeixinho.com/

    Responder
  18. Foto de perfil de Manuela Peixinho

    O SEO é muito importante pata que nós sejamos vistos. Uma outra dica bacana de SEO é fazer uma ligação entre o nome da imagem, título, palavras-chaves do post e as tags. Não adianta cada um ter um nome diferente, pois o google vai procurar uma ligação entre eles. Se não encontrar, não irá indicar nosso post.
    Bom texto!Adorei
    http://manuelapeixinho.com/

    Responder

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. Como Ganhar Dinheiro Parte IV: Parcerias | CBBlogersCBBlogers

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


CBB Responde Parte 2 | Como conquistar seus seguidores
  
Pular para a barra de ferramentas